quinta-feira, 28 de outubro de 2021

GALERIA DE ARTE NELLO NUNO RECEBE EXPOSIÇÃO “MEMORIAL SANGUE DE NOSSA TERRA”

http://www.jornaloliberal.net

Ouro Preto
25 de outubro de 2021



Por Lucas Porfírio

Na última sexta-feira (22), a Galeria de Arte Nello Nuno, da Fundação de Artes de Ouro Preto (FAOP), passou a receber a exposição “Memorial Sangue de Nossa Terra”, do multiartista itabirense Estherfyson Dias. A exposição tem curadoria de Ana Célia Teixeira e apresenta ao público obras que retratam elementos simbólicos das tragédias ambientais das cidades mineiras de Mariana e Brumadinho.

Estherfyson atua por meio de diversas linguagens, que vão desde desenhos e gravuras, até o campo da poesia e do design. Formado em Artes Visuais pela UFMG em 2019, é a primeira vez que o multiartista expõe sozinho. De acordo com ele, o trabalho “foi muito bem recebido pelo público, dos quais ficaram espantados com o tamanho do painel e também pelo seu conteúdo. De modo geral, fiquei bem feliz pelo resultado [...]. Agradeço imensamente a toda equipe da FAOP pela oportunidade”.

A obra tem referências como Frans Krajcberg, Portinari e Pablo Picasso, sendo estes dois últimos no que se refere à composição.  O painel de 7 X 2.60 metros levou aproximadamente 5 meses, desde o esboço, para ser concluído. “Foi um trabalho difícil pois é uma obra que mexeu muito com minhas emoções, pois além de ser uma obra que fala sobre o rompimento das barragens, é também um grito pela preservação da natureza [...].  Foi utilizado no painel o uso de pigmentos minerais retirados na cidade de Mariana e acrílica para fazer a pintura”, conta Estherfyson.



O multiartista explica que o foco principal da exposição é alertar sobre quais marcas estamos deixando cravadas no planeta e em nossa história. “Este painel retrata algumas das consequências dadas por estes eventos, que por ora, ainda estão ocorrendo, seja na população atingida, seja no meio ambiente. A região dos Inconfidentes já é explorada há mais de três séculos com o processo da mineração, vivemos um momento em que temos que investir mais em preservação ambiental e na cultura local, que é tão rica e diversificada. Será que o minério que sai daqui vale mais que a água, o solo, as florestas e o ar que foi e é contaminado com estes empreendimentos? Pensar nisso antes de abrir as portas para estes tipos de investimentos pode evitar coisas como estas que vivenciamos”, completou Estherfyson.

“Memorial Sangue de Nossa Terra” fica em exposição até o dia 21 de novembro e a entrada é gratuita. A Galeria pode ser visitada de terça a sexta-feira, de 09h às 12 e de 13h às 17h; e aos sábados e domingos, das 13h às 17h. “Deixo o convite para que todos possam prestigiar esta exposição que foi feita com muito cuidado e afeto por mim e pela equipe da FAOP, um pouco de história e arte aguardam você na Galeria de Arte Nello Nuno em Ouro Preto/MG”, finaliza o artista. A Galeria fica na Rua Getúlio Vargas, 185, Bairro Rosário. 

   



Jornal O Liberal 
Região dos inconfidentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário