domingo, 31 de outubro de 2021

VAQUINHA ONLINE DÁ CERTO E ARTISTA MARIANENSE CONCRETIZA PARTICIPAÇÃO EM BIENAL NA ITÁLIA

http://www.jornaloliberal.net


Mariana
22 de outubro de 2021


Por Karina Peres 

Após receber a notícia que tinha sido selecionado para participar da XII Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Florença, na Itália, Deivison Silvestre, artista visual de Mariana, começou uma corrida contra o tempo para conseguir o valor necessário para arcar com os custos da viagem. Agora, graças ao apoio de diversas pessoas por meio de um financiamento coletivo, empresários da região e da Prefeitura de Mariana, Deivison conseguiu concretizar sua ida à Bienal e já está na Itália, se preparando para o evento que acontece do dia 23 ao dia 27 de outubro.

Paula Árvores, produtora do artista, explicou que chegou a acreditar que não seria possível atingir o valor necessário para a viagem. “Foram muitos desafios, como o contexto da pandemia, em que os custos ficaram mais altos e o euro aumentou. Tivemos que pagar taxas de participação, documentação e a logística da ida dele também foi difícil. A Itália não está aceitando a entrada de brasileiros, foi necessário realizar a quarentena em outro país, mas com parcerias conseguimos viabilizar essa acomodação. Além disso, dos gastos com exames de covid, documentação e uma grande burocracia que acabou encarecendo todo o processo, devido ao contexto político que vivemos. Porém, as parcerias com a Prefeitura de Mariana, Vay e Valenet, além da própria vaquinha online, fizeram com que pudéssemos continuar sonhando com o projeto”, informou a produtora.

Apoiadores

Cada apoiador teve um papel imprescindível na ida de Deivison para a Itália. O financiamento coletivo, por exemplo, arrecadou R$ 14.618,00, que custeou o envio das obras para a Itália, pagamento de documentos e taxas. A agência de viagens Vay de Belo Horizonte, facilitou a forma de pagamento da passagem aérea e a empresa Data Hash contribuiu com parte da taxa de inscrição da Bienal. O artista também contou com o apoio da Valenet, empresa de telecomunicações da região, que contribuiu financeiramente, completando o valor necessário para a viagem. Além disso, a Prefeitura de Mariana, cidade natal do artista, também contribuiu viabilizando a estadia de Deivison e da sua intérprete na Itália durante o período do evento.

A Valenet informou que decidiu apoiar o artista devido a importância do seu trabalho. “Em contato com a produtora Asante, tivemos conhecimento da importância das obras e da representatividade de Deivison, tanto na região quanto no estado, visto que era algo cultural e internacional. A empresa visa primeiro as pessoas antes dos processos, e o papel social segue sempre como prioridade. A ação com o Deivison é só uma dentre várias que apoiamos, sabendo da importância sociocultural para todos nós e o tanto que podemos ajudar, com um simples recurso, a carreira de alguém”, declarou a Valenet. 

Sonho concretizado

A participação do artista na Bienal está concretizada e será através da exibição de três obras que foram criadas para o evento em um espaço exclusivo para o artista. O evento é de importância internacional e terá uma exposição de mais de 450 artistas de mais de 70 países. Da Itália, Deivison se diz feliz em poder contribuir com o movimento histórico-cultural de Mariana, do seu estado e país. Ele também agradeceu a todos que apoiaram e tornaram real a participação do artista na Bienal. “É impossível não destacar a importância de tantas pessoas que tornaram possível a realização desse sonho. Deixo um abraço cordial a todos os amigos, apoiadores, colaboradores e patrocinadores - a cultura é o motor das relações sociais que cristaliza a identidade de um povo num recorte temporal e hoje, fizemos história. Agradeço também a Asante Produtora Cultural, pelo trabalho incansável e competente em gerenciar minha carreira e a Paula, a quem não tenho palavras para expressar minha admiração. Agradeço, a produtora Laryssa, por se empenhar e sempre de forma respeitosa à minha carreira, me permitir exercer minha autonomia enquanto artista” concluiu o artista.

Paula complementa afirmando o quão gratificante é fazer parte dessa história. “Após muito trabalho e muitas dificuldades, é um sentimento de dever cumprido. Atuar como produtora cultural no nosso país requer muita resiliência e acreditar muito na arte como essa potência de transformação e construção de novas realidades. O Deivison ser o único artista negro brasileiro e o único mineiro aprovado e conseguir estar no evento faz parte dessa construção de uma nova realidade e saber que a Asante faz parte disso é muito gratificante”, concluiu a produtora.  

Jornal O Liberal

Região dos Inconfidentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário