http://www.jornaloliberal.net
Ouro Preto
14 de setembro de 2022Por Karina Peres
Entre os dias 13 a 15, acontece em Ouro Preto o II Congresso Internacional do Senhor de Matosinhos. O evento é realizado com o apoio da cidade de Congonhas e também de Matosinhos, em Portugal. A programação é gratuita e conta com palestras e visitas guiadas a museus, que têm como objetivo, estudar e ressaltar a importância da devoção ao Senhor de Matosinhos em Minas.
A abertura do Congresso foi nesta terça-feira (13) e teve a presença de lideranças políticas de municípios que cultivam a devoção ao Senhor de Matosinhos. Como a cidade de Congonhas, onde fica localizado o Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, que abriga o maior conjunto de arte barroca produzida pelo mestre Aleijadinho. O município também é conhecido pelo “Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos”, uma das maiores festas religiosas de Minas.
Cláudio Antônio de Souza, prefeito da cidade, falou sobre a importância que o Congresso tem na preservação dessa cultura. “É um momento muito importante, aqui vamos ouvir estudiosos, vamos resgatar essa cultura e relembrar a importância de como essa devoção é importante para diversas cidades do nosso estado. Em Congonhas, a devoção e a fé no Senhor de Matosinhos é muito grande, temos uma das maiores Romarias do estado e talvez até do Brasil”, afirmou Cláudio.
Wirley Reis é prefeito de Itapecerica e presidente da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais. Ele foi o responsável por construir a mais recente capela do estado em devoção ao Senhor de Matosinhos. Wirley ressaltou que além de celebrar a importância para a história, a cultura e a fé de Minas, o Congresso busca melhorias para o patrimônio histórico. “Esse evento também busca chamar atenção das nossas autoridades para a proteção do nosso patrimônio, para as igrejas do Bom Jesus de Matosinhos aqui de Ouro Preeto, o Santuário de Congonhas, e tantos outros que precisam ser revitalizados e precisam da atenção das instituições como IPHAN e outras. Essas igrejas são patrimônio do povo, fazem parte da nossa identidade. Espero que nesse Congresso nós possamos ter voz para cobrar e que as devidas restaurações aconteçam”, disse o prefeito de Itapecerica.
O tom de cobrança também esteve presente na fala do prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo. Ele explicou que a Igreja do Senhor Bom Jesus de Matosinhos e São Miguel e Almas das Cabeças é tombada pelo IPHAN, mas encontra-se fechada por falta de restauro. “Isso é reflexo do que está sendo praticado pelas instituições do Estado, que vem sendo desrespeitadas pelo atual governo [...] Nós estamos aqui cobrando e defendendo o restauro desta Igreja sabendo que isso é praticamente impossível. Porém, o nosso protesto fica consignado na nossa participação no debate proporcionado por esse Congresso”, declarou o prefeito.
Fortalecimento da relação entre Brasil e Portugal
Angelo Oswaldo corrobora que o Congresso fortalece a relação histórica entre Brasil e Portugal. “É uma honra na semana do bicentenário da Independência, acolher os amigos portugueses e celebrar um elo profundo e permanente de união entre esses dois países que é a devoção ao Senhor de Matosinhos. Nós temos aqui em Ouro Preto, uma igreja dedicada a essa devoção, que tem essa fé secular ao Senhor de Matosinhos”, disse.
Fernando Rocha é vereador de Matosinhos em Portugal, ele participou do Congresso e também celebrou a parceria entre os países. “Duas coisas nos unem muito, o barroco e o culto ao Bom Senhor de Matosinhos. Estamos muito felizes de participar, é um intercâmbio muito importante para os dois países, pois ressalta a importância histórica de ambos. É impressionante como a devoção aqui está muito mais enraizada do que em Portugal, o que para nós é um fenômeno muito gratificante”, afirmou Fernando.
Programação
No primeiro dia do evento, a programação contou com visitas guiadas aos Museus da Inconfidência e do Oratório, um cortejo do Zé Pereira dos Lacaios e a abertura de duas exposições na Casa de Gonzaga. O evento também teve uma palestra com o historiador Joel Cleto, de Portugal, que contou a história da devoção ao Senhor de Matosinhos. Nesta quarta-feira (14), a programação acontece em Congonhas, e terá visitas guiadas ao Santuário Bom Senhor de Matosinhos e ao Museu do município e a celebração de uma missa.
Na quinta-feira (15), a programação volta a acontecer em Ouro Preto e também contará com palestras realizadas a partir das 10h, no anexo do Museu da Inconfidência, visitas guiadas a partir das 15h, às Igrejas de Nossa Senhora do Pilar e do Senhor Bom Jesus de Matosinhos e São Miguel e Almas das Cabeças. O encerramento será às 19h, com uma apresentação cultural no Adro da Igreja do Rosário.
Jornal O Liberal
Região dos Inconfidentes
Nenhum comentário:
Postar um comentário