sexta-feira, 29 de outubro de 2021

 


Congresso recebe luz vermelha no fim

de semana em campanha sobre a dislexia

Na Câmara dos Deputados, há 19 propostas em tramitação que têm como objetivo estimular a aprendizagem das pessoas que têm o transtorno.

O Palácio do Congresso Nacional ficará iluminado de vermelho neste fim de semana (30 e 31/10) em apoio à campanha de conscientização sobre a dislexia. O transtorno se caracteriza pela dificuldade no reconhecimento preciso ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração.


De origem neurobiológica, a dislexia do desenvolvimento é um dos transtornos de aprendizagem mais estudados no mundo, já que a falta do diagnóstico correto pode dificultar o desenvolvimento escolar do disléxico. 


A pessoa disléxica tem dificuldade para associar o símbolo gráfico, as letras, com o som que elas representam, e organizá-los, mentalmente, numa sequência temporal. Por isso, os sintomas tornam-se mais evidentes durante a fase da alfabetização. Quanto antes o transtorno for diagnosticado, menor será a defasagem escolar e os impactos emocionais da criança com dislexia.


De acordo com a Associação Brasileira de Dislexia, o transtorno acomete de 0,5% a 17% da população mundial. O diagnóstico deve ser feito por uma equipe multidisciplinar, formada por psicólogo, fonoaudiólogo e psicopedagogo clínico. Mas pode se estender a outros profissionais, como neurologista e oftalmologista, conforme o caso. 


O mês de outubro é o mês internacional de conscientização da dislexia, quando diversas organizações ao redor do mundo se esforçam para informar e sensibilizar as pessoas sobre o problema. Na Câmara dos Deputados, há 19 propostas em tramitação que buscam estimular a aprendizagem das pessoas que têm o transtorno.

Assessoria de Imprensa - Câmara dos Deputados

Diretoria-Executiva de Comunicação e Mídias Digitais (Direx)

E-mail - imprensa@camara.leg.br

Telefones: (61) 3216-1507 / 1807 / 1506

Nenhum comentário:

Postar um comentário