Novo estudo do Pós PhD em neurociências, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, explora os impactos da epigenética e de fatores ambientais na inteligência humana
A inteligência humana é multifatorial, ela depende de diversos fatores para ser formada e desenvolvida, com um destaque especial para a genética. Os genes herdados das gerações anteriores influenciam a inteligência e as habilidades cognitivas, como aprendizado e memória ao longo da vida.
No entanto, a carga genética dos seus antepassados depende da expressão de seus genes para manifestar as suas características, e esse processo é influenciado por fatores ambientais, como hábitos, alimentação, sono, entre outros, em um processo conhecido como epigenética.
O novo estudo “Redefinindo o futuro urbano: O impacto da epigenética na inteligência”, publicado na Revista Políticas Públicas e Cidades pelo Pós PhD em neurociências e membro do Society for Neuroscience nos Estados Unidos, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, analisa como esse processo afeta o desenvolvimento da cognição e inteligência humana.
“A epigenética influencia o desenvolvimento da inteligência humana ao regular a atividade dos genes relacionados à cognição. Essas modificações na manifestação dos genes podem ser influenciadas por fatores ambientais, como educação e experiências de vida, moldando o potencial cognitivo de uma pessoa ao longo do tempo, para mais ou para menos”, explica.
O que é epigenética?
A epigenética é o estudo das mudanças na expressão gênica que não envolvem alterações na sequência de DNA, mas podem afetar como os genes são ativados ou desativados, influenciando o desenvolvimento e funcionamento dos organismos.
De acordo com ela, os genes são sensíveis ao ambiente, podendo ser influenciadas por fatores como dieta, estilo de vida, traumas, vícios, sono e exposição a toxinas.
O ambiente e a inteligência
De acordo com o Dr. Fabiano de Abreu, diversos estudos já indicam a influência dos hábitos e do ambiente no desenvolvimento da inteligência.
“Estudos com gêmeos já apontam que 54% da variação de inteligência é causada por fatores genéticos, mas um terço dessas características relacionadas à cognição não segue o padrão. Fatores como influências ambientais, exclusão social e estresse discriminatório influenciam esse processo, sempre de ‘mãos dadas’ com a carga genética do indivíduo, que mesmo com os fatores ambientais, não pode ser ignorada”, explica.
Sobre Dr. Fabiano de Abreu Agrela
Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues MRSB é Pós PhD em Neurociências eleito membro da Sigma Xi, membro da Society for Neuroscience nos Estados Unidos , membro da Royal Society of Biology no Reino Unido e da APA - American Philosophical Association também nos Estados Unidos. Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia e filosofia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. Membro das sociedades de alto QI Mensa, Intertel, ISPE High IQ Society, Triple Nine Society, ISI-Society, Numerical e HELLIQ Society High IQ. Autor de mais de 220 artigos científicos e 17 livros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário