segunda-feira, 6 de março de 2023

DEPUTADA INDÍGENA, CÉLIA XAKRIABÁ DENUNCIA RACISMO EM OURO PRETO

   http://www.jornaloliberal.net 

Ouro Preto

06 de março de 2023
Foto: Ane Souz

Por Karina Peres

A deputada federal Célia Xakriabá (PSOL-MG), denunciou ter sofrido racismo em Ouro Preto, neste sábado (04). Ela estava cumprindo agenda política na cidade e ao comparecer a um restaurante para um jantar, junto com outras duas mulheres indígenas, alegou ouvir comentários em tom irônicos sobre sua presença no ambiente. A deputada abriu um boletim de ocorrência. 

Em sua rede social, Célia publicou um vídeo explicando a situação. Ela afirmou que ao chegar no restaurante, ouviu outros clientes dizendo em tom irônico “Olha como os índios estão hoje aí”. A deputada contou que imediatamente se levantou da mesa e respondeu que os índios hoje, também são deputados federais. Ainda segundo Célia, ela se levantou do restaurante para ir embora, mas a pedido da dona do estabelecimento, que lamentou o episódio, permaneceu no restaurante. 

Após os atos, a deputada resolveu denunciar o caso na polícia. “Essa aqui não foi uma denúncia individual, porque a cada vez que cometem crime de racismo com um de nós, é um crime coletivo. Nós não podemos mais naturalizar isso [...] E isso não é injúria racial, porque foi sancionada pelo presidente Lula, a Lei que define que o racismo é crime”, disse Célia. 

Por meio de uma nota à imprensa, a Polícia Militar de Ouro Preto confirmou a denúncia e informou que diversas pessoas foram arroladas como testemunhas, porém ninguém presenciou o fato. “Assim foi registrado das versões das partes, bem como de pessoas que tiveram conhecimento e não houve conduzidos, porém o Registro de Evento de Defesa Social, foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil para as investigações”.

Manifestações de solidariedade

Após trazer à tona o caso, a deputada recebeu diversas manifestações de apoio e solidariedade. Entre eles, o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo. “Ouro Preto recebeu, com honra e alegria, a fraterna visita da Deputada federal Célia Xakriabá. Fui ao Museu Boulieu, a convite da Aliança Francesa, a fim de saudar, em nome do povo de Ouro Preto, a nossa grande líder indígena levada pelos mineiros ao Congresso Nacional. Depois, ao chegar a um restaurante, a nossa ilustre visitante foi agredida criminosamente por dois outros visitantes que ali se achavam, e as providências cabíveis registraram a ocorrência, repudiada pelos donos do estabelecimento. Reitero aqui as homenagens das ouropretanas e dos ouro-pretanos a Célia Xakriabá e a suas assessoras”, disse o prefeito em sua rede social. 

A Diretoria de Promoção de Igualdade Racial de Ouro Preto também divulgou uma nota em solidariedade à Célia. “Respeitem aqueles que estiveram e estão aqui bem antes de nós, respeitem as donas e donos desta terra que hoje chamamos de Brasil. Nós da Diretoria de Promoção de Igualdade Racial de Ouro Preto, repudiamos qualquer ato de injustiça”.  

A Universidade Federal de Ouro Preto também publicou uma nota de apoio à deputada. “A Universidade Federal de Ouro Preto, ao repudiar qualquer forma e ato de racismo, vem manifestar solidariedade à deputada Federal Célia Xakriabá e suas assessoras indígenas, que sofreram constrangimento proferido por alguns turistas em um restaurante localizado no centro histórico da cidade [...] Isso significa que crises e sofrimentos experimentados ao longo dos anos ainda persistem, a exemplo do caso dos Yanomami, e constrangimentos rotineiros contra representações que lutam para que isso não mais ocorra, seja aqui, seja acolá. Por isso, não podemos aceitar o mínimo retrocesso de qualquer avanço conquistado ao longo desses anos”.

Jornal O Liberal

Região dos Inconfidentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário