quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Cadastro do Circuito de Presépios e Lapinhas de Minas Gerais está disponível no site do Iepha


Além do guia online, redes sociais do Instituto irão divulgar fotos dos presépios

Já está disponível no site do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG) o cadastro do Circuito de Presépios e Lapinhas de Minas Gerais 2020. Este ano, em função da pandemia causada pela covid-19, quem for visitar os presépios montados nas casas e nos espaços públicos deverá respeitar as restrições do distanciamento social. Além disso, para evitar aglomerações, os presépios cadastrados poderão ser acompanhados virtualmente por meio de fotos divulgadas no site e nas redes sociais do instituto. Para participar do roteiro de visitação, os municípios devem cadastrar os presépios no site www.iepha.mg.gov.br até o dia 22 de dezembro. 

Um guia on-line será disponibilizado no site do Iepha. Tradicionalmente, os presépios recebem visitas até 6 de janeiro, data em que se comemora o dia de Santos Reis.

Os municípios que cadastrarem seus presépios pontuam no Programa ICMS Patrimônio Cultural. A iniciativa é uma ação de salvaguarda das Folias de Minas, reconhecidas como patrimônio cultural de Minas Gerais.  

Presépios no Circuito Liberdade

Durante o período natalino, cada espaço cultural do Circuito Liberdade receberá um presépio do tradicional concurso da Fundação de Artes de Ouro Preto (Faop). Os presépios poderão ser visitados a partir do dia 2/12, e os visitantes deverão seguir normas de distanciamento social para que não haja aglomerações nos equipamentos. 

Tradição e celebração

As folias se tornaram uma tradição expressiva no Brasil e, especialmente em Minas Gerais, onde a celebração encontrou terreno fértil, fincando raízes em todo o estado, e se perpetuando ao longo dos séculos. O Iepha-MG mapeou, com a ajuda das prefeituras municipais, mais de 1.800 grupos em atividade no estado.

A visitação dos presépios é um dos ritos mais significativos nos giros realizados pelas Folias de Minas, que foram reconhecidas como patrimônio cultural do estado em 06 de janeiro de 2017.

Foto: Presépio da Paróquia de Santo Antônio, montado na Igreja Matriz em Piranguçu/MG | Foto enviada por: Eder Paulo Dias



Nenhum comentário:

Postar um comentário