quinta-feira, 9 de junho de 2022

Lateral do Tottenham: ‘preparação mental faz toda diferença na carreira do atleta’

Emerson Royal deu entrevista ao “PodPah” e ao “Bem amigos” da Sportv, e falou sobre como a preparação mental ajudou a alavancar sua carreira.

 
“A preparação mental me fez enxergar caminhos dentro e fora do campo que antes eu não conseguia. Ter acompanhamento de um preparador mental faz toda total diferença” é o que afirmou o lateral do Tottenham e da Seleção Brasileira, Emerson Royal, em suas recentes entrevistas ao podcast “PodPah” e ao programa “Bem amigos” da Sportv. 

“Por que eu não encontrei esse cara antes?” O “cara” a quem Royal se refere é o preparador mental e comportamental esportivo, Lincoln Nunes, que também é psicanalista.

“Ele me ajudou muito dentro e fora de campo. Às vezes, sabemos que precisamos tomar decisões, mas não sabemos como fazer. Acredito que o Lincoln, que para mim é um dos melhores, foi uma das peças chaves para que eu encerrasse a temporada tão bem”, declarou o jogador. 

Na última semana, o lateral da Seleção Brasileira foi assaltado enquanto passa as suas férias no país, em São Paulo. Apesar da intensa troca de tiros, Royal saiu ileso da tentativa de assalto. 

No entanto, a tranquilidade do atleta após o acontecido chamou a atenção nas suas redes sociais, mesmo num momento de picos emocionais, Emerson se manteve calmo.
 
Isso também se deve ao conhecido perfil de tranquilidade do craque associado ao início do trabalho mental e comportamental que o defensor realiza há alguns meses junto ao preparador mental e comportamental esportivo, Lincoln Nunes, a quem se referiu nas últimas entrevistas. 
 
“É importante esclarecer que cada pessoa reage de forma diferente a uma situação de gangorra emocional. Por atender o Royal há tempo, sei que ele é uma pessoa mentalmente forte. Porém, isso não significa muita coisa numa situação de risco. O importante é entender quais são os sinais que a pessoa dará após o pico de estresse. Além disso, qualquer pessoa pública deve saber que é chamariz para casos como esse. Portanto, os exercícios relacionados à luta ou fuga que trabalham justamente esse fragmento de reação nos momentos de pressão. A teoria de  Bradford Cannon define se você sucumbe ao estresse ou lida bem com ele e toma a melhor decisão”, disse Lincoln. 
 
O preparador também disse que “agregado a isso, podemos trazer as pesquisas de Blackburn, a Nobel de biologia caracteriza a reação dos traumas ao encurtamento dos telômeros - fileiras de proteína do DNA associadas ao envelhecimento. Ou seja, quem lida com trauma como uma forma de aprendizado ao invés de ficar revivendo o momento negativamente convive melhor, até mesmo, a níveis biológicos”.
 
Agora, com o jogador de férias no Brasil, o atendimento será inicialmente focado em entender qual é a reação após o acontecido. Depois, o treinador mental vai acompanhar o atleta na pré-temporada na Liga Inglesa. Além de Lincoln Nunes, Royal tem o suporte do conhecido Neurocientista, Fabiano de Abreu. Enfim, após entenderem como o jogador está mentalmente, o staff cognitivo retorna à rotina normal de preparação mental direcionada à performance no futebol.

   
Sobre Lincoln Nunes

Criador do Método Atleta de Elite, filósofo, psicanalista e especialista em performance esportiva. Com inúmeros cases de sucesso, Lincoln Nunes já atendeu medalhistas olímpicos, estrelas do futebol europeu e nacional como Philippe Coutinho, Emerson Royal, Artur Victor, e Pedro Rocha, dentre outros atleta da seleção brasileira de futebol.


CEO Fabiano de Abreu 
OBS.: Este email é acessados por outros membros da empresa
Gestão geral grupo MF Press Global 


Nenhum comentário:

Postar um comentário