segunda-feira, 13 de junho de 2022

Fístula pode causar problemas à saúde? Médico tira dúvidas sobre caso do ator Marcos Oliveira

A Fístula é uma conexão anormal entre órgãos ou entre um vaso sanguíneo que se liga a uma artéria. De acordo com o médico Tasso de Carvalho, ela pode ser definida como “um canal, previamente inexistente, entre duas estruturas não normalmente conectadas, como um órgão que se liga a outro órgão; portanto uma comunicação anômala entre 2 órgãos”.


As fístulas podem surgir em várias regiões do corpo humano, ganhando nomes diversos, e aparecem como consequência de uma lesão, como por exemplo, um abscesso, ou outra doença.

O médico explicou que as fístulas são detectadas, geralmente, por meio de exames de imagem como a sigmoidoscopia e a colonoscopia.

De acordo com o profissional de saúde, o paciente pode ter problemas em decorrência dessa condição, assim como o caso da fístula do ator Marcos Oliveira, que comunica a próstata à bexiga. “Se não tratada, ela pode causar infecções recorrentes, já que permite a chegada de urina à próstata”, disse.

O ator e comediante Marcos Oliveira, o intérprete do Beiçola, surpreendeu os fãs e seguidores ao postar em sua conta no Instagram um vídeo pedindo dinheiro para suas contas do dia a dia e juntar dinheiro para fazer uma cirurgia de fístula na uretra. Em dezembro de 2021, ele chegou a ser internado no setor de urologia do Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro do Rio, com uma infecção urinária devido a uma fístula entre a próstata e a bexiga.  

O mestre em Ciências da Saúde, Dr. Tasso, pontuou que essa é uma condição grave, principalmente, em casos como o do ator, que também possui o diagnóstico de diabetes melitus. “A diabetes, por sua vez, aumenta o risco de infecções e prejudica o processo de cicatrização.”

Conforme o médico, nem todos os casos de fístula necessitam de intervenção cirúrgica. “Pequenas fístulas podem cicatrizar espontaneamente, no entanto, fístulas maiores e aquelas que comunicam órgãos que podem ser infectados, a cirurgia é a melhor escolha”, finalizou.

Sobre Dr. Tasso Carvalho

Tasso Carvalho é Mestre em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-graduação Strictus Sensus da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e é médico pela pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP). Tasso também é nutrólogo pela Associação Brasileira de Nutrologia (Abran e AMB). Foi Coordenador do Curso de Medicina na Universidade Estadual Sudoeste da Bahia (UESB) durante dois anos. O médico criou a Integrative Academy, uma plataforma onde já ministrou 13 cursos que abordam o reequilíbrio fisiológico através das terapias de homeostase hormonal, da base da fisiologia à terapêutica.
Registros: CRM 18983 e RQE 12749



CEO Fabiano de Abreu 
OBS.: Este email é acessados por outros membros da empresa
Gestão geral grupo MF Press Global 


Nenhum comentário:

Postar um comentário