segunda-feira, 6 de janeiro de 2025
Reconhecimento ainda que tardio...Cerca de 230 anos depois da Inconfidência Mineira..."Hipólita Jacinta apoiou inconfidentes" : "Hipólita foi personagem de grande importância na Conjuração Mineira, ao colaborar para a comunicação entre os inconfidentes, além de financiar algumas das ações do movimento, já que detinha grande riqueza, e disponibilizar sua residência, a Fazenda Ponta do Morro, para encontros e reuniões dos mesmos", aponta a historiadora...Ela não só participa da conspiração, como ela é uma liderança na medida em que ordena e é obedecida. Então, é uma mulher extraordinária...
A Professora Ana Maria Rolla...
Seus ensinamentos iam muito além da matéria que lecionava; ela sempre nos falava da importância da leitura.
Ela ensinou a mim e a muitos que sem estudo não se avança na vida. Ana Maria tinha a mesma convicção de uma boa pregadora do Evangelho. E de sua pregação pode-se dizer aquilo que se diz sobre o Evangelho: aquele que acreditar em mim encontrará a salvação.
Mas mais que falar, ela nos ensinava Português e bons modos através do exemplo e da prática. Recordo-me de duas situações concretas. A fim de incutir em seus alunos a prática da leitura ela determinava que lêssemos um livro, no fim de semana, que ela interpretava e comentava junto aos alunos na semana seguinte. Isso fez que muitos de seus alunos passassem a adotar o hábito da leitura. E a fim de dar o exemplo de como as pessoas devem tratar as outras com cordialidade, mesmo em situações estressantes, quando os alunos faziam aquela bagunça ela não perdia a calma e educação, chamando nossa atenção sem nunca gritar conosco.
Ana Maria foi, portanto, uma professora que estava muito à frente de seu tempo.
Mais tarde, em 1963, a data foi oficializada pelo decreto federal nº 52.682, que, em seu art. 3º, diz que “para comemorar condignamente o dia do professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias”. O responsável por aprovar esse decreto foi o presidente João Goulart.
Os livros são grandes companheiros
A leitura mostra, a quem lê, um mundo de fantasias, descobrimentos, paciência, aventura e magia.
Os livros são fruto da criatividade dos escritores, transmitem-nos muita sabedoria e revelam-nos novos horizontes.
Eles não determinam onde vamos chegar, mas nos dão força necessária para sairmos do lugar onde estamos.
Muitos deles nos inspiram a estabelecer metas e desenvolver projetos, outros fornecem-nos inspiração para raciocinar no caos e vontade de lutar por algo.
"Quem tem sempre um livro por perto, não se sente só, ele é um grande companheiro".
O livro é um ótimo companheiro no combate à solidão, ensina a gerenciar os pensamentos, equilibrar a emoção e a dominar o medo.
Seria impossível alguém crescer como profissional, ou mesmo como ser humano, sem a ajuda dos livros.
Em tempos recentes tem se tornado cada vez mais importantes ter boas ideias. As pessoas precisam mostrar seu diferencial, fazendo algo que possa distingui-la das demais.
Isso é possível através dos conhecimentos que os livros transmitem. Por isso o hábito da leitura é tão importante!
Mesmo com todos os benefícios que os livros nos propiciam, encontramos pessoas que nunca leram um livro e reclamam de falta de tempo para ler.
Mas, na verdade, quando realmente se quer ler, tempo não falta. Basta administrá-lo e será possível encontrar lugar para a leitura.
Assim, por exemplo, pode-se ler em ponto de ônibus, em uma viagem de ônibus ou de avião, quando se espera num consultório de um dentista ou de um médico ou antes de dormir. Nos finais de semana, em feriados ou nas férias temos ainda mais tempo para leitura.
Em época de pandemia, o livro nos dá tranquilidade, equilíbrio.e paciência.
O Poeta Carlos Drumond disse certa ocasião: "A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente essa sede."
Os livros têm poderes mágicos, além de inspirarem quem escreve. Eles nos fazem entender as coisas que acontecem conosco, os fracassos, as incompreensões e o sucesso.
Normalmente os livros tem as respostas para todas as nossas perguntas, fazendo-nos pensar melhor sobre as coisas que encontramos no mundo. Eles nos fazem viajar no mundo das ideias, mostrando que a vida é um espetáculo imperdível.
Enfim, quem procura sempre vai achar um tempo para ler um bom livro. Um pouco que se lê a cada dia faz muita diferença para toda a vida.
Cristóvão Martins Torres
A bolsa que virou febre — por 100x menos o preço
NEGÓCIOS | ||
A maior rede de varejo dos Estados Unidos, Walmart, deu o que falar nos últimos dias depois de ter lançado uma inspiração — leia-se cópia — do modelo de bolsa mais icônico da marca de luxo francesa Hermès. | ||
Você deve lembrar dela… A Birkin virou assunto no início de 2024 pelo fato da Hermès literalmente “proibir” algumas pessoas de comprarem a bolsa, o que gerou muito buzz para o modelo, que vale de 10 mil a 400 mil dólares. | ||
Foi então que, aos 45’ do 2º tempo de 2024, a Walmart, através da sua marca própria BESTSPR, lançou a bolsa que rapidamente ganhou o apelido de Wirkin (Walmart + Birkin), por US$ 79 a US$ 102. | ||
| ||
A jogada do Walmart gerou polêmica. Alguns consumidores celebram a oportunidade de ter uma bolsa como a Birkin, antes inacessível. Outras pessoas criticaram o movimento da varejista por copiar e banalizar um item de alto luxo, comparando até com a indústria asiática de cópias “primeira linha”. | ||
| ||
PS: É bem provável que a empresa fundada por Sam Walton leve um belo processo judicial da francesa… ¯\(ツ)/¯ Cenas dos próximos capítulos. |
2025 com Novo Visual: Cirurgiã Plástica Revela os Procedimentos Mais Procurados
O ano de 2025 começa com um novo olhar sobre a estética e as tendências em cirurgia plástica. Segundo a Dra. Elodia Ávila, cirurgiã plástica formada pela USP e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o foco agora está em procedimentos que realçam a beleza natural e oferecem resultados harmoniosos com recuperação mais rápida. A especialista detalha os procedimentos mais procurados, as tendências para este ano e compartilha dicas para quem deseja se submeter a uma cirurgia plástica.
Os procedimentos mais procurados em 2024
De acordo com a Dra. Elodia, os procedimentos mais requisitados no último ano foram:
- Mamoplastia de realce: Técnica inovadora desenvolvida pela própria Dra. Elodia, que modela as mamas com maior projeção e firmeza, utilizando o próprio tecido da paciente para um resultado natural e funcional.
- Abdominoplastia de realce e lipoescultura: Procedimentos que redefinem os contornos corporais.
- Lifting facial e blefaroplastias: Cirurgias de rejuvenescimento do rosto e das pálpebras, que vêm crescendo em popularidade.
“A busca por técnicas que preservam a naturalidade e realçam as características individuais da beleza tem sido uma tendência crescente”, explicou a especialista.
As tendências para 2025
A Dra. Elodia ressalta que, para 2025, os destaques são procedimentos que combinam resultados harmônicos com menos invasividade. “Os pacientes estão cada vez mais interessados em cirurgias de rejuvenescimento facial e de pálpebras realizadas sob anestesia local e sedação, permitindo o retorno para casa no mesmo dia, sem necessidade de grandes curativos e com recuperação mais tranquila”, afirmou.
Esses procedimentos oferecem benefícios como menor tempo de internação, recuperação rápida e menos dor, tornando-os altamente atrativos para quem busca praticidade sem abrir mão de qualidade.
O que justifica o aumento da procura?
A demanda por cirurgias estéticas está mudando, impulsionada por uma busca crescente por resultados mais sutis e naturais. “As pessoas estão cansadas de exageros que acabam comprometendo a individualidade e até mesmo beirando o ridículo. Hoje, o desejo é por um aspecto rejuvenescido, suave e fresco”, explicou Dra. Elodia.
Além disso, o menor tempo de recuperação, cicatrizes discretas e procedimentos que não exigem longos afastamentos do trabalho ou da vida social têm conquistado pacientes. Segundo a especialista, as pessoas querem se sentir bem consigo mesmas, mas sem abrir mão da praticidade.
Dicas para quem está considerando um procedimento estético
A Dra. Elodia enfatiza que a preparação é essencial, seja para quem planeja realizar uma cirurgia este ano ou no futuro. “A qualidade da sua pele é um reflexo direto da sua qualidade de vida. Beba bastante água, durma bem, evite o consumo excessivo de açúcar, alimentos processados e exposição ao sol. Pratique atividade física moderada e cultive amizades verdadeiras. Esses hábitos não apenas ajudam na recuperação, mas também garantem melhores resultados nos procedimentos estéticos.”
A especialista reforça ainda a importância de buscar profissionais qualificados e de alinhar expectativas reais com os procedimentos escolhidos. “A cirurgia plástica é uma ferramenta poderosa, mas sempre deve respeitar a individualidade de cada paciente, priorizando a saúde e o bem-estar acima de tudo.”
Sobre a Dra. Elodia Avila
--
Novo vírus HMPV se espalha na China: especialistas destacam riscos e necessidade de prevenção
O novo vírus respiratório, denominado HMPV (Metapneumovírus Humano), está gerando preocupação na China e em outros países devido à sua rápida disseminação. A doença causa sintomas respiratórios semelhantes aos da gripe e do coronavírus. Embora adultos geralmente apresentem quadros leves, crianças e idosos estão mais vulneráveis a complicações graves. Segundo o neurocientista Dr. Fabiano de Abreu Agrela, membro da Royal Society of Medicine no Reino Unido, há muito a ser investigado sobre o impacto desse vírus no corpo humano e na sociedade.
Maior atenção às crianças e jovens
Tradicionalmente, doenças respiratórias causavam maior preocupação em idosos, mas o HMPV está mostrando um impacto significativo em crianças. “O foco mudou. Agora, precisamos dar mais atenção também às crianças e jovens, especialmente os menores de 14 anos, que estão entre os mais afetados pelo HMPV. Isso exige uma abordagem preventiva e educacional mais robusta”, destacou Dr. Fabiano.
Necessidade de mais estudos
O especialista aponta que o conhecimento atual sobre o HMPV ainda é limitado, o que reforça a necessidade de mais pesquisas científicas. “Embora o vírus já fosse conhecido na comunidade científica, sua disseminação rápida em surtos como este exige mais estudos detalhados sobre sua biologia, transmissão e impacto no organismo. Só assim poderemos desenvolver estratégias eficazes de controle e tratamento”, explicou.
Prevenção e origem dos surtos
O aumento de surtos respiratórios na China também levanta questionamentos sobre a prevenção e possíveis causas. “É fundamental que a China não apenas reforce seu sistema de monitoramento, mas também investigue profundamente os motivos pelos quais estamos vendo tantos surtos de doenças respiratórias. Isso inclui questões ambientais, urbanização descontrolada e a possibilidade de mutações que aceleram a transmissão dos vírus”, afirmou o especialista.
Ele ainda enfatiza a necessidade de uma política global de cooperação: “Prevenir surtos como o do HMPV requer um esforço conjunto entre governos, pesquisadores e profissionais de saúde. Não é uma questão de um único país, mas de saúde pública mundial.”
Impactos neurológicos do HMPV
Com sua experiência em neurociências, Dr. Fabiano explica que vírus respiratórios como o HMPV podem ter impactos além dos sintomas clássicos, incluindo efeitos neurológicos. “Embora ainda não haja estudos específicos sobre o HMPV e o cérebro, sabemos que vírus respiratórios podem desencadear inflamações no sistema nervoso, potencialmente levando a sintomas como névoa mental, dificuldades de memória e até mesmo fadiga crônica, como vimos em outros casos, incluindo a COVID-19. Essa possibilidade precisa ser investigada com seriedade”, afirmou.
Sobre o vírus e seus sintomas
Como licenciado em Biologia, Dr. Fabiano também reforça a necessidade de conscientização sobre os sintomas e prevenção do HMPV. “Os sintomas mais comuns incluem febre, tosse, coriza e dificuldade para respirar, especialmente em casos graves. Para as crianças, a infecção pode evoluir para bronquiolite e pneumonia. Reforçar hábitos de higiene, como lavar as mãos e usar máscaras em situações de risco, continua sendo uma estratégia eficaz para reduzir a transmissão”, concluiu.
Com o surto do HMPV em pleno desenvolvimento, autoridades e especialistas reforçam a importância de monitoramento, prevenção e pesquisa para conter o avanço dessa nova ameaça à saúde global.
Sophia de Mello Breyner Andresen...Poetisa Portuguesa...
POEMA
A minha vida é o mar o abril a rua
O meu interior é uma atenção voltada para fora
O meu viver escuta
A frase que de coisa em coisa silabada
Grava no espaço e no tempo a sua escrita
Não trago Deus em mim mas no mundo o procuro
Sabendo que o real o mostrará
Não tenho explicações
Olho e confronto
E por método é nu meu pensamento
A terra o sol o vento o mar
São a minha biografia e são meu rosto
Por isso não me peçam cartão de identidade
Pois nenhum outro senão o mundo tenho
Não me peçam opiniões nem entrevistas
Não me perguntem datas nem moradas
De tudo quanto vejo me acrescento
E a hora da minha morte aflora lentamente
Cada dia preparada
SOBRE A MORTE DE ISABEL DE PORTUGAL
Nunca mais
a tua face será pura limpa e viva,
nem teu andar como onda fugitiva
se poderá nos passos do tempo tecer.
E nunca mais darei ao tempo a minha vida.
Nunca mais servirei senhor que possa morrer.
A luz da tarde mostra-me os destroços
do teu ser. Em breve a podridão
beberá os teus olhos e os teus ossos
tomando a tua mão na sua mão.
Nunca mais amarei quem não possa viver
sempre,
porque eu amei como se fossem eternos
a glória, a luz e o brilho do teu ser,
amei-te em verdade e transparência
e nem sequer me resta a tua ausência,
és um rosto de nojo e negação
e eu fecho os olhos para não te ver.
Nunca mais servirei senhor que possa morrer.
Nunca mais te darei o tempo puro
Que em dias demorados eu teci
Pois o tempo já não regressa a ti
E assim eu não regresso e não procuro
O deus que sem esperança te pedi.
Sophia de Mello Breyner Andresen
domingo, 5 de janeiro de 2025
"Depois de certo tempo, o amor conjugal vira amizade"...
Carlos Drummond de Andrade)
O Tempo
“Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias,
a que se deu o nome de ano,
foi um individuo genial.
Industrializou a esperança,
fazendo-a funcionar no limite da exaustão.
Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar
e entregar os pontos.
Aí entra o milagre da renovação
e tudo começa outra vez, com outro número
e outra vontade de acreditar
que daqui para diante tudo vai ser diferente.
Para você, desejo o sonho realizado,
o amor esperado,
a esperança renovada.
Para você, desejo todas as cores desta vida,
todas as alegrias que puder sorrir,
todas as músicas que puder emocionar.
Para você, neste novo ano,
desejo que os amigos sejam mais cúmplices,
que sua família seja mais unida,
que sua vida seja mais bem vivida.
Gostaria de lhe desejar tantas coisas…
Mas nada seria suficiente…
Então desejo apenas que você tenha muitos desejos,
desejos grandes.
E que eles possam mover você a cada minuto
ao rumo da sua felicidade.”
(Carlos Drummond de Andrade)
Temos livre arbítrio? Especialista afirma que a genética condiciona nossas escolhas
De acordo com o Pós PhD em neurociências e especialista em genômica, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, todas as nossas escolhas são influenciadas pela genética
Nossa sociedade preza bastante pelo senso de liberdade e autonomia, por isso, o conceito de livre arbítrio se tornou tão importante hoje em dia, sendo um conceito basilar tanto em diversas religiões pelo mundo, como em várias legislações internacionais.
Acreditamos que nossas escolhas moldam nosso destino e definem quem somos, mas afinal, será que realmente possuímos poder de escolha isenta ou estamos sendo conduzidos por uma força invisível, os nossos próprios genes?
O papel dos genes na vida humana
De acordo com o Pós PhD em neurociências e especialista em genômica, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, nossa genética é o fio condutor de todas as nossas escolhas de vida, desde as mais simples às mais complexas.
“Os nossos genes guiam a nossa vida, não apenas aspectos físicos, como cor dos olhos, tipo físico e formato dos cabelos, mas também predisposição a doenças, facilidade com certa profissão, nosso tipo emocional, inteligência, preferências sexuais, maiores ou menores chances de fazer uso de drogas, e tudo mais que você possa imaginar”.
“Mas apesar de termos certa noção disso, a maioria das pessoas não faz ideia da real influência deles no nosso dia a dia, ela vai muito além do que imaginamos. Estudos recentes sugerem que nossas decisões cotidianas, nossa escolha de profissão e até mesmo nossas reações emocionais podem ser profundamente influenciadas pela herança genética”, explica Dr. Fabiano de Abreu, coordenador do projeto GIP - Genetic Intelligence Project, dedicado a analisar a influência da genética na inteligência e em outros aspectos relacionados.
Mas e o ambiente? Ele é capaz de influenciar as nossas escolhas?
Mesmo que duas pessoas tivessem a genética idêntica, o que não é possível, ambientes diferentes poderiam trazer situações diferentes para cada uma, mas a forma como elas iriam lidar com elas seriam de acordo com a influência de mesmos genes e variantes, mas acionando diferentes devido a fatores ambientais desde clima, educação, interação, etc. Suas escolhas seguiram sendo influenciadas pelos mesmos genes, de maneira diferente devido aos fatores ambientais, explica Dr. Fabiano de Abreu.
“O ambiente determina, em grande parte, as situações às quais seremos expostos, por exemplo, se você tem uma boa ou má condição financeira, se terá traumas ao longo da vida, se terá proximidade com mais situações de estresse, se terá uma boa educação, entre outros, o que influencia diretamente o seu dia a dia, mas não a forma como você encara essas situações. O que muda, são quais genes deterministas para as situações específicas. Logo, a analogia de duas pessoas com o mesmo genoma, iria trazer consequências diferentes, mas com reações que seriam as mesmas se vividas a mesma situação".
“Por exemplo, se uma pessoa tem predisposição genética ao alcoolismo e vive ao lado de um bar e é filha de pais alcoólatras, ela terá mais acesso à bebida e seus genes influenciarão a sua escolha de começar a beber, mas se ela vive longe de bares e nenhum familiar bebe, ela terá menor contato com a bebida, o que pode fazer com que ela não chegue ao extremo, mas que não impedirá de que, ao ter algum contato com a bebida, ela faça a mesma escolha de começar a beber”, explica Dr. Fabiano.
"As consequências da bebida, a depender do grau de exposição, vai revelar o resultado do ambiente proporcionado tendo como precursor os mesmos genes em situações diferentes e em resultados diferentes, mas com o mesmo precursor".
E gêmeos? A genética faz terem as mesmas escolhas?
De acordo com o Dr. Fabiano de Abreu, mesmo em gêmeos idênticos, que não têm a mesma genética 100%, os genes agem da mesma forma, mesmo que em graus diferentes devido ao ambiente.
“Gêmeos não tem uma genética totalmente idêntica, cada ser humano tem seu DNA próprio, mas apesar de os genes sempre agirem diante das nossas decisões, o ambiente afeta apenas o grau dessa ação. Por exemplo, se gêmeos têm predisposição genética à depressão e vivem em lares diferentes, um tem um trauma de infância e desenvolve a depressão, já o outro não tem traumas e não desenvolve a depressão, mas os mesmos genes vão continuar agindo, mesmo com as circunstâncias diferentes. No fim, não é livre arbítrio, são nossos genes agindo”, afirma.
Sobre Dr. Fabiano de Abreu Agrela
Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues MRSB é Pós PhD em Neurociências eleito membro da Sigma Xi, membro da Society for Neuroscience nos Estados Unidos , membro da Royal Society of Biology no Reino Unido e da APA - American Philosophical Association também nos Estados Unidos. Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia e filosofia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. Membro das sociedades de alto QI Mensa, Intertel, ISPE High IQ Society, Triple Nine Society, ISI-Society, Numerical e HELLIQ Society High IQ. Autor de mais de 220 artigos científicos e 17 livros.