terça-feira, 14 de março de 2023

75% dos brasileiros acreditam que o consórcio pode funcionar como uma alternativa viável de investimento, aponta pesquisa

Levantamento ainda mostra otimismo do brasileiro na melhora das suas finanças pessoais nesse ano

Tatiana Schuchovsky Reichmann, CEO da Ademicon 

São Paulo, março de 2023 - Uma pesquisa da Ademiconmaior administradora independente de consórcio do Brasil em créditos ativos e no top 5 entre todos os players do segmento, realizada em parceria com o Instituto QualiBest, pioneiro em pesquisas online do país, mostrou que 75% dos brasileiros acreditam que o consórcio pode funcionar como uma opção de investimento. O levantamento revela também o perfil dos que mais consideram o consórcio como ferramenta de investimento, com destaque para as mulheres (82%).

O levantamento foi feito entre novembro e dezembro de 2022 e ouviu 880 pessoas com o objetivo de oferecer subsídios para entender o comportamento do brasileiro no que se refere ao planejamento financeiro e sua visão sobre a modalidade de consórcio. A amostra inclui dados coletados da faixa etária a partir de 18 anos, das classes A, B e C, em todos os gêneros e regiões do país.

Melhoria das finanças pessoais e compra de um bem no futuro

O estudo também mostrou que 68% dos respondentes se dizem confiantes sobre a melhoria de suas finanças pessoais. Quando perguntados sobre o consórcio ser uma possibilidade para a compra de um bem no futuro, 49% das pessoas disseram que consideram essa alternativa.

Os motivos para aquisição de um bem por meio do consórcio, de acordo com os entrevistados são: segurança na operação, garantia de realização e programação de gastos (49%). Já 25% dos respondentes disseram que o fato de não haver juros nem entrada são os fatores determinantes.

 

"O resultado é extremamente positivo, pois demonstra que praticamente metade da amostra considera que o consórcio como uma alternativa viável para adquirir um bem, seja um imóvel, um veículo, entre outros. De maneira geral, a pesquisa mostra otimismo com o futuro e é mais um importante instrumento para entendermos o comportamento do consumidor no que diz respeito a suas finanças pessoais, de modo que possamos oferecer as melhores soluções ligadas à modalidade consórcio, promovendo sempre a democratização do crédito", afirma Tatiana Schuchovsky Reichmann, CEO da Ademicon.

Planejamento financeiro

O tempo de antecedência que os entrevistados levam para começar a se planejar para adquirir um bem de alto valor também foi uma informação revelada na pesquisa: a maioria (45%) respondeu que mais de um ano; já 26% dos entrevistados disseram que levam um ano, 22% seis meses, e apenas 7% levaria menos de 6 meses.

No quesito organização financeira, a maior parte (61%) se considera organizada.

Sobre a Ademicon    

A Ademicon tem mais de 30 anos e é a maior administradora independente de consórcio do Brasil em créditos ativos. A companhia entende o consórcio como uma ferramenta de planejamento financeiro e também um investimento, que possibilita a conquista de bens e serviços com foco na geração de novos negócios, na formação do patrimônio e na realização de projetos de vida dos clientes. Por meio da Ademicon Consórcio e Investimento, a empresa comercializa consórcio nos segmentos de imóveis, veículos (leves e pesados) e serviços. Já com a Ademicon Administradora, outro braço da holding, opera o consórcio de grandes marcas parceiras, como New Holland, Iveco, Librelato, Mitsubishi e Suzuki. Além disso, administra o Consórcio Coxa, resultado da parceria com o Coritiba Foot Ball Club, e o PopCon Consórcio, da parceria com o Grupo Massa. Seu portfólio conta ainda com o home equitycar equity e cota equity, comercializados pela Ademicon Crédito, e seguros. A empresa, que tem atuação nacional e os fundos Treecorp Investimentos e 23S Capital em sua estrutura societária, conta atualmente com 160 unidades de negócio distribuídas em 20 estados e no Distrito Federal.    

Sobre o Instituto QualiBest

Pioneiro em pesquisas online, o Instituto QualiBest acumulou, ao longo dos anos, uma série de ferramentas inovadoras, que vêm transformando a forma de conduzir pesquisa de mercado e buscar respostas para projetos qualitativos e quantitativos de diversos níveis de complexidade. Além disso, compartilha com o mercado com regularidade seus estudos proprietários. Possui hoje um painel com mais de 250 mil usuários cadastrados em todo o País e já realizou mais de 5.000 estudos. Entre os clientes do Instituto destacam-se Avon, BRF, Claro, Johnson & Johnson, Nivea, Pepsi, Sanofi, Unilever, Uber, entre outros.

Informações à imprensa / VIRTA COMUNICAÇÃO CORPORATIVA

Fernanda Arantes – fernanda.arantes@grupovirta.com.br 
Claudia Reis – 
claudia@grupovirta.com.br 
Wladimir Oliveira - wladimir.oliveira@grupovirta.com.br 
Caio Olliveira – caio.olliveira@grupovirta.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário