| (Imagem: Shoshana Gordon) |
|
Muito debate, poucos resultados. Mais uma vez, o Brasil está longe de alcançar as metas colocadas para a situação da educação no país. |
O desafio continua sendo a aprendizagem, já que os alunos estão aprendendo menos do que deveriam — principalmente em Matemática e Português. |
Os resultados: As notas melhoraram de um ano para o outro, mas os nossos estudantes estão longe da performance de antes da pandemia.
|
Alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio ficaram abaixo das metas do país, já os estudantes do 1º ao 5º ano atingiram a expectativa. |
|
|
Mesmo tendo desempenho melhor, as escolas particulares também não conseguiram alcançar as metas de aprendizado. Esses são outros pontos de atenção: |
Em 1 a cada 5 cidades os alunos do 5º ano não sabem somar moedas de R$ 0,25 ou de R$ 0,50;
Cerca de 20% desses estudantes têm dificuldade em converter horas em minutos e ver relógios de ponteiro;
No 9º ano, o desafio está em entender as unidades de medida e fazer somas com quantias de dinheiro;
A maior parte dos alunos do ensino médio não entende o sentido de uma notícia e não reconhece humor ou ironia em crônicas.
|
Nós e o mundo: Entre 81 países, o Brasil está na 60ª posição do Pisa, perto de Jamaica, Montenegro. Pelo menos desde 2009, não temos uma melhora considerável nos índices. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário