terça-feira, 18 de outubro de 2022

POPULAÇÃO DE ITABIRITO SE MANIFESTA CONTRA FECHAMENTO DE BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL

 http://www.jornaloliberal.net 

 Itabirito

17 de outubro de 2022

Por Karina Peres

Neste domingo (16), a Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo, divulgou uma nota informando que a Biblioteca Pública Municipal Prof. Diáulas de Azevedo, a partir desta segunda-feira (17), estará fechada para atendimento externo em virtude do início das obras de revitalização do Complexo Turístico da Estação.

A Prefeitura também informou que a Biblioteca somente receberá na atual sede a devolução dos livros que estão emprestados aos usuários, mas que, em breve, o novo local de funcionamento da Biblioteca será informado. Entretanto, a decisão não agradou a população de Itabirito, que lamentou o fechamento temporário do equipamento público.

Na publicação feita pela prefeitura nas redes sociais, os moradores destacaram o grande número de bibliotecas públicas que estão sendo fechadas no Brasil.  “Lamentável e triste. No Brasil, nos últimos três anos, fecharam quase 800 bibliotecas públicas. Tenho medo dessa ser mais uma na estatística”, declarou Marli Marinho. Outro morador questionou a falta de maiores informações sobre o fechamento temporário. “Alguém sabe o que será feito no local?? Houve uma consulta pública para essa decisão?? Espero que o fim do grande acervo da biblioteca não seja algum galpão da prefeitura. É lamentável”, disse Wagner Timóteo. 

A Biblioteca

A Biblioteca Pública Municipal Prof. Diáulas de Azevedo, foi fundada em 26 de novembro de 1946.  O espaço ocupa uma construção do séc. XIX, pertencente ao complexo da Estação Ferroviária. Conhecido como “prédio de tijolinho”, a área é de aproximadamente 200m², localizada na região central da cidade. O seu acervo conta com cerca de 20.000 mil livros. A Biblioteca abrigava espaço destinado ao público infantil; hall de recepção; área para exposições e funcionamento dos serviços de empréstimo domiciliar; sala de referência e estudo em grupo; setor de periódicos; sala de leitura e cabines de estudo individual; setores com coleções várias sobre literatura, artes, ciências humanas e sociais. Havia, também, o Centro de Memória de Itabirito e o setor de processamento técnico.

Sintoma nacional

Uma pesquisa realizada pelo Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), revelou que entre 2015 e 2020, o Brasil perdeu ao menos 764 bibliotecas públicas. Os números podem revelar um descaso do governo, pois, bibliotecas públicas são consideradas equipamentos culturais e, portanto, estão no âmbito das políticas públicas do governo federal. Porém, com a extinção do Ministério da Cultura, ações desse âmbito ficaram fragilizadas.

A equipe do O Liberal entrou em contato com a Prefeitura de Itabirito solicitando maiores informações sobre o fechamento temporário da Biblioteca Pública, entretanto, até o fechamento desta matéria, não tivemos retorno. 

Jornal O Liberal

Região dos Inconfidentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário