terça-feira, 20 de dezembro de 2022

Cárie se cura sozinha? Dentista explica como problema afeta dentes

A cárie dentária é uma doença que afeta a maioria da população mundial e, com muita frequência, atinge crianças, comprometendo a sua qualidade de vida.

De acordo com o cirurgião-dentista Flávio Pinheiro, a cárie é considerada uma doença complexa, polimicrobiana. 

Muita gente tem dúvidas sobre a cárie se “curar” sozinha. Conforme Flávio, isso não é possível. “A lesão da cárie não regride. A única forma de tratar a cárie é indo ao dentista. Não tem como tratar sozinho, nem em casa, nem esperar que ela se cure”, disse. 

Segundo o dentista, o que começa como um “buraquinho” pode, em pouco tempo, se tornar um problema tão sério que exige até a remoção do dente e substituição por um implante.

“Não espere. Trate imediatamente a cárie. É possível ter tratamentos para cárie que ajudam a manter sua saúde bucal sempre perfeita. Eles são extremamente eficientes, resolvendo as cavidades de uma vez e impedindo que elas comprometam o dente”, pontuou. 

Por fim, Flávio disse que quando se trata de eliminar a cárie, é comum que a restauração dentária seja o procedimento mais conhecido, mas também existem outras formas de tratamento. “O mais importante é sempre ir ao dentista e seguir suas recomendações”, finalizou.

Sobre Flávio Pinheiro

Flávio Pinheiro se formou como cirurgião dentista em 2004 pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em seguida fez o credenciamento nos sistema ITI de implantes dentários pela maior empresa de implantes do mundo, a Straumann. É especialista em implantodontia pela Associação Brasileira de Odontologia de Santos. Além disso, Flávio é mestre em ciências cirúrgicas pela faculdade de Medicina da UFRJ e teve parte do seu trabalho de mestrado realizado na universidade de Rochester NY. Carrega, entre os seus títulos, o prêmio Mariano de Andrade do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

Victor Silva
Follow Up | MF Press Global


Nenhum comentário:

Postar um comentário