http://www.jornaloliberal.net
Ouro Preto
01 de março de 2023Por Karina Peres
Nesta quinta-feira (02), será realizado o lançamento do livro “Sentidos de Pertencimento e Identidade Cultural: Repúblicas Estudantis de Ouro Preto e o Patrimônio Imaterial”. A obra foi escrita e organizada pelo historiador Otávio Luiz Machado e busca trazer reflexões sobre ações que podem ser feitas em prol da população de Ouro Preto por meio de iniciativas das repúblicas estudantis. O lançamento é aberto ao público e será às 10h, na Biblioteca Pública de Ouro Preto.
Segundo Otávio, o livro traz um resgate histórico da cidade que começa na Proclamação da República em 1889 até a transferência da capital de Minas Gerais de Ouro Preto para Belo Horizonte em 1897. “O século XX foi observado nos seus altos e baixos, considerando que a cidade de Ouro Preto sofreu agruras com a perda populacional expressiva a partir de 1897, mas muitos movimentos em prol da cidade tornou possível o seu reconhecimento e a sua valorização cultural na mesma proporção de sua importância como referência na história, na cultura e na arte do Brasil”, explicou o autor.
Além do estudo histórico, a obra apresenta propostas de caminhos que podem ser percorridos para que as repúblicas possam agir em prol de Ouro Preto, sendo eles: ampliar as condições para melhorar a relação da comunidade ouro-pretana e repúblicas estudantis; subsidiar a proposta de registro da vida republicana das repúblicas da UFOP como patrimônio imaterial de Ouro Preto; produzir novos conhecimentos sobre a história das repúblicas estudantis e da própria história do município.
Jornal O Liberal
Região dos Inconfidentes
Nenhum comentário:
Postar um comentário