Ao Viajar Pratique Direção Defensiva, Trânsito é Comportamento
Direção defensiva: é a técnica indispensável para o aperfeiçoamento do motorista.
Elementos fundamentais da direção defensiva: conhecimento, atenção, previsão, decisão, habilidade, considerar o risco, aplicar a defesa, agir no momento.
Condições adversas do veículo: cuidar da manutenção do seu carro.
Podem causar acidentes: pneus gastos, freios desregulados, lâmpadas queimadas, falta de buzina, retrovisor com defeito, borracha do limpador de pára-brisa ressecada, etc.
Atitudes inadequadas no trânsito: velocidade excessiva, manobras arriscadas, avaliação incorreta de distância, erros visuais com desvios de direção, perda de controle da situação, ultrapassagem em lugar impróprio, dirigir embriagado, etc.
Sono e direção: especialistas afirmam que a sonolência é responsável por mais de 25% dos acidentes automobilísticos.
A maioria dos acidentes ocorre nas primeiras horas da manhã, devido a sonolência mais intensa.
Condições adversas do motorista: fadiga, sono, estresse, visão deficiente, perturbação física.
Quando perceber um animal na pista, reduza a velocidade, nunca buzine, pois poderá assustá-lo.
Use sempre o cinto de segurança, é um dispositivo que garante segurança.
Não use o celular ao dirigir, ele distrai o motorista.
Acidente evitável ou inevitável: é aquele em que a pessoa deixa de fazer tudo, que razoavelmente poderia ter feito para evitá-lo.
Transportar crianças: sempre no banco traseiro e com cinto de segurança.
Na direção defensiva não importa saber quem é o culpado, mas quem poderia ter evitado o acidente..
OBS: Texto tirado de um treinamento que fiz sobre direção defensiva na Vale..
A Vale:
"A Vale sempre deu treinamentos aos seus colaboradores.
Segurança sempre foi prioridade para a Vale!
Nenhum colaborador inicia sua jornada de trabalho, sem antes participar do diálogo de segurança.
Uma rotina diária para os colaboradores das áreas administrativas e operacionais.
Quando de um acidente na empresa, é feita a análise de falha do acidente, essa análise do acidente é multiplicada para todas as unidades da empresa, em todo o país, via e-mail.
Os acidentes são reciclados em todas as unidades da empresa.
São colocadas medidas para bloquear o acidente, para que ele não se repita mais daquela forma.
Mesmo com toda essa prevenção, os acidentes acontecem.
"Silmar Silva, que foi diretor de operações de várias unidades da vale, eu trabalhava em uma dessas unidades, todo mês ligava pedindo aos lideres de campo, para fazerem um paradão. Significa parar a operação, para que ele pudesse falar sobre segurança para os operadores de equipamentos pesados.
Reunia os operadores na mina(campo) e dava seu recado sobre segurança.
Ele sempre exigiu de todos nós, Gerentes e Lideres, acidente zero na vale".
Falava aos colaboradores durante 1 hora e 30 minutos, sobre a importância da segurança no trabalho, de trabalharem seguro, ser focado naquilo que faz, ter muita atenção, parar a operação se observarem algum risco, alguma área insegura, etc.
Cristóvão Martins Torres
Elementos fundamentais da direção defensiva: conhecimento, atenção, previsão, decisão, habilidade, considerar o risco, aplicar a defesa, agir no momento.
Condições adversas do veículo: cuidar da manutenção do seu carro.
Podem causar acidentes: pneus gastos, freios desregulados, lâmpadas queimadas, falta de buzina, retrovisor com defeito, borracha do limpador de pára-brisa ressecada, etc.
Atitudes inadequadas no trânsito: velocidade excessiva, manobras arriscadas, avaliação incorreta de distância, erros visuais com desvios de direção, perda de controle da situação, ultrapassagem em lugar impróprio, dirigir embriagado, etc.
Sono e direção: especialistas afirmam que a sonolência é responsável por mais de 25% dos acidentes automobilísticos.
A maioria dos acidentes ocorre nas primeiras horas da manhã, devido a sonolência mais intensa.
Condições adversas do motorista: fadiga, sono, estresse, visão deficiente, perturbação física.
Quando perceber um animal na pista, reduza a velocidade, nunca buzine, pois poderá assustá-lo.
Use sempre o cinto de segurança, é um dispositivo que garante segurança.
Não use o celular ao dirigir, ele distrai o motorista.
Acidente evitável ou inevitável: é aquele em que a pessoa deixa de fazer tudo, que razoavelmente poderia ter feito para evitá-lo.
Transportar crianças: sempre no banco traseiro e com cinto de segurança.
Na direção defensiva não importa saber quem é o culpado, mas quem poderia ter evitado o acidente..
OBS: Texto tirado de um treinamento que fiz sobre direção defensiva na Vale..
A Vale:
"A Vale sempre deu treinamentos aos seus colaboradores.
Segurança sempre foi prioridade para a Vale!
Nenhum colaborador inicia sua jornada de trabalho, sem antes participar do diálogo de segurança.
Uma rotina diária para os colaboradores das áreas administrativas e operacionais.
Quando de um acidente na empresa, é feita a análise de falha do acidente, essa análise do acidente é multiplicada para todas as unidades da empresa, em todo o país, via e-mail.
Os acidentes são reciclados em todas as unidades da empresa.
São colocadas medidas para bloquear o acidente, para que ele não se repita mais daquela forma.
Mesmo com toda essa prevenção, os acidentes acontecem.
"Silmar Silva, que foi diretor de operações de várias unidades da vale, eu trabalhava em uma dessas unidades, todo mês ligava pedindo aos lideres de campo, para fazerem um paradão. Significa parar a operação, para que ele pudesse falar sobre segurança para os operadores de equipamentos pesados.
Reunia os operadores na mina(campo) e dava seu recado sobre segurança.
Ele sempre exigiu de todos nós, Gerentes e Lideres, acidente zero na vale".
Falava aos colaboradores durante 1 hora e 30 minutos, sobre a importância da segurança no trabalho, de trabalharem seguro, ser focado naquilo que faz, ter muita atenção, parar a operação se observarem algum risco, alguma área insegura, etc.
Cristóvão Martins Torres
Líderes tem que ter a consciência de desenvolver pessoas
O mundo corporativo está em processo de mudanças constantes.
Cada um de nós está tendo que aprender a conviver com este novo mundo que está aí..
As exigências insere o indivíduo em um contexto cada vez mais competitivo e imediatista, causando a sensação de estar ficando sempre para trás, e está perdendo algo que não se sabe o que é.
Nada pode ser pior para um colaborador de ficar privado de fazer o que mais gosta, por ter perdido o espaço.
Eles querem acreditar que o que estão fazendo é importante e que agrega valor.
As mudanças são cada vez mais constantes e numa velocidade impressionante.
O profissional que não tem o foco na aprendizagem, provavelmente ficará a margem da sociedade, a procura do seu espaço perdido.
Hoje as organizações estão buscando profissionais que tenham habilidade genéricas, que estejam aptos a mudanças.
Os líderes tem que ter a consciência de desenvolver pessoas, que é a grande tacada de mestre.
Sendo assim, a capacidade de liderar não depende apenas de conhecimentos e habilidades, depende de uma preparação psicológica que, muitas vezes, deriva diretamente do caráter e da personalidade da pessoa.
Existem várias características psicológicas que proporciona as pessoas a terem vontade para fazer sempre o melhor.
Bons líderes são naturalmente mais extrovertidos, com um maior senso de responsabilidade, organização e, acima de tudo, capacidade de lidar com estresse.
As empresas estão acordando e enxergando isso, por isso muitas delas estão criando o programa de treinamentos internos, para qualificar melhor seus colaboradores.
Estão chegando a conclusão que treinamentos tem um custo, mas não é custo, é um investimento.
Ele trás resultados para a empresa, com o crescimento do seu colaborador, num curto espaço de tempo.
É necessário treinar o colaborador para o tempo livre, para melhor desenvolver e dar resultados.
Acho que o grande desafio das empresas é quebrar esses paradigmas que às trouxeram até os dias de hoje e proporcionar treinamentos para seus colaboradores.
Só assim o colaborador de uma empresa pode lidar com essas variáveis de constantes mudanças no trabalho e no mundo.
Esse é o perfil hoje, do cidadão que agrega valor à sociedade e a ele mesmo no trabalho, nos seus relacionamentos e na família.
Todos deixam sua marca, a questão é saber o tipo de marca que cada um quer deixar.
Roosevelt expressou de maneira admirável essa questão, disse; "educar uma pessoa apenas no intelecto, mas não na moral é criar uma ameaça à sociedade".
Temos que ter sempre em mente que à aprendizagem é contínua e começa na família em casa.
Cada um de nós está tendo que aprender a conviver com este novo mundo que está aí..
As exigências insere o indivíduo em um contexto cada vez mais competitivo e imediatista, causando a sensação de estar ficando sempre para trás, e está perdendo algo que não se sabe o que é.
Nada pode ser pior para um colaborador de ficar privado de fazer o que mais gosta, por ter perdido o espaço.
Eles querem acreditar que o que estão fazendo é importante e que agrega valor.
As mudanças são cada vez mais constantes e numa velocidade impressionante.
O profissional que não tem o foco na aprendizagem, provavelmente ficará a margem da sociedade, a procura do seu espaço perdido.
Hoje as organizações estão buscando profissionais que tenham habilidade genéricas, que estejam aptos a mudanças.
Os líderes tem que ter a consciência de desenvolver pessoas, que é a grande tacada de mestre.
Sendo assim, a capacidade de liderar não depende apenas de conhecimentos e habilidades, depende de uma preparação psicológica que, muitas vezes, deriva diretamente do caráter e da personalidade da pessoa.
Existem várias características psicológicas que proporciona as pessoas a terem vontade para fazer sempre o melhor.
Bons líderes são naturalmente mais extrovertidos, com um maior senso de responsabilidade, organização e, acima de tudo, capacidade de lidar com estresse.
As empresas estão acordando e enxergando isso, por isso muitas delas estão criando o programa de treinamentos internos, para qualificar melhor seus colaboradores.
Estão chegando a conclusão que treinamentos tem um custo, mas não é custo, é um investimento.
Ele trás resultados para a empresa, com o crescimento do seu colaborador, num curto espaço de tempo.
É necessário treinar o colaborador para o tempo livre, para melhor desenvolver e dar resultados.
Acho que o grande desafio das empresas é quebrar esses paradigmas que às trouxeram até os dias de hoje e proporcionar treinamentos para seus colaboradores.
Só assim o colaborador de uma empresa pode lidar com essas variáveis de constantes mudanças no trabalho e no mundo.
Esse é o perfil hoje, do cidadão que agrega valor à sociedade e a ele mesmo no trabalho, nos seus relacionamentos e na família.
Todos deixam sua marca, a questão é saber o tipo de marca que cada um quer deixar.
Roosevelt expressou de maneira admirável essa questão, disse; "educar uma pessoa apenas no intelecto, mas não na moral é criar uma ameaça à sociedade".
Temos que ter sempre em mente que à aprendizagem é contínua e começa na família em casa.
P.S: Não fabrico carapuças, ela sempre serve a pessoa que necessita!
Cristóvão Martins Torres
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