Congresso Brasileiro de Agroecologia chega à sua 13ª edição em Juazeiro (BA)
|
O maior encontro latinoamericano de agroecologia chega à sua 13ª edição em Juazeiro, na Bahia; na foto, a conferência “Garantir a Justiça Climática”, realizada na edição anterior, no Rio de Janeiro (RJ), em novembro de 2023. Foto: Juliana Chalita/Greenpeace Brasil/CBA |
Juazeiro (BA) – A cidade de Juazeiro na Bahia há meses se prepara para receber o maior encontro de agroecologia da América Latina: o 13º Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA). Entre os dias 15 e 18 de outubro de 2025, o campus Juazeiro da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e seus arredores serão movimentados pelas diversas trocas de saberes que a agroecologia proporciona.
Com o lema “Agroecologia, Convivência com os Territórios Brasileiros e Justiça Climática”, o evento vai debater, principalmente, os aprendizados em torno das contribuições da agroecologia para as adaptações, o enfrentamento às mudanças climáticas e a promoção da justiça climática no Brasil.
Para José Nunes, presidente da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia), “realizar o Congresso no coração do Seminário brasileiro é uma oportunidade de evidenciar as práticas de resistência e promoção da agroecologia vinculadas à convivência com territórios, ao combate à fome e a redução das injustiças sociais em um país tão desigual como o Brasil. É preciso que a agroecologia brasileira conheça a realidade de quem produz comida de verdade e tece diversos arranjos sociais solidários em meio à Caatinga”.
A expectativa é receber cerca de 3 mil congressistas que participarão das dezenas de atividades que compõem a programação e apresentarão suas pesquisas e relatos nos Tapiris de Saberes. Dentro da programação do CBA, esses são espaços em que pessoas, comunidades, organizações e coletivos apresentam e debatem suas experiências populares e técnico-científicas, bem como pesquisas que se pautam em torno de 19 temas relacionados à agroecologia.
Para avaliar todo esse volume de trabalhos científicos e populares, foi formada a Comissão Saberes e Conhecimentos Técnico-Científicos, que hoje compreende 635 integrantes, sendo a maioria mestras e mestres da agroecologia provenientes de diferentes áreas acadêmicas e instituições de ensino, pesquisa e extensão.
|
Ciência, comida e arte – Além das apresentações de trabalhos, o 13º CBA também terá uma diversidade de espaços que vão transbordar agroecologia e movimentar a economia local:
O evento também sediará dois festivais de arte e cultura: o 3º Festival Internacional de Cinema Agroecológico (FicaEco) e o 2º Festival de Arte e Cultura da Agroecologia (FACA), abrangendo seis linguagens artísticas diferentes: cinema, música, exposições, dança, literatura e teatro.
|
Contatos de imprensa: Ludmilla Balduino (comunicacao@aba-agrecologia. Elka Macêdo (elkaandrade@car.ba.gov.br) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário