terça-feira, 8 de agosto de 2023

MUSEU DA INCONFIDÊNCIA BATE RECORDE DE VISITAÇÕES NO MÊS DE JULHO

  http://www.jornaloliberal.net

Ouro Preto

07 de agosto de 2023
Imagem - Ane Souz

Por Lucas Porfírio

Localizado na Praça Tiradentes, um dos principais cartões postais de Ouro Preto, o Museu da Inconfidência se destaca por sua arquitetura imponente. O antigo prédio de Câmara e Cadeia de Vila Rica, construído entre os anos de 1785 e 1855, abriga a memória de um dos principais movimentos de revolta contra a Coroa Portuguesa do Brasil Colônia, a Inconfidência Mineira. 

Durante o mês de julho de 2023, o Museu da Inconfidência teve um recorde de visitação, com mais de 50 mil turistas conhecendo o local. De acordo com a direção, cerca de 48 mil visitantes estiveram na sede, enquanto aproximadamente 1.700 e 2.000 pessoas visitaram a Casa do Pilar e a Sala Athaíde, respectivamente. Filas enormes de turistas foram comuns em frente ao edifício durante o período, demonstrando o interesse pelo importante equipamento museal. 

“Nós esperávamos um aumento no público, pois nos meses anteriores recebíamos entre 28 e 30 mil visitantes. A nossa expectativa era de receber até 40 mil, mas superamos as nossas previsões ao receber 50 mil visitantes. Nos preparamos adequadamente e operamos da mesma forma que sempre trabalhamos, com abertura nos mesmos horários e esforço para manter o museu limpo e atender às demandas do nosso público”, explicou o diretor do museu da Inconfidência, Alex Calheiros. 

Calheiros, destaca ainda que desde fevereiro de 2022, a entrada no museu é gratuita, uma medida adotada após a interrupção da bilheteria durante a pandemia. Para ele, isso demonstra que se é dado o acesso, o público frequenta espaços museais. No entanto, o Inconfidência é um museu federal, onde é obrigatório a cobrança de ingressos. “A minha defesa, e acredito que a opinião geral do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), é que ainda estamos analisando maneiras de preservar a gratuidade ou torná-la o mais abrangente possível. A gratuidade, desde fevereiro do ano passado até o momento atual, tem mostrado que o acesso livre ao museu incentiva a participação da população”, afirmou o diretor. 

Segundo a Secretaria de Cultura e Turismo do Estado de Minas Gerais (SECULT-MG), Ouro Preto é um dos destinos mais procurados no estado. Além disso, o Museu da Inconfidência é um dos locais mais mencionados nas redes sociais. Esses dados indicam que o prédio histórico pode ser considerado um dos aparelhos culturais mais visitados e populares de Minas Gerais. 

Visitar o Museu da Inconfidência é uma oportunidade para conhecer não apenas a história da formação de Ouro Preto, mas também a história da formação de Minas Gerais e do Brasil como um todo. O museu permite aos visitantes compreender a trajetória histórica e cultural dessas regiões. “O Museu da Inconfidência, como um museu histórico nacional, possui uma relevância significativa na formação da identidade social, política e cultural brasileira. Sendo assim, é essencial que todo cidadão o visite, considerando sua função como um museu de formação cidadã”, disse o diretor. 

Histórico contemporâneo 

Ao visitar o Museu da Inconfidência, tanto moradores quanto turistas encontrarão o Panteão dos Inconfidentes e outras salas históricas. Além disso, com o novo Programa de Intervenções, o museu tem o objetivo de promover a atualização das narrativas históricas e artísticas brasileiras, estabelecendo uma conexão entre o acervo e a arte contemporânea. Sendo assim, o museu acolhe intervenções que estimulam reflexões sobre o período colonial e os projetos modernistas de um passado ideal, interpretados a partir de perspectivas e abordagens contemporâneas.

Alex Calheiros ressaltou que o museu está em diálogo com instituições de ensino superior, para realização de diversas atividades em parceria: “Uma dessas parcerias é com a UFMG, especificamente com o projeto República, do departamento de história. Trata-se de uma pesquisa sobre cada sala, os objetos e o que desejamos ver representado no museu. É um diálogo inicial, mas promissor, que irá possibilitar as mudanças efetivas que pretendemos realizar. Além disso, estamos em conversas com a UFOP sobre programas educativos do museu”.  

Além disso, como destacou Calheiros, o Museu da Inconfidência passará por mudanças significativas do ponto de vista estrutural, como melhorias na iluminação e na recepção. Adicionalmente, o acervo também passará por modificações gradativas. 

O Museu da Inconfidência está aberto de terça a domingo, das 10h às 18h, sendo liberado o acesso até às 17h. 

Jornal O Liberal

Região dos Inconfidentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário