http://www.jornaloliberal.net
Mariana
19 de julho de 2023Ordem de serviço para o início das obras, última etapa do projeto, foi assinada em 2020
Por Lucas Porfírio
O prédio da antiga Casa de Câmara e Cadeia de Marina, hoje sede da Câmara Municipal de Vereadores da Primaz de Minas, no dia 02 de agosto, será reaberto à comunidade marianense. O local, nos últimos dois anos e meio, passou por obras de restauro e está totalmente revitalizado.
Para o presidente da Câmara de Mariana, Fernando Sampaio (PSB), a conclusão das obras é motivo de celebração. “É o único prédio, em Minas Gerais, que funciona desde a sua fundação no mesmo local. Retornar às nossas atividades para aquela casa é a melhor coisa do mundo. Nós temos oito vereadores que não tiveram a honra de participar de uma reunião naquele plenário, porque o prédio estava em restauro quando eles ganharam para assumir a legislatura”, afirmou o chefe do legislativo municipal.
A restauração do edifício, construído entre 1768 e 1798 e que é considerado um dos mais importantes prédios do barroco mineiro, incluiu a revitalização de toda a parte estrutural. A obra faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento das Cidades Históricas (PAC-CH), do Governo Federal, que contou com investimento de, aproximadamente, R$ 2,5 milhões. Além disso, de acordo com Sampaio, o município também investiu cerca de R$ 2 milhões. A empresa A3 Restauros foi quem ganhou a licitação para realizar os trabalhos.
“A escada do campanário e o teto do plenário foram recuperados. Além disso, hoje nós temos um sistema de prevenção e combate a incêndios. Toda a parte elétrica e hidráulica também foi restaurada. Vale destacar que durante as obras, foram encontradas algumas pinturas parientais, e em alguns lugares acharam escritos como se os presos da época estivessem contando os dias, já que o prédio também funcionou como cadeia”, explicou o presidente.
A Casa de Câmara e Cadeia fica na Praça Minas Gerais, próxima às igrejas de São Francisco de Assis, Nossa Senhora do Carmo e do Pelourinho. É o único prédio do município que fica aberto para visitação todos os dias da semana. Agora, ele conta com um elevador, trazendo maior acessibilidade para os visitantes. “Temos esse carinho com a população da cidade e com os turistas que quiserem conhecer o prédio. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) aprovou a instalação. Abrimos uma porta e hoje contamos com elevador para quem tem dificuldade de locomoção para subir para o andar superior”, destacou o presidente da Câmara.
A primeira reunião ordinária da Câmara Municipal de Mariana, após as obras, acontecerá no dia 07 de agosto. E Fernando Sampaio deixou o convite para a população marianense participar da cerimônia de reabertura da Casa de Câmara com a entrega das obras de revitalização dos elementos estruturais e históricos do prédio da primeira Casa de Leis de Minas Gerais: “No dia 02 de agosto, às 18h, estaremos lá na Praça Minas Gerais para entregar a casa do povo”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário