sábado, 12 de fevereiro de 2022

PREFEITURA DE MARIANA ASSINA LEI DE CRIAÇÃO DO MUSEU DA CIDADE

  http://www.jornaloliberal.net

Mariana

11 de fevereiro de 2022

A expectativa é que toda parte museográfica esteja finalizada até o final do ano

Por Lucas Porfírio 

A Primaz de Minas, agora, conta com um novo museu. Na tarde de ontem (09), a Prefeitura Municipal de Mariana, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer, assinou, simbolicamente, a Lei de Criação do Museu da Cidade. O espaço museológico está localizado na Rua João Pinheiro, nº 20, no Centro Histórico, na Casa do Conde de Assumar.

“Hoje é um grande passo no incentivo do turismo em Mariana. [...] Entregamos a reforma da parte estrutural e em breve iremos entregar a parte museográfica, que vai contemplar todo o acervo, O Museu de Mariana vai contar toda a história da nossa cidade, desde a chegada dos bandeirantes até a Mariana atual. [...] É um grande avanço que a Prefeitura Municipal dá em parceria com a Arquidiocese”, relatou o prefeito interino, Juliano Duarte.

O prédio, totalmente restaurado, data de 1715 e abrigou, também, o primeiro Bispo de Mariana, Dom Manoel da Cruz. De acordo com o cônego da Arquidiocese de Mariana, Padre Darcy Fernandes Leão, a instituição religiosa está cedendo o edifício por cinco anos, sem ônus para o município, para abrigar o Museu. “Essa assinatura simboliza um avanço cultural para o nosso município. Este ato não é simplesmente o ponto de chegada, mas o passo firme de quem está no caminho certo”, completou.

O novo museu compõe um roteiro de visitação turística que engloba a Casa da Câmara, as igrejas de São Francisco, o Santuário do Carmo, o Museu de Arte Sacra, a Casa de Cultura e a Igreja da Sé. “Será uma casa de atividades socioculturais relevantes, além de abranger um grande espaço de visitação. [...] É um importante papel que Mariana vem construindo para o desenvolvimento e fomento da atividade turística", afirmou a secretária de Cultura e Patrimônio, Andreia Umbelino.

O Museu de Mariana contará, também, com um espaço de exposição para os artistas locais da cidade e uma cafeteria moderna. Ainda, o espaço será acessível para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida, contando com elevadores e demais instrumentos de apoio.

A idealização do museu é de responsabilidade do Instituto Pedra. Segundo o diretor-presidente da instituição, Luiz Fernando de Almeida, “museu não é só uma coisa estática, é uma coisa dinâmica, que dialoga com a comunidade. A comunidade tem que se sentir reconhecida dentro do museu, que não é para fora, é para dentro. É esse o grande desafio que temos agora com esse ato de criação do Museu de Mariana, com essa casa já adaptada. [...] Nós devemos entregar esse Museu para sociedade até o final de 2022”.

Jornal O Liberal 

Região dos Inconfidentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário