sábado, 31 de agosto de 2024
MPox: Sintomas, prevenção, tratamento e tudo que você deve saber sobre nova emergência global
A mpox, ou varíola dos macacos, é uma infecção viral que atinge tanto animais quanto pessoas, afirma o Pós PhD em neurociências que realizou estudos sobre a doença, Dr. Fabiano de Abreu Agrela
Dia 14 de agosto a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o surto de Mpox na África como uma emergência de saúde global. Nesta terça (20), afirmou que ela não é uma “nova covid” e que há potencial para conter a sua disseminação.
Apesar disso, a doença tem levantado várias dúvidas e gerado preocupação em todo o mundo.
O que é a MPox?
A Mpox, anteriormente conhecida como varíola dos macacos, é uma infecção viral que pode se disseminar facilmente entre humanos e animais.
Como a Mpox é transmitida?
Segundo a OMS, a transmissão geralmente ocorre por contato direto com uma pessoa infectada, como toques, beijos ou relações sexuais, além de objetos contaminados, como roupas e agulhas.
De acordo com o o Pós PhD em neurociências e Biólogo, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, que realizou estudos sobre a doença desde 2022 com o apoio da Logos University, como o artigo “Varíola do macaco: Problemas no coração e neurológicos”, em parceria com a Mestre em Infectologia, Dra. Dalila Gianini e o Médico Cardiologista, Dr. Roberto Yano, a infecção ocorre principalmente pelo contato pele-pele.
“A infecção é provavelmente transmitida pelo contato próximo da pele de uma pessoa infectada com a pele de outra, como ocorre durante relações sexuais pelo grande contato físico, mas não se trata de uma doença sexualmente transmissível no sentido tradicional”.
“É importante reforçar que a Mpox pode afetar qualquer pessoa, por isso não deve ser estigmatizada ou associada a grupos específicos, isso, além de preconceitos, também reduz o impacto de campanhas de prevenção e tratamento mais amplas”, explica Dr. Fabiano.
Sintomas mais comuns da Mpox:
- Erupções cutâneas e lesões na pele;
- Febre;
- Dores musculares;
- Dores de cabeça;
- Cansaço;
- Calafrios.
Como prevenir o contato por Mpox?
- Use máscara durante contato com pessoas infectadas ou com suspeita;
- Evitar contato com lesão na pele de pessoas;
- Lave constantemente lençóis, roupas e toalhas;
- Lave as mãos com frequência;
- Evite contato sexual com pessoas desconhecidas;
- Em países com o vírus evite o contato com animais selvagens, principalmente se estiverem doentes ou mortos.
Como é feito o tratamento da Mpox?
Normalmente os sintomas da doença desaparecem por conta própria, sem a necessidade de um tratamento específico, mas cuidados podem ser necessários para tratar as erupções cutâneas e para prevenir que a pessoa infectada transmita a doença para mais pessoas.
Existe vacina para Mpox?
Sim, existe vacina para a doença, mas de acordo com a OMS ela é indicada apenas para pessoas em risco, principalmente as que possuem contato direto com pessoas infectadas.
No momento, a vacinação em massa não é recomendada por especialistas por não existirem doses suficientes o que faz com que seja necessário priorizar áreas com maior risco de transmissão.
Sobre Dr. Fabiano de Abreu Agr
Saiba o que é “Love bombing”, o comportamentos narcisista que causa ‘amor em excesso’
Em alguns casos, expressões muito exageradas de amor podem, na verdade, ser reflexo de um transtorno de personalidade narcisista, afirma o Pós PhD em neurociências, Dr. Fabiano de Abreu Agrela
O que é Love Bombing?
“Love bombing” é uma forma de manipulação emocional onde uma pessoa dá muito carinho, atenção e faz declarações de amor exageradas e constantes para obter controle sobre outra.
No começo, o indivíduo recebe muitos elogios, presentes e mensagens carinhosas, criando uma sensação de conexão e amor. Com o tempo, o manipulador usa esse afeto para controlar o comportamento da outra pessoa, gerando dependência emocional. Isso é comum em relacionamentos abusivos e pode causar problemas emocionais sérios para a vítima.
O transtorno narcisista por trás do problema
De acordo com o Pós PhD em neurociências, membro da Society For Neuroscience nos Estados Unidos e autor do estudo “Narcisismo cultural - Danos à saúde mental”, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, o “love bombing” é apenas uma das estratégias usadas por pessoas com transtorno de personalidade narcisista para manipular o parceiro.
“‘O ‘love bombing’ é uma das maneiras com que pessoas com transtorno de personalidade narcisista usam para manipular o parceiro e chamar a atenção para si. O narcisista tem um comportamento incoerente, falta de percepção aparente, impulsividade, sentimentos de engrandecimento pessoal e muitas vezes usa outras pessoas para benefício próprio, em um relacionamento isso pode se manifestar na forma de atos aparentemente românticos, mas que na verdade são manipulativos”.
“A pessoa com narcisismo não expressa seu amor de forma natural e sim calculada para causar efeitos positivos na impressão dos outros sobre si mesma”, explica Dr. Fabiano.
O cérebro de um narcisista
Segundo o Dr. Fabiano de Abreu existem influências biológicas que ajudam a explicar os comportamentos complexos em pessoas com transtorno de personalidade narcisista.
“Algumas regiões do cérebro, como o córtex pré-frontal, responsável pelo planejamento e decisão, e a amígdala, envolvida na regulação das emoções, são afetadas em indivíduos com transtorno de personalidade narcisista. Alterações nos neurotransmissores dopamina e serotonina também podem estar associadas a comportamentos de busca por recompensa e regulação emocional”.
“Também existem variantes de genes, como o OXTR, que codifica o receptor de oxitocina, e SNPs (polimorfismos de nucleotídeo único) específicos que influenciam predisposições para características narcisistas e comportamentos manipulativos”, afirma.
Principais sinais de uma pessoa narcisista
De acordo com a quinta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V) apontou características marcantes do transtorno como sendo:
- Excesso da sensação da própria importância e grandiosidade;
- Falta de empatia;
- Realização de fantasias ilimitadas referentes a poder e influência;
- Mostrar a própria superioridade;
- Percepção exagerada de si.
Sobre Dr. Fabiano de Abreu
Morena Cor de Jambo
Ela chegava sempre antes da aula começar.
Todos alunos em alternância, iam até o quadro negro, explicar o que entenderam da matéria dada pelo professor, fazendo com isso que as aulas fossem participativas e bastante interessante.
Nossa sala de aula era diferente, não era asfixiante, porque éramos aprendizes e mestres.
Compartilhávamos com os colegas, enriquecendo mutuamente.
Hoje não sei dela, mas outro dia tive a impressão de tê-la encontrado.
Frente às intempéries da vida, a situação era outra, bem diferente daquela vivida na escola.
Seus olhos não brilhavam como antes; no seu rosto as marcas do tempo eram visíveis e sua expressão era outra.
Apesar da precária situação da escola pública e dos discursos que tentam desacredita-la, é possível vê-la de outro modo, lembrando fatos que aconteceram na época e tendo outro ponto de vista.
É muito bom quando lembramos de fatos acontecidos no tempo escolar e temos saudades da época estudantil.
Cristóvão Martins Torres
TALVEZ A GENTE APRENDA...Ana Cláudia Saldanha Jácomo
Visita do Blogueiro ao Museu do Louvre, na França
Orgulho dos franceses, símbolo da Cultura Mundial, o Museu do Louvre, localizado em Paris, contém coleções de arte que vão desde a Cultura Antiga até a Moderna.
Mosquito Mortal Provoca Fecho de Espaços Públicos nos EUA e Alarma Espanha
As autoridades de saúde pública em Massachusetts (EUA) tomaram medidas drásticas, incluindo a recomendação para que os residentes de cidades como Douglas, Oxford, Sutton e Webster permaneçam em casa após as 20 horas. Além disso, Plymouth já procedeu ao fechamento noturno de parques e outros espaços públicos para tentar conter a propagação do vírus, que é transmitido por mosquitos.
A situação é igualmente grave em Sevilha, Espanha, onde três mortes já foram registradas e recomendações semelhantes foram feitas aos cidadãos para que não saiam de casa depois do pôr-do-sol.
Impacto Neurológico da EEE
Dr. Fabiano de Abreu destaca que a EEE causa danos significativos ao sistema nervoso central, afetando várias regiões e neurotransmissores cerebrais:
- Córtex Cerebral: Comprometimento pode levar a confusão e alterações de personalidade.
- Gânglios da Base: Danos podem resultar em tremores e dificuldades motoras.
- Tálamo e Tronco Encefálico: Afetações podem causar desde alterações sensoriais até problemas respiratórios graves, podendo levar à morte.
Neurotransmissores como dopamina e serotonina também são afetados, resultando em sintomas que vão desde movimentos involuntários até depressão e ansiedade.
Biologia do Mosquito Vetor
Conclusão
A ameaça da EEE requer uma vigilância contínua e medidas preventivas robustas para proteger as populações vulneráveis. O acompanhamento de especialistas como o Dr. Fabiano de Abreu é vital para entender melhor a doença e orientar as ações de saúde pública, tanto nos EUA quanto na Espanha.