sábado, 8 de outubro de 2022

Empresas ampliam aquisição de planos e seguros de saúde

 

Além do aculturamento e sensibilização da população, empreendedorismo e customização estão entre os motivos da alta dos seguros em grupo que, apenas na Lojacorr, cresceram 38%

Saúde é um bem precioso e o cenário sanitário vivenciado nos últimos anos reforçou ainda mais a sua importância. Ter um plano ou seguro de saúde se tornou prioritário para todos. E apesar das adversidades enfrentadas em razão das crises sanitária e econômica, muitas empresas e pessoas mantiveram esse investimento, pois demonstraram preocupação com a qualidade de vida e buscaram a facilidade dos planos no dia a dia. 

Somente em 2021, de acordo com levantamento realizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), as operadoras registraram 1,5 milhão de novos beneficiários. Este foi o maior crescimento para o período de um ano desde 2013. O último levantamento feito pela ANS, em abril, mostra que há 49,4 milhões de brasileiros segurados, mas a expectativa do setor é continuar subindo até o final do ano e ultrapassar o total de 50 milhões. 

O destaque maior foi com os planos de saúde de contratos empresariais, totalizando cerca de 34 milhões em relação aos 9 milhões de pessoas dos planos individuais. As empresas investiram na saúde empresarial como fundamental para melhoria do clima organizacional, produtividade e crescimento. Segundo Luiz Longobardi Junior, diretor de Distribuição e Mercado (CCO) da Rede Lojacorr, maior Rede de Corretoras de Seguros Independentes do Brasil, os benefícios do Seguro em Grupo são muito importantes e estratégicos para os negócios. “Embora não seja obrigatório em todos os casos, é uma forma da empresa valorizar e cuidar dos colaboradores. Atrai os melhores e mais capacitados talentos para a empresa e faz com que eles se mantenham interessados em continuar. Além disso, o seguro saúde empresarial diminui diversos riscos, faz com que o colaborador frequente consultas com certa regularidade e consiga evitar possíveis agravamentos de situações controláveis”, explica.

Em 2022, os seguros de saúde empresariais (Saúde em Grupo) também foram destaque na Rede Lojacorr. Dados mostram que de janeiro a agosto deste ano foram mais de R$ 65,8 milhões em produção. Se comparado a cerca de R$ 47,6 milhões no mesmo período do ano passado. Um crescimento de mais de 38%. “Isso demonstra um grande interesse das empresas em manter o investimento que traz segurança e valoriza seus funcionários”, finaliza Longobardi.

Apesar da frequente confusão desses tipos de coberturas do plano e do seguro saúde, a diferença das duas é notável na prática. Além do preço mensal, que costuma ser menor no seguro saúde, o plano de saúde oferece ao consumidor uma abrangência limitada a um conjunto de profissionais e de estabelecimentos conveniados à operadora. Portanto, se o serviço ou tratamento demandado pelo paciente estiver dentro da cobertura do contrato, ele consegue a consulta pelo plano, mas se o tratamento estiver excluído da cobertura, em regra, o usuário é que deve arcar com as despesas na totalidade. Já com o seguro de saúde, o consumidor não fica limitado à rede de conveniados imposta pela operadora e o consumidor com o seguro fica mais livre de escolhas de seus profissionais e é ressarcido pelas consultas e atendimentos realizados.

O crescimento por planos e seguros de saúde empresariais também está ligado ao quanto o mercado de Pequenas e Médias Empresas (PME) vem crescendo de forma constante nos últimos anos. De 2017 até o primeiro trimestre de 2022, por exemplo, o número de beneficiários no mercado PME cresceu 27%. Esse crescimento deve se manter nos próximos anos, com o número de pessoas que decidem empreender e abrir seu próprio negócio crescendo a cada ano. Segundo dados do SEBRAE, houve um crescimento de 8,7% para 9,9% da população brasileira, com mais de 14 milhões de empreendedores estabelecidos no País.     

Estratégias das operadoras e seguradoras

Stenio Max Fernandes de Freitas, concessionário da Rede Lojacorr no Rio Grande do Norte e corretor especialista em seguro saúde, vice-presidente de Marketing e Eventos da Fenacor (Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados e de Resseguros, de Capitalização, de Previdência Privada, das Empresas Corretoras de Seguros e Resseguros), ressalta que esse crescimento também é resultado da modernização. As operadoras e seguradoras já vinham investindo em novas tecnologias digitais, principalmente nos aplicativos, mas quando o isolamento foi decretado essas empresas tiveram que acelerar a entrega de muitos serviços que trouxeram conforto e segurança para seus clientes, em especial a telemedicina. 

A SulAmérica foi uma das empresas que apostaram nessas ferramentas. No segundo trimestre de 2022 contabilizou 4,7 milhões de beneficiários em saúde e odonto, um crescimento de 9,4% quando comparado ao mesmo período do ano anterior, considerando as 127 mil adicionadas com a conclusão da aquisição da Sompo Saúde ao final do trimestre. “A estratégia midticket seguiu evoluindo e vem mantendo um ritmo de crescimento consistente. No fechamento trimestral, este nicho de atuação já alcançava mais de 207 mil beneficiários (62,1% a mais do que em igual período de 2021)” afirma Luciano Lima, diretor Comercial da SulAmérica. Segundo ele, para 2022 a expectativa é chegar a 5 milhões de beneficiários.

A Bradesco Saúde também aposta nas PMEs. Segundo o diretor-gerente da Bradesco Saúde, Flávio Bitter, o objetivo é atender às necessidades específicas de cada empresa. “ O SPG (seguro para pequenos grupos), segmento em que estão as PMEs, é cada vez mais importante. Hoje, são cerca de 170 mil empresas clientes desse porte, responsáveis por mais de 1 milhão de vidas”, diz.

Além do uso da tecnologia, o executivo da Bradesco Saúde relata ainda que uma das estratégias para que o seguro saúde chegue a mais empresas em todo o país é a regionalização. “Customizamos o seguro com a realidade local, mas que garantem cobertura nacional”. Na comparação de julho deste ano com o mesmo período do ano passado, esses produtos locais tiveram crescimento de 67% no número de empresas clientes contratantes do segmento de PMEs, alcançando mais de 171 mil beneficiários.

Também há o esforço dos corretores de seguros e a capilaridade dos produtos. “Estamos acompanhando de perto os nossos parceiros que ampliaram a capilaridade de seus produtos num esforço bastante salutar em criar linhas de produtos mais acessíveis, regionalizando redes de atendimento. As empresas de pequeno e médio porte, que são a grande maioria no Brasil, são grandes consumidoras desses produtos e os corretores que estiverem atentos a esse movimento, mantendo o foco na capacitação técnica e comercial junto a essas operadoras, têm um grande mercado para prospectar novos negócios”, explica Stenio.


Sobre a Rede Lojacorr: A Lojacorr é a maior Rede de Corretoras de Seguros Independentes do Brasil. O seu modelo de negócios disruptivo conecta corretoras de seguros e seguradoras por meio de sua plataforma digital, oferecendo acesso a um amplo portfólio de soluções, suporte operacional, comercial e estratégico. Fundada em 1996, a empresa se dedica a oferecer os melhores recursos em distribuição de seguros e produtos financeiros às corretoras e clientes. Presente nos 26 Estados e no Distrito Federal, por meio de 59 Unidades (44 físicas e 15 remotas), a Lojacorr possui 440.000 documentos protocolados, comercializados por 5.000 profissionais de seguros, que atuam em mais de 4.500 municípios. Tendo como sede administrativa em São José dos Pinhais (PR), e sede comercial em São Paulo (SP), a empresa conta também com 270 colaboradores (sede e unidades). A Rede Lojacorr está entre as empresas emergentes do Sul, é certificada pelo Great Place to Work e acelerada pela Endeavor, além de fechar 2021 com produção de R$ 916 milhões produzidos em seguros, consórcios e demais segmentos.


Sobre a SulAmérica: A SulAmérica é uma companhia de 126 anos que se dedica a entregar Saúde Integral para seus mais de 7 milhões de clientes por meio de produtos e serviços de Saúde, Odonto, Vida, Previdência e Investimentos. A companhia tem como missão melhorar a vida das pessoas, oferecendo apoio, segurança e autonomia em cada momento e decisão de saúde física, emocional e financeira. Para isso, conta com mais de 4 mil pessoas colaboradoras engajadas e comprometidas, além de uma rede de distribuição com mais de 37 mil corretores e corretoras de seguros independentes em todo o Brasil. Para mais informações, acesse: www.sulamerica.com.br


Sobre o Grupo Bradesco Saúde: O Grupo Bradesco Saúde é líder consolidado do mercado de planos e seguros privados de saúde, com maior destaque no segmento de planos coletivos, para empresas de todos os tamanhos, atuando em todas as regiões geográficas do país. Hoje atendendo a cerca de 3,9 milhões de beneficiários, e presente em aproximadamente 1,4 mil municípios do país, a Bradesco Saúde e sua controlada Mediservice contam com ampla rede médica referenciada composta por mais de 46 mil prestadores médico-hospitalares, mais de 3,4 mil hospitais e cerca de 10,8 mil serviços de diagnósticos e análises laboratoriais. No primeiro trimestre de 2022, as duas empresas apresentaram, em conjunto, faturamento superior a R$ 7,3 bilhões, crescimento de 5,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. A Bradesco Saúde e a Mediservice tiveram um aumento de 5,67% em número de beneficiários, no comparativo do mesmo período.


Atenciosamente

Mariana Okita
Lide Multimídia/Rede Lojacorr


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