quinta-feira, 9 de junho de 2022

Emerson Royal: acontecimentos negativos podem gerar resultados satisfatórios em um cérebro bem preparado

Ganhou repercussão nacional e internacional a tentativa de assalto contra o jogador brasileiro Emerson Royal, do Tottenham, na última sexta-feira, em Americana, São Paulo.


Mas a mídia não focou apenas no caso em si. Outro destaque foi o staff do jogador, que atualmente conta com nutrólogo, especialista em performance esportiva e até um PhD neurocientista.

O empresário do atleta, Emerson Zulu, revelou que na Europa outros jogadores contam com equipes semelhantes, mas que Royal é um dos poucos brasileiros com esse hábito.

O staff do lateral é composto pelo empresário, o nutrólogo Dr.Rafael Fonseca, os preparadores físicos Lucas Leiva e Jefferson Casiano, o especialista em performance Lincoln Nunes e o neurocientista luso brasileiro Fabiano de Abreu Agrela. Além desses, o jogador conta com cozinheira própria, que ele carinhosamente chama de ‘Dona Eliane’.

Nesta semana, o brasileiro falou em várias entrevistas como tudo aconteceu e o quão perto da morte ele se sentiu. No entanto, o jogador não está sozinho para lidar com esta situação.

Emerson Royal tem uma equipe de treinadores mentais que o orientam e procuram soluções para que o impacto de casos como esse seja o menor possível.

Como parte dessa equipe podemos destacar o neurocientista e Phd Fabiano de Abreu Agrela e o preparador de alta performance Lincoln Nunes.

Como descrito pelo neurocientista, "Um acontecimento de alto impacto, que nos coloca em risco real de morte, molda o cérebro de maneira determinante para se buscar mais conquistas. A busca da conquista se dá desde a expectativa. Os treinos são as expectativas e quando em campo se concretizam, o cérebro entende toda essa satisfação para que possa buscar mais conquistas.".

Abreu acrescentou que já tinha recomendado o retorno imediato, mas que compreendeu prontamente que o jogador estava a lidar corretamente com a situação.

"Recomendei que antecipasse a sua volta à Inglaterra para antecipar a concentração. Mas também avaliei que ele está super bem mentalmente e que o ocorrido pode ser bom para ele. Quando beiramos à morte, valorizamos a vida e podemos dar mais ainda de nós mesmos. Nosso organismo, de forma semântica, trabalha a satisfação para que possamos através da conquista, ter mais e mais satisfações", afirmou Abreu.

Em situações como esta, segundo o PhD, a avaliação mental é fundamental, bem como os conselhos de profissionais que compreendem o que estão a fazer.

“A preparação mental e psicológica dos atletas vem progressivamente ganhando destaque e importância tanto no processo de treino como no exterior. Estas preparações são devidamente estruturadas em função das capacidades psicológicas do atleta, porque não devemos esquecer de que uma carreira sólida, com resultados e sucesso exige bem mais do que talento e preparo físico”, finalizou.

Sobre o Dr. Fabiano de Abreu Agrela

Ele é PhD, neurocientista, mestre em psicanálise, biólogo, historiador e antropólogo, além de possuir outras formações. Além disso, é membro da Society for Neuroscience nos EUA e da Redilat, rede de cientistas latino-americanos, também é professor e cientista na Universidad Santander e Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International.


CEO Fabiano de Abreu 
OBS.: Este email é acessados por outros membros da empresa

Gestão geral grupo MF Press Global 


Nenhum comentário:

Postar um comentário