sábado, 13 de janeiro de 2024

Os povos ciganos são mantenedores culturais natos


Chegaram em nosso país pela primeira vez em 1.574 degredados pela coroa portuguesa. Os povos ciganos são mantenedores culturais natos, ao chegar em um local, entram em contato com a cultura do país e colocam o seu “tempero”, mantendo viva a diversidade artística e os intercâmbios culturais.

A dança, ou melhor dizendo, as danças ciganas, assim como a música são extremamente ricas, o legado artístico é a grande manifestação cultural deste povo, que mesmo em meio a muita discriminação e preconceitos, continuam sua caminhada com resiliência, mostrando ao mundo sua grande diversidade cultural e encantando os gadjos (não ciganos).

A origem dos ciganos, considera-se que a Índia, especialmente a região do Punjab, seja a terra natal mais provável, dali teriam passado ao Egito, consequentemente para o continente europeu. Os ciganos, contribuíram para história do Brasil, para a identidade nacional.


Lembro deles na adolescência, quando chegavam na terra natal, óbvio, ficavam só por um período, eu sempre muito místico por natureza, gostava de ler a sorte com elas. Me impressionava o traquejo em vestir das ciganas. Com aqueles vestidos longos e com muitas joias pelo corpo, brincos, pulseiras, colares, etc, eram muito bonitas. Com uma linguagem diferente da nossa, bonita de se ouvir, saiam em grupos andando pela cidade, onde chamavam atenção das pessoas.
Todo grupo de ciganos que chegavam na cidade, eu sempre ia lá nas barracas, para lerem a minha sorte. As vezes falava coisas boas que ia acontecer comigo e coisas ruins, também. Lembro de um grupo de ciganos, do interior de São Paulo, que tinha chegado na cidade e uma das ciganas, Juliana, teve um problema nos dentes, foi atendida por meu pai, dentista. Depois disso, Juliana ficou muito amiga da minha mãe, tínhamos um carinho especial por ela, no período que ficaram na cidade, foi várias vezes em nossa casa, era muito bem recebida por todos.

Autódromo de Cascavel (PR) recebe Track Attack nos dias 27 e 28 de janeiro de 2024

Pilotos de todo o país estarão na pista para conhecer seus carros e desafiar seus limites.

 

Curitiba, janeiro de 2024 – O mês de janeiro promete ser eletrizante! Nos dias 27 e 28 a cidade de Cascavel (PR), vai receber o Track Attack 2024, que reunirá pilotos de todo o país para aprimorar seus conhecimentos de pista, com muita segurança, no Autódromo Zilmar Beux que completou, recentemente, 50 anos. Com 3.058 metros, é considerado um dos autódromos mais rápido do país, contando com 7 curvas, entre elas o balcão, destacada como uma das mais rápida e desafiadora por pilotos de todas as categorias.

            O Track Attack Cascavel 2024 foi criado por quatro entusiastas do automobilismo: Bruno Baldussi, Jared Andrade, Michel Moro Arrata e Carlos Meneses e visa proporcionar experiências velozes para os apaixonados por carros e pistas. O evento está dividido em dois momentos, sendo o primeiro, o Track Day, uma oportunidade de o participante levar seu próprio carro para a pista e acelerar, experimentando a velocidade em sua forma mais pura.

            Já o segundo ponto alto dos dias será o Time Attack, é a competição pura e precisa, quando os pilotos enfrentarão o relógio e os concorrentes, buscando a volta perfeita.

            O evento também conta com a categoria Iniciante para pessoas que querem começar a ter uma experiência de pilotagem e para auxiliar nisso, o Track Attack Cascavel vai trazer dois pilotos profissionais experientes para dar orientações de pista Gui Sirtoli e Vithor Colodel.

            Além das corridas, será possível desfrutar de experiências exclusivas, como passeios pelos boxes e a chance de ver de perto como é estar em uma pista de alta velocidade. Entre as atrações – que agradam adultos e crianças – estão as áreas de lazer, espaço kids, atrações musicais, food truck, entre outros.

            A edição 2024 do Track Attack Cascavel contará com 7 categorias: Iniciante, Tração dianteira, aspirado & turbo; tração traseira, aspirado & turbo; 4x4, aspirado & turbo.

            O evento contará, também, com locução oficial de Elton Locuções e Brenda Balista, na apresentação.

            As inscrições, para pilotos e convidados, podem ser feitas no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeOPaR_mEo8QeIqVdgYgJvbSEdcsRw0oil6jevlx1baKURMvA/viewform e mais informações no @trackattackoficial.

            O Track Attack Cascavel 2024 conta com patrocínio da Baldussi Telecom, MMA Car Concept e Valley Motorsports, Outdoormidia, Bassul PPG, AVG Point Protection Film, Ceramic Pro® Brasil, Not So Stock, Surf e Font Life.

 

 

Serviço

Track Attack Cascavel 2024

Dia: 27 de janeiro de 2024

7h30: Recepção para pilotos e convidados

8h: Briefing Categoria Iniciante

8h30: Briefing Categorias – Geral

9h30 – Fechamento Pista Iniciante

9h30 – Pista Liberada para Categorias – Geral

12h – Fechamento da Pista

12h30 às 13h30 – Pista Liberada para Iniciantes

13h30 às 16h – Pista Liberada para Categorias – Geral

16h às 16h30 – Pista Liberada para Iniciantes

16h30 às 18h – Pista Liberada para TIME ATTACK

18h – Encerramento das Atividades na Pista

18h15 – Abertura Oficial do Paddock – com música ao vivo

21h – Término das atividades diárias

 

Dia: 28 de janeiro de 2024

7h30 – Abertura do Autódromo

8h – Briefing Categoria Iniciante

8h30 – Briefing Categorias – Geral

9h30 – Fechamento Pista Iniciante

9h30 – Pista Liberada para Categorias – Geral

12h – Fechamento da Pista

12h30 às 13h30 – Pista Liberada para Iniciantes

13h30 às 16h – Pista Liberada para Categorias – Geral

16h às 16h30 – Pista Liberada para Iniciantes

16h30 às 18h – Pista Liberada para TIME ATTACK

18h – Encerramento das Atividades na Pista

18h15 – Podium

20h – Término das atividades diárias



Nenhum comentário:

Postar um comentário