Um estudo publicado na revista científica internacional Journal Health and Technology revelou o que acontece no cérebro de uma pessoa com transtorno mental.
Nesta segunda-feira (10) é comemorado o Dia Mundial da Saúde Mental. Segundo o estudo, a Saúde Mental de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções.
“Ter saúde mental é: Estar bem consigo mesmo e com os outros. Transtornos cerebrais são doenças que se devem, a um problema real do o funcionamento do sistema nervoso, que interfere na capacidade do cérebro de receber e enviar sinais de forma apropriada. Não são causadas por qualquer dano ou lesão estrutural do sistema nervoso. As causas ou fatores de risco dos transtornos podem ser desde a predisposição genética a evento traumático, ou até o abuso de drogas. São diversos transtornos mentais, como ansiedade, depressão, esquizofrenia, bipolaridade, entre outros”, diz trecho.
Conforme o estudo, o transtorno mental é uma disfunção da atividade cerebral que pode afetar o humor, o comportamento, o raciocínio, a forma de aprendizado e a maneira de se comunicar de um indivíduo.
“Ele é um mal silencioso, que pode estar presente em qualquer fase da vida de uma pessoa. Seus reflexos acontecem no âmbito psicológico e podem ter sintomas físicos, dependendo do estágio da doença. Comumente associado ao sofrimento, os transtornos ansiosos, depressão, síndrome do pânico, dependências químicas, transtorno bipolar e outros.”
O transtorno mental e o processo de aprendizagem
Segundo os autores, é necessário enfatizar cada vez mais, a importância do tratamento, seja de qual transtorno mental for, para o desenvolvimento no processo de aprendizagem.
“Se diagnosticado desde a infância, é bem mais fácil o tratamento, porém algumas pessoas só conseguem diagnosticar ou só apresentam esse tipo de problema, depois da infância, na adolescência ou até mesmo na fase adulta, quando a pessoa já está bastante comprometida e com a vida disfuncional. Porém cada indivíduo manifesta sua patologia de forma singular e o manejo deve ser também de forma personalizada.”
O estudo mostrou que o transtorno tem múltiplas causas, como herança genética, meio ambiente, cultura, impactos emocionais, traumas, fases do ciclo vital, entre outros aspectos. Portanto seu tratamento da mesma forma exige uma equipe multidisciplinar, com profissionais como psicólogo, psiquiatra, fonoaudiólogo, e no ambiente escolar, se tratando da aprendizagem temos a psicopedagoga, profissional de extrema importância para o aluno e para a família do mesmo.
“Quando a manifestação do transtorno acontece em fase escolar; os professores são peça chave, já que a escola é um ambiente muito familiar e funciona como segundo lar e representação de família. Os professores, têm a possibilidade de observar e identificar o problema do aluno; pois passam muitas horas com o mesmo no dia a dia, transferem conhecimentos para ele, identificando assim seu estado emocional, manutenção de foco atencional, memória, engajamento, motivação, mudança de humor e comportamento. São os primeiros a perceber dificuldades de aprendizagem ou incapacidade apresentada por alguns indivíduos diante de situações novas, desencadeadas por diversos fatores. As dificuldades de aprendizagem não são uma exceção no sistema educacional. O insucesso da criança, muitas vezes rotulado de dislexia, discalculia, disgrafia entre outros. É também o resultado de problemas sociais, políticos, culturais, educacionais e pedagógicos, dentre outros. Considerar esses transtornos de aprendizagem, como problema estritamente da criança é ignorar os reflexos das dificuldades de ensino”, diz trecho do estudo.
Importância do cuidado com a saúde mental
Segundo os autores, cuidar da saúde é uma atitude que deve ser tomada, diariamente, para evitar doenças e, claro, para manter uma vida mais equilibrada. No entanto, muitas vezes, devido à rotina cada vez mais agitada, as pessoas acabam se esquecendo do cuidado que deveriam ter com a saúde.
“A saúde mental é um importante fator que possibilita o ajuste necessário para lidar com as emoções positivas e negativas. Investir em estratégias que possibilitem o equilíbrio das funções mentais é essencial para um convívio social mais saudável. Sendo assim, é importante cuidar da mente como prioridade, pois é ela que rege os resultados das nossas vidas. É a mente que nos dá, inclusive, a consciência da importância de manter o corpo saudável”, diz trecho.
Os autores do estudo são a Dra. Roselene Espírito Santo Wagner, Ph.D em Neurociências, Dra em Psicologia, Mestre em Psicanálise e Neuropsicóloga especialista no tratamento de diversos transtornos, além de ser habilitada para aplicação de testes psicométricos reconhecidos mundialmente. E o Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, é um Pós PhD em neurociências, mestre em psicologia, licenciado em biologia e história; também tecnólogo em antropologia com várias formações nacionais e internacionais em neurociências.
Sobre o Prof. Dr. Fabiano de Abreu Agrela
Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, é um Pós PhD em neurociências, mestre em psicologia, licenciado em biologia e história; também tecnólogo em antropologia com várias formações nacionais e internacionais em neurociências. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat - La Red de Investigadores Latino-americanos, do comitê científico da Ciência Latina, da Society for Neuroscience, maior sociedade de neurociências do mundo nos Estados Unidos e professor nas universidades; de medicina da UDABOL na Bolívia, Escuela Europea de Negócios na Espanha, FABIC do Brasil, investigador cientista na Universidad Santander de México e membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva. Membro de 4 sociedades de alto QI, entre elas a Mensa International e a mais restrita do mundo Triple Nine Society.
Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, é um Pós PhD em neurociências, mestre em psicologia, licenciado em biologia e história; também tecnólogo em antropologia com várias formações nacionais e internacionais em neurociências. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat - La Red de Investigadores Latino-americanos, do comitê científico da Ciência Latina, da Society for Neuroscience, maior sociedade de neurociências do mundo nos Estados Unidos e professor nas universidades; de medicina da UDABOL na Bolívia, Escuela Europea de Negócios na Espanha, FABIC do Brasil, investigador cientista na Universidad Santander de México e membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva. Membro de 4 sociedades de alto QI, entre elas a Mensa International e a mais restrita do mundo Triple Nine Society.
Sobre Dra Roselene Espírito Santo Wagner
Também conhecida como Dra. Leninha, é Ph.D em Neurociências, Dra em Psicologia, Mestre em Psicanálise e Neuropsicóloga especialista no tratamento de diversos transtornos, além de ser habilitada para aplicação de testes psicométricos reconhecidos mundialmente.
Dra. Leninha tem participação em diversos programas de rádio e televisão, assim como periódicos e revistas nacionais e internacionais.
Também conhecida como Dra. Leninha, é Ph.D em Neurociências, Dra em Psicologia, Mestre em Psicanálise e Neuropsicóloga especialista no tratamento de diversos transtornos, além de ser habilitada para aplicação de testes psicométricos reconhecidos mundialmente.
Dra. Leninha tem participação em diversos programas de rádio e televisão, assim como periódicos e revistas nacionais e internacionais.
CEO Fabiano de Abreu
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Gestão geral grupo MF Press Global
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