quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

CÔNSUL DA ESPANHA DOA ARTIGOS HISTÓRICOS DA CULTURA AFRICANA PARA OURO PRETO

 http://www.jornaloliberal.net

Ouro Preto
07 de janeiro de 2022

Imagem - Ane Souz

Por Karina Peres

Na tarde desta quinta-feira (06), Dom Luís Prates, cônsul da Espanha, realizou a doação de máscaras, tecidos e outros objetos da cultura Africana, para a Casa de Cultura Negra de Ouro Preto. A doação foi recebida por representantes do poder executivo, legislativo e coordenadores da Casa de Cultural Negra. 

O cônsul explicou que os objetos pertenciam a sua coleção pessoal, vindos de diversos grupos étnicos e foram adquiridos quando era embaixador da Espanha na Costa do Marfim, na África. Para a Secretária de Turismo e Cultura, Margareth Monteiro, a doação se destaca por ter um valor afetivo. “Essa doação não só tem um valor histórico, como também tem um valor afetivo, ele tirou da coleção dele objetos que serão expostos de maneira segura aqui na Casa de Cultura Negra. Difundindo cada vez mais a cultura afro em Ouro Preto. Temos o objetivo de mostrar não o homem escravizado, mas sim tudo que ele contribuiu para nossa sociedade e esses objetos fortalecem esse propósito”, afirmou Margareth. 

Segundo o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, a doação valoriza a Casa de Cultura Negra. “Esses objetos prestigiam este espaço de convergência da cultura afro-brasileira, que é a Casa de Cultura Negra de Ouro Preto. Nesse espaço temos um trabalho, durante o ano inteiro de preparação para a Festa do Reinado, que valoriza a cultura afro do município. Em gestões anteriores eu consegui esse terreno para ser esse centro de cultura afro, e hoje nós temos a Casa de Cultura Negra, que de forma significativa, fica ao lado da Igreja de Santa Efigênia”, afirmou o prefeito. 

Festa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário, Santa Efigênia e São Benedito 

A visita e doação dos objetos pelo cônsul da Espanha aconteceu em um momento de extrema importância para a cultura africana no município. Isso porque, o último domingo (02), marcou o início da Festa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário, Santa Efigênia e São Benedito. Rodrigo Alvarenga, primeiro capitão da guarda de Congo de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia, ressaltou que a festa está acontecendo durante toda semana, com programação até o domingo (09), quando acontece a Alvorada Festiva. “Nela, às 5h da manhã, saímos para a rua tocando tambores para mostrar nossa fé e religiosidade cultura de Ouro Preto”, contou. 

Ele também falou sobre a importância da doação. “Estamos no 12° reinado, e esse ano tivemos esse presente de doações tão importantes. O cônsul também nos trouxe uma chave, que segundo ele seria a chave de Santa Efigênia, que engrandece ainda mais nosso templo. Nós estamos resistindo a diversos tipos de preconceito, e doações como essa, mostram que nosso trabalho não é em vão. Elas vêm para fortalecer nossa fé”, afirmou Rodrigo.    

As peças ficarão expostas na Casa de Cultura Negra, localizada na rua Padre Faria, no bairro Alto da Cruz. 

Álbum de Fotos

 

Jornal O Liberal

Região dos Inconfidentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário