segunda-feira, 24 de julho de 2023

MAIS DE 10 MIL PESSOAS ACOMPANHAM CORTEJO DO TRIUNFO BARROCO EM OURO PRETO

 http://www.jornaloliberal.net

Ouro Preto

24 de julho de 2023
Imagem - Ane Souz 

Após o desfile, foi realizada uma missa com intérprete de libras na Matriz do Pilar 

Por Lucas Porfírio 

No último sábado (22/07), as ruas de Ouro Preto foram tomadas por uma explosão de cor e alegria. O Triunfo Barroco, que ocorre apenas a cada 10 anos, reuniu mais de 600 pessoas no cortejo que reviveu a gloriosa festa que marcou a conclusão das obras de ampliação e embelezamento da Matriz de Nossa Senhora do Pilar, em 1733. 

O evento cultural que faz uma releitura do Triunfo Eucarístico, realizado pelo Prefeitura de Ouro Preto com patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, misturou o sagrado e o profano, encantando moradores e turistas. “O Triunfo Eucarístico foi considerado épico, a maior festa ocorrida no Brasil Colonial. Foi um festejo que durou nove dias e terminou com um cortejo triunfal, nessa grande procissão que foi reencenada hoje. Com base no relato de Simão Ferreira Machado, nós reconstruímos a procissão realizada há 290 atrás, em Ouro Preto”, explicou o prefeito municipal, Angelo Oswaldo. 

Antes do cortejo, o presidente da Cemig, Reynaldo Passanezy Filho, durante coletiva de imprensa, reforçou que a empresa pretende investir cada vez mais na “Cultura e na Mineiridade”: “Para nós é uma honra poder apoiar  um projeto tão bonito como é o Triunfo Barroco. A Cemig carrega Minas no nome, e queremos transformar a vida dos mineiros e das mineiras com a nossa energia. Hoje, a empresa realiza o maior programa de investimentos da sua história, todo concentrado aqui no Estado. Vão ser R$ 42 bilhões de reais. A Cemig tem muita honra de dizer que é o maior patrocinador cultural de Minas Gerais”, afirmou Passanezy. 

O cortejo do Triunfo Barroco foi aberto pela Associação dos Cavaleiros Mestre Nico, que mantém viva a tradição da Cavalhada em Amarantina, distrito de Ouro Preto. Ainda, foram usados figurinos de Raul Belém Machado, cenógrafo, figurinista e arquiteto teatral que se destacou por sua participação em grandes óperas e espetáculos na Fundação Clóvis Salgado. Além de roupas de época, que vieram de Sabará e que são utilizadas na Semana Santa. Vários grupos folclóricos de Ouro Preto e de seus distritos, as tradicionais sociedades musicais, a Banda Bom Jesus de Matosinhos e Bom Jesus das Flores, e o enorme dragão da Escola de Samba Unidos do Padre Faria, campeã do carnaval 2023, também compuseram o desfile. 

A ouro-pretana, Jessica Luiza Matias Gomes, ficou encantada com o cortejo. “É uma cerimônia muito importante para a cidade, que ocorre há cada 10 anos. A gente vê muitas coisas sobre o barroco, conta um pouco da história da cidade. É uma oportunidade de valorização da cultura local. Nem todo mundo aqui da cidade, infelizmente, não conhece essa parte da cultura. Mas, é uma oportunidade para conhecer o que tem na cidade”, disse a moradora. 

Ocupação de 100% de hotéis e pousadas para a festividade

O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, ao lado do prefeito Angelo Oswaldo, também acompanhou o evento e afirmou que a cidade alcançou o índice de 100% de ocupação dos hotéis e pousadas com a realização do Triunfo Barroco, que foi acompanhado por mais de 10 mil pessoas. 

“Me dá muita alegria porque Ouro Preto está com 100% de ocupação hoteleira. Muitos amigos quiseram vir e, infelizmente, não acharam lugar. Mas, isso mostra a pujança da nossa cultura que se apresenta na forma turística e também mostrando a potência para geração de emprego e renda, movimentação da economia de Ouro Preto e de toda a Minas Gerais”, relatou Leônidas. 

O belo-horizontino Pedro destacou que “acho importantíssimo manter essa cultura aqui de Ouro Preto, desde a época antiga até agora, mostrar para todas as gerações, desde os mais novinhos. Manter essa cultura é de suma importância para gente poder reconhecer o passado e não repetir os erros no futuro”. 

Vinda Uberlândia, a pequena Laura, de 09 anos, contou que o que mais gostou foi das cantadas: “Eu achei muito bom, muito legal. Eu gostaria de ter desfilado vestida de rainha”. 

Álbum de Fotos

         

Jornal O Liberal
Região dos Inconfidentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário