segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Quando e como trabalhar a questão profissional com os filhos?

Conheça a opinião de uma especialista em educação sobre como estimular seu filho de forma saudável


“O que você quer ser quando crescer?” Essa é uma pergunta que provavelmente toda criança já ouviu. Embora falar de profissões com uma criança ou pré adolescente seja algo que possa motivar seus sonhos e estimular interesses, o tema deve ser trabalhado pelos pais com cuidado para evitar pressões familiares que podem prejudicar o desenvolvimento emocional dos filhos.

Georgya Corrêa, Diretora Pedagógica da Escola Teia Multicultural e da Edtech Asas Educação orienta: “não deve-se criar expectativas em uma criança sobre qual será a sua profissão. Primeiro que nós não sabemos nem se as mesmas profissões que existem hoje continuarão existindo”, argumenta a pedagoga. Devido aos avanços tecnológicos, especialistas prevêem o surgimento de novas demandas e a extinção de outras.

“Decidir o que fazer com sua carreira deve ser uma decisão consciente e tomada de forma autônoma. Se a família quer ajudar, ajude demonstrando que independente da escolha, a criança poderá contar com seu apoio”, afirma a pedagoga Georgya Corrêa.

Em uma família onde predomina uma atuação profissional, é necessário que os pais tenham cuidado para que o filho não se sinta pressionado a seguir a mesma carreira que eles. A pressão familiar pode motivar o jovem a ingressar em um curso universitário que na verdade ele não gosta, resultando em desgaste psicológico, emocional e grandes chances de desistência.

Quando os pais devem abordar as questões profissionais com os filhos? “Não existe uma idade específica para se direcionar pré adolescentes para sua escolha profissional. O primeiro passo para isso, é que o jovem conheça a si mesmo”, adverte Lucas de Briquez, Diretor Administrativo da Teia Multicultural e Diretor Executivo da Edtech Asas Educação. “O indicado é estimular a curiosidade e a aprendizagem desde cedo. Dessa forma, ele vai descobrir quais são os seus próprios interessesl”, pontua.

Através dos estímulos, a criança irá naturalmente identificar as áreas que sente mais aptidão e desenvolver interesse em alguma profissão. Lucas de Briquez diz que: “ajudar um adolescente a dar os primeiros passos em direção a escolha de sua formação profissional está mais relacionado ao processo de auxiliá-lo a entender quais são seus dons e talentos, onde estão suas maiores facilidades e curiosidades, do que repetidamente questionar: "O que você vai querer ser quando crescer?", declara.

A escola é um ambiente voltado à aprendizagem que pode contribuir significativamente para a orientação profissional de um adolescente. Georgya Corrêa argumenta que a instituição deve mostrar diferentes possibilidades de carreira: “o trabalho da escola é não perpetuar a mentira de que existem áreas isoladas e profissões fechadas, e sim, mostrar para os alunos as diferentes possibilidades de carreira”, constata.

Somos uma escola que atende alunos desde o berçário até o último ano do ensino médio, abrangendo então, todos os segmentos educacionais. Iniciamos em 2020 nosso projeto Teia We, onde atenderemos jovens que passarão por um processo de autodescoberta em busca de sua adequação ao mundo adulto. Também oferecemos processos de formação para professores e estamos desenvolvendo uma linha de cursos para mães e pais.

Como aplicamos nossas práticas pedagógicas?

Desenvolvemos uma técnica na qual, em nossos planejamentos semestrais, criamos diferentes projetos artísticos e vinculamos os conteúdos da BNCC ao seu desenvolvimento (seja em sua produção ou investigação da temática proposta). Todos os nossos educadores passam por um processo próprio de formação, onde aprendem a sistematizar esses projetos e aplicá-los dentro de nossa abordagem, tendo acompanhamento semanal da coordenação e direção em nossas reuniões pedagógicas.

Pietra Geórgia - MF Press Global 

Jornalista redatora, suporte e nordestina  

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