terça-feira, 1 de agosto de 2023

PROJETO ECONOMIA AFRO CRIATIVA E O AFROEMPREENDORISMO EM OURO PRETO

   http://www.jornaloliberal.net

Ouro Preto

01 de agosto de 2023

Foi realizada a pesquisa “Perfil do Afro empreendedor de Ouro Preto”

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia (Smdeit), por meio das diretorias de Economia Criativa e Solidária e de Estudos Econômicos, divulgou mais um relatório sobre empreendedorismo em Ouro Preto.

Mais uma etapa do projeto “Economia Afro Criativa e Afro empreendedorismo em Ouro Preto” foi concluída! Essa pesquisa foi importante para mostrar a realidade de afro empreendedores (as) no município, sendo possível observar as principais oportunidades e desafios da economia afro criativa na cidade.

Nesse relatório, foi constatado que, 26 dos entrevistados estão na sede, dois em Santo Antônio do Leite e, nos distritos de Cachoeira do Campo e Santa Rita de Ouro Preto, apenas uma pessoa. Além disso, 76% se consideram pretos e 23%, pardos.

Outro dado informado é o do tipo de empresa, sendo 18 via MEI, seis não formalizados, três Ltda., dois Simples e apenas um EI, demonstrando o crescimento de microempreendedores individuais no município, pela facilidade na abertura da empresa e benefícios dessa modalidade.

Os ramos que mais têm afro empreendedor são, segundo a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), outras atividades e serviços, com nove profissionais, seguido pelas artes, cultura, esporte e recreação, com oito e, em terceiro, informação e comunicação, com quatro pessoas.

O Afro empreendedorismo necessita de bastante atenção do poder público municipal, como relatado na pesquisa, entre as maiores dificuldades enfrentadas, as mais citadas são de investimento, visibilidade, ausência de formalização, valorização e apoio.

Segundo o turismólogo da Smdeit Luiz Viana, responsável pelo levantamento e pesquisa, esse projeto ainda traz mais ações para esse setor. “Para promover, fortalecer e integrar a comunidade de afro empreendedores, será criada a Rede Integrada dos Micros e Pequenos Afro empreendedores de Ouro Preto — RIMPA-OP, que oferecerá capacitações, mentorias e workshops sobre o Afro empreendedorismo e suas variedades”.

Em breve mais informações sobre a RIMPA-OP. Acompanhe nos canais oficiais da Prefeitura de Ouro Preto e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia.

Jornal O Liberal

Região dos Inconfidentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário