sexta-feira, 1 de agosto de 2025

Festa do Padroeiro : Minha querida São Domingos do Prata..."Cidade fácil de ser amada"...Mesmo morando longe da minha cidade, eu guardo as mais lindas recordações...Parabéns, por mais um aniversário..."É ai que está a resposta para todas as minhas perguntas"...Agradeço a Deus todos os dias, por ter me proporcionado uma infância e adolescência maravilhosa aí...Foi aí que me ensinaram a perceber e respeitar o outro...Gratidão eterna... Festa do Padroeiro da Cidade "São Domingos de Gusmão"...Festa de aniversário da cidade dia 04/07/25...135 anos...

 




Igreja Matriz São Domingos de Gusmão em São Domingos do Prata.
Uma verdadeira obra de arte, muito bonita.
Muito frequentada pelos turistas

Documentário Santana do Alfié - Belezas entre Montanhas




São Domingos do Prata antigamente











Fotos : Robson Machado



"Bloco da Velha Guarda"
Eu redigi a História do Bloco do Sujo.
Na sua Fundação, em 1970, fui apenas um participante.
No ano seguinte, ninguém mais tinha disposição para bater lata na rua! 
Fiz várias tentativas de mobilizar meus colegas e amigos para organizar o bloco: Vamos comprar instrumentos! ( Com que dinheiro? ) Vamos pedir ao povo! ( Para quem tocar ) Eu vou ensinar!
Eu havia aprendido rítimos de carnaval, com colegas do internato, lá em Itabirito, no GGG!
Entrei em desespero e nunca havia tomado tanta cachaça assim.
Foi tanta a insistência que o Prefeito Dr Antônio foi lá em casa oferecer ajuda: E foi o primeiro a assinar a lista:
Um cheque pessoal de R$300,00 e um de R$100,00 da Prefeitura.
Daí em diante foi jogo fácil, o povo compretou as quatro folhas.
Compramos 23 instrumentos de escola de samba.
E fui eu toda noite ensinar.
Em 1970 mais de mil cidades celebraram abertura do bloco do Sujo! Uma raridade, nosso Bloco do Sujo completou 55 anos.
Por ser um símbolo  cultural de grande relevância:
Eu redigi a história de nosso Bloco, mandei imprimir em tamanho Poster de 40 por 29, com moldura e convidei familiares dos três fundadores e fiz o registro com entrega na Casa da Cultura!

Carnavalesco Carlos Torres









Celso Adolfo - Sto. Antônio na Querença





Celso Adolfo - Calango dela


 









Turismo Literário: agência brasileira promove roteiro em comemoração aos 250 anos de Jane Austen

A autora famosa autora é responsável por dar vida ao clássico “Orgulho e Preconceito”, além de outras obras que fizeram muito sucesso em todo o mundo


CURITIBA, 01/08/2025 – Em 2025, fãs de Jane Austen e amantes da literatura terão um motivo especial para visitar a Inglaterra: a comemoração dos 250 anos de nascimento da icônica escritora britânica. Autora de clássicos como “Orgulho e Preconceito”, “Mansfield Park”, “Emma” e “Persuasão”, Jane Austen retratou com maestria a vida da burguesia rural e urbana do final do século XVIII e início do XIX, com foco nas experiências e desafios enfrentados por personagens femininas marcantes.

A casa de Jane Austen, localizada em Chawton, Hampshire — onde a autora viveu e escreveu grande parte de suas obras — será o centro das comemorações, com uma programação especial ao longo de todo o ano. Entre os destaques, está a exibição do filme “Austenmania”, que homenageia o impacto duradouro da autora no cinema e na cultura pop. Outras cidades relacionadas à vida de Austen também terão atividades comemorativas, como Southampton, que prepara uma exposição especial no SeaCity Museum.

O mercado literário e de viagens está em plena efervescência com a data, e a agência brasileira NomadRoots, especializada em turismo de experiência, especificação um roteiro exclusivo para os admiradores da escritora. A viagem, em pequeno grupo e com saída de qualquer ligação do Brasil, acontece de 4 a 9 de outubro, com duração de seis dias e cinco noites. "Será uma celebração de sentimentos, paisagens e histórias eternas. É um roteiro para corações apaixonados, no qual percorremos vilarejos, jardins e cidades que revelam a alma de obras como “Orgulho e Preconceito” e “Persuasão", afirma Adriana Lacerda, consultora da NomadRoots e curada da viagem.

Além do grupo ser acompanhado por guias especialistas locais e ter como anfitriã Paola Gulin, sócia da NomadRoots, ele também conta com a presença de Maria Claudia Cassou, que, com formação de coordenadora em Laboratório de Leitura, é mediadora de três turmas do ClubeNomad, o Clube de Leitura promovido pela agência há 10 anos.

O roteiro, com uma curadoria minuciosa, inclui experiências exclusivas e cheias de conteúdo como uma visita à casa onde Austen viveu, uma passagem por Chatsworth House — inspiração para a célebre Pemberley de Mr. Darcy —, um tradicional chá da tarde no The Pump Room, emblemático ponto de encontro da sociedade georgiana, e uma parada no histórico pub The Wykeham Arms, em Winchester, cenário de encontros literários inesquecíveis.

Para mais informações e reservas, acesse: nomadroots.com.br/produto/inglaterra .