http://www.jornaloliberal.net
Itabirito
19 de abril de 2023Com o objetivo de fomentar a geração de renda no município por meio da comercialização do pastel de angu, a Prefeitura de Itabirito, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Patrimônio Cultural e Turismo, deu início nessa terça-feira, dia 18 de abril, à implantação do núcleo setorial dos mantenedores.
Nove dos mantenedores cadastrados junto à Prefeitura estiveram presentes na reunião, realizada na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Os mantenedores foram apresentados ao contexto do núcleo setorial, bem como aos benefícios que podem obter ao se unirem em cooperativismo para a promoção da produção, comercialização e visibilidade do pastel de angu.
“O apoio aos mantenedores é importante para manter viva a tradição do modo de fazer o pastel de angu. A criação de um núcleo fomenta novas oportunidades de lucros, bem como oportunidades de crescimento profissional no setor e garantias de que o patrimônio gastronômico de Itabirito se torne ainda mais conhecido”, destaca a secretaria de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Nonato.
Proteção da tradição
O modo de fazer o Pastel de Angu, patrimônio imaterial de Itabirito, terá ainda mais visibilidade e proteção com a implantação do núcleo setorial dos mantenedores.
“Além da movimentação econômica, o apoio aos mantenedores garante a preservação da história e do tradicional modo de fazer o pastel de angu. A criação do núcleo é a certeza do fortalecimento de nossa tradição e da elevação da qualidade do pastel de angu produzido artesanalmente em Itabirito”, ressaltou a diretora de Turismo da Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo, Rosilene Martins.
“Ser mantenedor do pastel de angu é empreender, gerar emprego e renda no município. Precisamos valorizar o que temos de melhor, ofertando, de forma organizada, capacitações e acesso a processos de qualidade fundamentais para os mantenedores”, finalizou o gestor de projetos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Carlos Magno.
Jornal O Liberal
Região dos Inconfidentes
Nenhum comentário:
Postar um comentário