quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Para os Apaixonados por Literatura

 O Clube dos Cinco recifense

Escritor pernambucano Renan Valença conta como criou obra "coming-of-age"

Um passeio entre passado e presente de sete jovens em uma jornada de autoconhecimento e descobertas. Esse é O Livro de Ouro da Juventude, lançamento do escritor pernambucano Renan Valença é ambientado no Recife. Os protagonistas reforçam estereótipos como: o maloqueiro, a evangélica, o militante, a esquisita, o esportista, a popular e o esquecido.

Porém todos são autênticos e com o lado moral e imoral revelado, por vezes conflitantes, mas que convivem em harmonia. As nuances dessas amizades improváveis e como o autor se espelhou em histórias do cinema e da televisão para escrever você confere na entrevista abaixo.

Por que você decidiu entre tantos escrever o subgênero ‘Coming-of-age’?

A realidade é que não houve uma decisão, um plano, uma escolha. A concepção da história contida em O Livro de Ouro da Juventude foi completamente espontânea, aquele universo brotou na mente de um jovem de 19 anos provavelmente numa tentativa de registrar sentimentos e emoções atinentes ao momento em palavras, em literatura. Ora, aquele jovem sequer sabia da existência do danado “coming-of-age”, isso caiu na conta do jovem adulto de 25 anos ao ouvir o termo e seu conceito e se pegou pensando consigo “humm, essa fórmula me parece familiar”, e no final das contas era uma forma pedagógica de apresentar ao mundo a história que por tantos anos habitou em mim.

É um estilo literário pouco comum no Brasil e muito apreciado no cinema americano. Você se inspirou em quais filmes e séries?

Digo sem nenhum melindre que O Clube dos Cinco consta como um dos pilares de concepção de O Livro de Ouro da Juventude, digo que foi o marco zero da obra, a primeira imaginação, ao instar em minha mente a hipótese: e se houvesse um Clube dos Cinco recifense? Aliás, o coming-of-age tem forte presença na produção artística nacional, o maior exemplo é Malhação, apesar do baixo grau de verossimilhança. O filme Cidade de Deus, por exemplo, apesar de toda denúncia e crítica social colaterais, tem o enredo centralizado no amadurecimento de Buscapé e Zé Pequeno, exploramos as inseguranças e descobertas dos personagens em primeiro plano. A série Confissões de Adolescente é outro clássico do coming-of-age brasileiro, tem até um filme de 2013 inspirado na série.

Alguma das histórias relatadas na obra são inspiradas na sua adolescência ou de amigos próximos?

Sim, certamente! Acredito que todo artista use do seu arsenal de vivência para dar forma à sua obra, comigo não foi diferente. Apesar da ideia de O Livro de Ouro da Juventude ter nascido de uma mente de 19 anos, sua realização só foi possível graças aos mais de dez anos que separa o idealizador do realizador, agora aos 30.

Quais são as particularidades de Recife que você cita na obra e porque ambientou o livro na capital de Pernambuco?

Ambientar a obra em Recife era uma das primeiras premissas, aquela questão “e se tivesse um Clube dos Cinco recifense?” Não tinha forma diferente de realizá-la. Como pernambucano crescido e criado em Recife, tenho profunda intimidade com nossa gente naquilo que compartilhamos, nas referências, na fala, nos gestos. Imprimir essas características que tanto domino em personagens eu acredito ter dado o tom realista que tanto almejei a eles. Recife se torna uma cidade integrada no desenvolver do romance. 

Você fez alguma pesquisa para escrever o livro, qual? Quanto tempo levou para escrevê-lo?

Fiz bastante pesquisa, especificamente Liliana foi uma personagem que me deu bastante trabalho. Uma moça evangélica é diferente de tudo que eu conheço, pesquisei, entrevistei outras meninas de igreja, li a Bíblia, tive muito cuidado em não criar uma caricatura de mau gosto. Até mesmo para criar o Fernando, um guru good vibes do YouTube, precisei consumir esse tipo de conteúdo que tinha pouca familiaridade. Sobre o tempo que o livro me tomou, a escrita dele, da primeira palavra que pus no papel até a última correção que fiz no arquivo de impressão, durou em torno de um ano e três meses, mas vamos recordar que essa história nasceu em mim lá em 2009, e, entre um ensaio e outro de escrita, levou esse tempo todo para maturar.

Você escreveu essa obra pensando em qual público-leitor?

Eis uma pergunta complicada! Acho que ainda estou em busca do danado do público-alvo, e pense numa busca difícil, viu? Novamente, O Livro de Ouro da Juventude foi uma produção muito espontânea, não houve uma visão de mercado ou publicitária. É a concretização de um anseio artístico. Digo que para aproveitá-lo bem precisa de certa maturidade e tolerância com temas perturbadores e a ciência do enorme potencial ofensivo e crítico da obra. O livro é para quem quiser se chocar, rir, passar raiva, chorar e se apaixonar pelos personagens e suas relações.

Sobre o autor: Renan Valença é escritor, e morador de Recife (PE) desde os 12 anos quando saiu do Cabo de Santo Agostinho para estudar no Colégio de Aplicação da UFPE em 2003, a versão real e mais amigável do AMAS. Com o isolamento social a história por trás do O Livro de Ouro da Juventude foi tirada do papel e se tornou uma forma do autor se conectar com suas origens.

 

Para acessar o release do livro “O Livro de Ouro da Juventude” clique aqui!



Imagens relacionadas

911e4091ca613b31ef36717c70741c38_small.jpg
baixar em alta resolução


c37341b11b36fd6e0c3ed8ebb0010d53_small.jpg
baixar em alta resolução



Busca por procedimentos estéticos pode esconder conflitos internos

Psicólogo e consultor de imagem Guto Bolsoni discute em livro o conceito de beleza emocional relacionada à saúde integral

A demanda por mudanças extremas na aparência e o ímpeto de se submeter a intervenções drásticas podem ser sintomas de conflitos emocionais. Este é o ponto de partida para as reflexões apresentadas no livro Casa All – Beleza Física e Emocional, lançamento do psicólogo e consultor de imagem Guto Bolsoni.

Todos os anos, mais de 1,5 milhão de procedimentos estéticos são realizados no Brasil, segundo informações da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Dentre as operações mais procuradas, está a de aumento da mama, com uma média anual de 200 mil cirurgias.

Em 2022, o rejuvenescimento das pálpebras e a rinoplastia devem se consolidar como tendência nos consultórios. Isso porque na pandemia, as pessoas passaram a se observar com mais frequência por meio de telas, gerando um “boom” na busca por transformações faciais.

Com Casa All, Bolsoni apresenta e discute o conceito de beleza emocional. O termo engloba o estado de harmonia entre sentimentos, afetos e a saúde mental de cada indivíduo. O autor incentiva ainda o debate sobre a busca de terapias e profissionais focados na saúde integral.

“Os procedimentos estéticos nem sempre servem para aprimorar a beleza física. Muitas vezes, funcionam apenas como anestesia na tentativa de curar uma ferida emocional”, alerta o psicólogo. No livro, ele apresenta mecanismos de reflexão para conciliar o bem-estar interno e a aceitação da própria imagem.

Ao longo das páginas, Bolsoni responde perguntas como “Qual o papel dos sentimentos na saúde mental?” e “Como curar feridas internas com um abraço?”, com destaque para a relação entre corpo e mente. Cada capítulo é um convite para revolucionar a forma como se entende e enxerga a beleza.

---

Ficha técnica

Livro: Casa All – Beleza Física e Emocional
Autor: Guto Bolsoni
Editora: Lisbon Press
ISBN/ASIN: 9789893725887
Páginas: 180
Link de venda: Amazon e Livraria da Travessa

Sobre o autor

Guto Bolsoni é psicólogo e pós-graduado em psicologia analítica. Possui ainda formação em jornalismo, letras e teatro. Trabalhou como modelo e ator, atuando em novelas e campanhas publicitárias no Brasil e exterior. Como psicólogo e consultor de imagem, criou o espaço Casa All, onde desenvolve estudos e treinamentos com o intuito de propagar a importância de estabelecer o equilíbrio entre beleza física e emocional.


Páginas do autor

Instagram: Guto Bolsoni | @gutobolsoni

Facebook: Guto Bolsoni

Amazon: Guto Bolsoni

 

Para outras informações ou entrevistas com o autor, entre em contato:

LC – AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO

Misael Freitas | misael@lcagencia.com.br 
Dielin da Silva | dielin@lcagencia.com.br 



Imagens relacionadas

40a2c5e176cdbd6fb368f86f29a02e2a_small.jpg
Divulgação
baixar em alta resolução


d805c01621f7866b635fa3421da05e54_small.jpg
Divulgação
baixar em alta resolução



Chakras: boas energias para uma vida mais equilibrada

Clássico livro sobre o Sistema dos Chakras, com mais de 300 mil cópias vendidas no mundo, ganha versão atualizada e estendida pela Editora Mantra

Chakras significa "roda" em sânscrito, antigo dialeto do Norte da Índia. Eles são caracterizados como poderosos centros de energia do corpo e, embora sejam invisíveis aos olhos, esses pontos energéticos também são responsáveis pelo equilíbrio do corpo e espírito.

A prática do yoga está diretamente relacionada aos chakras e ajuda ativar a energia que está dentro de cada ser humano. Para explicar como isso acontece, a doutora em psicologia, professora espiritual e de yoga, Anodea Judith escreveu há 25 anos o livro Chakras: o guia clássico para o equilíbrio e a cura do sistema energético. Agora, esta obra, que já vendeu mais de 300 mil cópias pelo mundo, ganha uma nova edição atualizada e com capítulos extras pela Editora Mantra, do Grupo Editorial Edipro.

Durante 352 páginas, a autora revela que existem sete chakras, que são como rodas energéticas no corpo astral. Seis deles são encontrados ao longo da coluna e o sétimo está localizado no topo da cabeça. Eles atuam como portais entre os planos físico e espiritual e oferecem oportunidades de desenvolvimento, evolução, transformação, equilíbrio, cura física e emocional.

"Como sete modalidades vibratórias, os chakras formam a mítica Ponte do Arco-íris, um canal que conecta céu e a Terra, corpo e mente, espírito e matéria, passado e futuro. Enquanto enfrentamos os tumultuosos períodos da nossa era atual, os chakras são como engrenagens que comandam a espiral da evolução e nos fazem avançar constantemente rumo às fronteiras ainda desconhecidas da consciência e de seu infinito potencial. O corpo é um vínculo de consciência e os chakras são as rodas da vida que carregam esses vínculos durante seus desafios, tribulações e transformações.” (Chakras, p. 23)

Com uma abordagem prática e linguagem de fácil entendimento, Anodea Judith guia o leitor em uma poderosa jornada pelos níveis transcendentes da consciência física e espiritual, passando por cada chakra existente.  “Este livro é um mapa para a jornada da consciência. Você pode considerá-la como um 'manual do usuário' para o Sistema dos Chakras. Este mapa, como qualquer outro, não lhe dirá aonde você deve ir, mas o ajudará ao longo da jornada que deseja fazer”, conta Judith.

Leitura indicada para professores e praticantes de yoga, principalmente para aqueles que buscam uma vida equilibrada, mais saúde e uma profunda transformação pessoal, Chakras ensina a explorar e equilibrar os sete pontos energéticos em adultos e crianças, por meio de meditações poéticas e movimentos simples do yoga.

Ficha técnica
Título: Chakras: o guia clássico para o equilíbrio e a cura do sistema energético
Autora: Anodea Judith
Editora: Mantra
Assunto: Yoga
ISBN: 9786587173085
Edição: 1ª edição
Número de páginas: 352
Onde comprar: https://amzn.to/3qs5Xcp

Sobre a autora: Anodea Judith é fundadora e diretora do Sacred Centers, uma autora inovadora e professora espiritual. Ela tem mestrado e doutorado em psicologia e saúde humana e é professora de yoga com certificação de 500 horas. Judith é considerada, nos Estados Unidos, uma das maiores especialistas na relação entre chakras e questões terapêuticas e também na interpretação do Sistema dos Chakras no contexto do estilo de vida ocidental. Ela ministra workshops no mundo inteiro e oferece certificações relacionadas ao seu trabalho no Sacred Centers. Visite-a online em www.sacredcenters.com.

 

Para outras informações, entre em contato:

LC - Agência de Comunicação
Gabriela Cuerba | gabi@lcagencia.com.br
Carolina Tomaselli | carolina@lcagencia.com.br 



Imagens relacionadas

6db20990cbbb954d4a85053cdf09a124_small.jpg
Divulgação | Grupo Editorial Edipro
baixar em alta resolução


7cdb24620012247409123c3302f159a6_small.jpg
Anodea Judith
Kurty Photografy
baixar em alta resolução



Nenhum comentário:

Postar um comentário