domingo, 30 de junho de 2024

Festival de Parintins começa nesta sexta-feira (28): conheça mais sobre o espetáculo Festa, que põe frente a frente os bois Caprichoso e Garantido, segue até domingo (30). Entenda as origens da rivalidade e como funciona a disputa.

 G1



Em 1965, um grupo de jovens católicos e os padres da cidade decidiram fazer uma campanha para arrecadar fundos para a construção da Catedral Nossa Senhora do Carmo, padroeira de Parintins. Na primeira edição, um festival apenas de quadrilhas. Um ano depois, os dois bois foram convidados para participar do evento, dando origem ao que se conhece hoje como Festival Folclórico de Parintins.

Com o passar do tempo, o espetáculo produzido pela imaginação dos artistas parintinenses ganhou o Brasil e o mundo e exportou a cultura dos bumbás para além fronteiras.

Os dois grandes grupos de "bois" começaram a representar, nas ruas de Parintins, o folclore do boi-bumbá, uma variação do bumba-meu-boi do Maranhão, que no Amazonas ganhou características próprias, incorporando as lendas e rituais dos povos originários e da cultura popular da Amazônia.

A festa cresceu tanto que em 1988, o próprio Governo do Amazonas construiu o Bumbódromo, uma arena de espetáculo no formato da cabeça de boi, dividida em azul e vermelho, para a disputa. Com o passar do tempo, no entanto, o local ficou pequeno diante da grandiosidade do evento e, este ano, passou por reformas para aumentar a capacidade de público.


g1

-----

O Festival Folclórico é uma festa popular celebrada anualmente na cidade de Parintins, no Amazonas. É uma das celebrações mais tradicionais do Brasil, sendo marcada pela competição travada entre os bois Garantido e Caprichoso. As apresentações fazem parte das danças de boi-bumbá.

O boi Garantido tem a cor vermelha, enquanto o boi Caprichoso tem a cor azul, e a rivalidade entre os dois lados é intensa. O festival foi criado na década de 1966, sendo um dos festivais mais significativos da cultura brasileira, inclusive sendo tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio cultural do Brasil.

Distúrbios do sono atingem 72% dos brasileiros, diz estudo da Fiocruz

Insônia e apneia lideram as principais buscas por tratamento; problemas relacionados ao sono interferem diretamente na qualidade de vida

 

CURITIBA, 26/06/2024 – Um levantamento feito pela Fiocruz, realizado durante o ano de 2023, mostrou que 72% dos brasileiros sofrem com distúrbios do sono. Dentre os problemas mais comuns, a insônia lidera o ranking, seguida da apneia do sono. “O sono exerce um papel fundamental na qualidade de vida, e a diminuição ou ausência dele, acarreta, além de diversos danos ao corpo e a mente, no aumento do número de doenças e maior risco de mortalidade”, explica Cintia Felicio Rosa, otorrinolaringologista e especialista em sono do Hospital IPO de Curitiba (PR).

 

“A insônia, conhecida como a manifestação em que há dificuldade em iniciar ou manter o sono, acomete 45% da população. Já a insônia crônica, que ocorre mais de três vezes por semana e por um período maior do que três meses, é percebida em 15% da população”, explica a especialista, argumentando que este é um dos problemas mais comuns que leva os pacientes a buscarem tratamento. “A insônia também é, por estatística, mais observada em mulheres, por questões biológicas e sociais. Além das questões hormonais, que as torna mais pré-dispostas à condição, mulheres também costumam acumular mais tarefas durante o dia, além de ansiedade e stress, que são grandes fatores causadores de insônia”, complementa.

 

Já a apneia do sono, condição caracterizada por interrupções repetitivas na respiração durante o ciclo de sono, pode ser mais facilmente observada no público masculino. “Fatores fisiológicos, hormonais e de estilo de vida fazem com que mais homens sejam diagnosticados com apneia”, comenta a médica. Mas os distúrbios do sono não param por aí: casos de sonambulismo, falar dormindo, sonolência excessiva, terror noturno ou despertar confusional também necessitam tratamento para que a qualidade do sono possa ser melhorada. “Observamos que cada distúrbio do sono acomete faixas etárias e gêneros específicos. Co­ntudo, cada caso precisa ser avaliado individualmente para que a causa e o tratamento ideal sejam recomendados”, explica.

 

A especialista também esclarece que nem todo tratamento necessita ser medicamentoso. “Antes de tudo, as pessoas precisam entender que não é normal não dormir bem. A insônia, por exemplo, pode ser tratada com Terapia Cognitiva Comportamental (TCC), que são medidas que trabalham psicoeducação, mudanças comportamentais, além da já conhecida higiene do sono. Mas claro, o diagnóstico ainda é necessário para que questões psiquiátricas possam ser descartadas”, destaca Cintia.

 

Já os distúrbios respiratórios, como a apneia do sono, necessitam avaliação para que seja entendida também a gravidade do problema. “Em alguns casos, além da mudança de estilo de vida, pode ser recomendado o uso de dispositivos que auxiliam na respiração ou até cirurgia para a desobstrução das vias aéreas”, elucida a médica. “Por isso é tão importante que cada caso seja avaliado individualmente, para que o plano de tratamento adequado seja recomendado”, completa.

 

Jéssica Mattia / Jornalista


jessica@pmaisg.com.br

www.pmaisg.com.br






A lista - Oswaldo Montenegro


 




A Professora Ana Maria

Frequentemente, quando estou lendo um livro, faço uma pausa, recuo no tempo e recordo-me da Professora Ana Maria.
Seus ensinamentos iam muito além da matéria que lecionava; ela sempre nos falava da importância da leitura.
Ela ensinou a mim e a muitos que sem estudo não se avança na vida. Ana Maria tinha a mesma convicção de uma boa pregadora do Evangelho. E de sua pregação pode-se dizer aquilo que se diz sobre o Evangelho: aquele que acreditar em mim encontrará a salvação. 
Além de lecionar a Língua Portuguesa com brilhantismo, ela sempre nos falava da importância da família e da escola em nossas vidas. Ela também reforçava a importância do comportamento educado e cordial. 
Uma frase que não esqueço e que gostava de nos dizer; "suas crenças não fazem de vocês uma pessoa melhor, mas as suas atitudes, com certeza, fazem".
Mas mais que falar, ela nos ensinava Português e bons modos através do exemplo e da prática. Recordo-me de duas situações concretas. A fim de incutir em seus alunos a prática da leitura ela determinava que lêssemos um livro, no fim de semana, que ela interpretava e comentava junto aos alunos na semana seguinte. Isso fez que muitos de seus alunos passassem a adotar o hábito da leitura. E a fim de dar o exemplo de como as pessoas devem tratar as outras com cordialidade, mesmo em situações estressantes, quando os alunos faziam aquela bagunça ela não perdia a calma e educação, chamando nossa atenção sem nunca gritar conosco.
Ana Maria foi, portanto, uma professora que estava muito à frente de seu tempo.
Sou muito orgulhoso e eternamente grato por ter sido seu aluno.
Muitos de seus ensinamentos me acompanham até hoje!
Quando fui seu aluno eu era ainda garoto; algumas vezes eu e meus colegas demos a ela algum trabalho, por causa de nossas bagunças. Mas ela entendia isso, pois, como educadora sensível que era, sabia que uma certa indisciplina faz parte do comportamento infanto-juvenil. De todo modo, não posso deixar de pedir desculpas à minha estimada Professora Ana Maria pelos transtornos, que juntamente com meus colegas, às vezes lhe causávamos em sala de aula.
P.S: Você sabia que uma das profissões mais antigas que existem é a de professor? Pois é, o filósofo grego Sócrates era professor de Platão. E isso foi há pelo menos 25 séculos.
A origem do Dia do Professor se deve ao fato de, na data de 15 de outubro de 1827, o imperador Dom Pedro I ter instituído um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil, com a instituição das escolas de primeiras letras em todos os vilarejos e cidades do país. Além disso, o decreto estabeleceu a regulamentação dos conteúdos a serem ministrados e as condições trabalhistas dos professores. Tempos depois, mais precisamente no ano de 1947, o professor paulista Salomão Becker, em conjunto com três outros profissionais da área, teve a ideia de criar nessa data um dia de confraternização em homenagem aos professores e também em razão da necessidade de uma pausa no segundo semestre, até então muito sobrecarregado de aulas.

Mais tarde, em 1963, a data foi oficializada pelo decreto federal nº 52.682, que, em seu art. 3º, diz que “para comemorar condignamente o dia do professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias”. O responsável por aprovar esse decreto foi o presidente João Goulart.


Cristóvão Martins Torres

Para hoje : Um estudo da Universidade de Oxford mostra que o efeito de dar risadas é capaz de aliviar dores...Existem dois tipos de sofredores, os que sofrem de abundância de vida e depois os que sofrem de empobrecimento de vida...

 André Rieu - L'Italiano





*10 PÉROLAS DE RONALD REAGAN DE VALOR UNIVERSAL*

1 - "Não devemos julgar os programas sociais por quantas pessoas estão neles, mas por quantas estão saindo deles."


2- "O melhor programa social é o emprego."

3 - "As melhores mentes não estão no governo. Se alguma estivesse, a iniciativa privada iria roubá-la."

4 - "A política é supostamente a segunda profissão mais antiga. Vim a perceber que tem uma semelhança muito grande com a primeira."

5 - "A visão do governo sobre economia pode ser resumida em frases curtas: se a coisa se move, taxe-a; se continuar se movendo, regule-a; se ela parar de se mover, subsidie-a."

6 - "Como você define um comunista? Bem, é alguém que lê Marx e Lênin. E como você define um anticomunista? É alguém que entende Marx e Lênin."

7– “Estamos caminhando para o socialismo, um sistema que, como se diz, só funciona no céu, onde não precisam dele, e no inferno, onde ele já existe."

8– “Recessão é quando um vizinho perde o emprego. Depressão é quando você perde o seu."

9 - "O contribuinte é um cara que trabalha para o governo sem ter que prestar concurso.".

10 - "O governo é um bebê: um canal alimentar com um grande apetite numa ponta e nenhum senso de responsabilidade na outra."

Análises de Falhas de um Acidente do Trabalho

Quando de um acidente na empresa, a segurança vai até o local e faz a ocorrência do fato.
A segurança convoca todos os envolvidos no acidente para uma reunião, inclusive com o gerente e o supervisor da área envolvida.
Envolvido no acidente fala sobre o que provocou aquele fato, como ocorreu e porque não teve como impedir que acontecesse.
Baseado nas técnicas de acidentes do trabalho, é feito um levantamento geral da área onde ocorreu o acidente.
Participantes da reunião vão até a área para checarem e fazerem um levantamento do ocorrido.
Mediante a simulação do acidente é analisados os ângulos, o porque do acidente.
Todos emitem suas opiniões sobre o ocorrido, trocam de ideias entre si, tiram suas conclusões.
Uma vez tenha chegado a uma conclusão, com as devidas falhas, são colocadas as medidas para bloquear o acidente, para que ele não se repita mais daquela forma.
Ex: Se aconteceu por falta de sinalização, é colocada uma sinalização no local.
Se aconteceu por uma depressão na pista de rolamento, ela é corrigida imediatamente, enfim, tudo é feito para corrigir o causador do acidente.
Uma vez feito o bloqueio, é feito um plano de ação com vários itens para bloquear o acidente, para que não se repita mais.
Pronto a análise de falha, todos concordaram com os itens colocados na análise, é passada para que todas as pessoas presentes na reunião, assinem o documento.
Esse documento vai por e-mail para todos os setores da empresa, inclusive várias unidades recebem a cópia do acidente.
Todos os supervisores reciclam o acidente com seus colaboradores, e falam sobre o plano de ação e o bloqueio.
Se o colaborador que causou o acidente foi negligente, é feita uma observação; culpando ou o isentando da culpa no acidente.
Se comprovada a culpa pelo acidente, a chefia da área reúne e decide sobre a punição ou não do colaborador, depende do caso e da gravidade.
Em alguns casos chegam a serem demitidos se comprovada a culpa por negligencia, principalmente se já participou e contribuiu para outros acidentes anteriores.
Há casos que conheço de supervisores e mesmo gerentes serem demitidos por negligência, ou omissão diante de um quadro de acidentes.

A Vale:
"A Vale sempre deu muitos treinamentos aos seus colaboradores, sobre segurança...
Segurança sempre foi prioridade para a Vale!
Nenhum colaborador inicia sua jornada de trabalho, sem antes participar do diálogo de segurança.
Isso vale para todos os colaboradores da empresa, tanto os que trabalham nas áreas administrativas e os que trabalham nas áreas operacionais, também.
Quando de um acidente na empresa, é feita a análise de falha do acidente, essa análise do acidente é multiplicada para todas as unidades da empresa, em todo o país, via e-mail.
Os acidentes são reciclados em todas as unidades da empresa, para que não se repita e sirva de exemplos.
Mesmo com toda essa prevenção, os acidentes ainda acontecem, saem do controle.
"Silmar Silva, que foi diretor de operações de várias unidades da vale, eu trabalhava em uma dessas unidades, todo mês ligava pedindo aos gerentes e lideres de campo para fazerem um paradão. Significa parar a operação, para que ele pudesse falar sobre segurança para os operadores de equipamentos pesados.
Reunia os operadores na mina(campo) e dava seu recado sobre segurança.
Ele sempre exigiu de todos nós, lideres, acidente zero na vale".
Falava aos colaboradores durante 1 hora e 30 minutos, sobre a importância da segurança no trabalho, de trabalharem seguro, ser focado naquilo que faz, ter muita atenção, parar a operação se observarem algum risco, alguma área insegura, etc.
 Assim que terminava a palestra sobre segurança, pegava o helicóptero e deslocava para outras unidades da vale, óbvio, para passar os mesmos recados, sobre segurança.
Silmar Silva, era o nosso guardião da segurança, não media esforços, nos dava todo apoio...
Um profissional da mais alta competência, muito dedicado, um estudioso da mineração com visão de segurança.

Cristóvão Martins Torres

Dicas para ter uma vida melhor

É tão fácil sentir a felicidade como é difícil defini-la.” - Marquês de Maricá.


Qual é o valor da sua felicidade? Como dizia o jargão daquele comercial de cartão de credito, “sua felicidade não tem preço”. Quando falamos de felicidade, sentir felicidade e estar feliz, automaticamente lembramos de boas sensações, estar alegre, amar e não ter problemas.

Não ter problemas pode ser meio utópico. Mas há um dito popular que diz: “a felicidade não significa ausência de problemas, mas sim a habilidade de lidar com eles. Para você ser feliz, não precisa ter tudo de melhor e sim tornar melhor o que você tem.”

Logo, vamos ser felizes e viver nossa vida plenamente, buscando viver com felicidade.
Para isto, temos que ser egoístas, pensar primeiro em nós e depois nos outros. É feio? Não é legal? E como vou olhar para os outros quando fizer o que eles querem?
Terei que dizer 'não' para todos?

Para ser feliz e ter felicidade, é preciso em primeiro lugar pensar em você. Isso não significa que você vai viver com outras pessoas e compartilhar. O que você vai fazer é viver sua vida  e fazer o que gosta, em parceria com outras pessoas.
Felicidade começa quando você vive feliz, está em paz, agradece por estar vivo e agrada a pessoa mais importante da sua vida: você.

Não abra mão da sua felicidade. Ela não tem preço e se perder, conquistá-la dá trabalho. "Mas eu não sei como ser feliz. O que tenho que fazer?"

Como felicidade pode variar de pessoa para pessoa, escolhi um texto do Roberto Shinyashikique que fala dos 10 passos ou dicas para ter felicidade.

1- Curta mais a sua companhia. Aprenda a viver feliz mesmo sozinho. Convide um amigo para ir ao cinema, mas, se não encontrar alguém disponível, vá com a pessoa mais fascinante do mundo: você mesmo.

2- Tenha alto astral. As pessoas competentes são aquelas que conseguem manter uma postura positiva mesmo nos momentos mais difíceis.

3- Viva com paixão. Procure estar perto de pessoas com alegria de viver e manter-se afastado de indivíduos baixo astral, aqueles que secam até arruda e pimenteira.

4- Malhe com prazer e cuide bem do seu corpo. Alimentação, sono e exercícios são fundamentais para uma vida saudável. Gostar de si mesmo significa gostar dos outros e deixar as portas abertas para que gostem da gente também.

5- Invista em você todos os dias. Nós somos arquitetos da nossa personalidade. Quando a pessoa nasce, Deus lhe dá um potencial infinito que poucas aproveitam.

6- Celebre as vitórias. Compartilhe seu sucesso com pessoas queridas. Mesmo as pequenas conquistas devem ser celebradas com alegria. Grite, chore, encha-se de energia para os próximos desafios.

7- Tenha uma vida espiritual. Conversar com Deus é o máximo, especialmente, para agradecer as dádivas recebidas. Mantenha o hábito de rezar antes de dormir, é bom para o sono e melhor ainda para a alma. A oração e a meditação são forças de inspiração.

8- Crie tempo para as pessoas importantes da vida. Filhos, esposas, maridos, pais e irmãos são as pessoas que vão estar com você nos melhores e piores momentos da sua vida.

9- Tenha amigos vencedores. Campeões falam de e com campeões. Perdedores só tocam na tecla perdedores. O “diz-me com quem andas”, continua válido, mais do que nunca.

10- Diga adeus para quem não lhe merece. Alimentar relacionamentos que só trazem sofrimento é uma forma cruel de masoquismo. Não deixe que relacionamentos inconsistentes atrapalhem sua vida. Deixe o espaço livre para um novo amor.
 
Franco Guizzetti

Deputado Estadual Adriano Alvarenga entrega emenda parlamentar ao Hospital Nossa Senhora das Dores em São domingos do Prata

 


HOSPITAL DO PRATA RECEBE EMENDA DE 300 MIL 

Atendendo ao pedido do professor e advogado Wellington Venâncio e do vereador Arlan do Povão. O Hospital Nossa Senhora das Dores de São Domingos do Prata recebeu na manhã do último sábado 29 de junho, o valor de 300 mil reais, de uma emenda parlamentar de custeio, por meio do deputado estadual Adriano Alvarenga (PP). 
O cheque simbólico foi entregue ao presidente da entidade Cleisson Santos. Vale ressaltar que o dinheiro já se encontra na conta do hospital. Adriano também já tinha destinado 300 mil no ano passado. Sendo assim totalizando 600 mil de emenda para a instituição.   
P.S. A saúde tem sido destaque no mandato do deputado estadual Adriano Alvarenga.

Foto: Robson Machado


Foram tempos de calma e tranquilidade para um homem dinâmico, Antonio Andrade Martins da Costa - Vô Tineco


Com seu dinamismo na condução de seus negócios na área rural, onde administrou a fazenda da vargem com criatividade, perspicácia e muita paixão e seu caráter discreto, mas genial, o nosso Avô Tineco nos deixou um grande legado que vai muito além da fazenda da vargem.
Sua contribuição imensurável na criação de seus filhos, foi fundamental para que, hoje, seus netos se sintam orgulhosos de pertencer essa prole maravilhosa que ele construiu, juntamente com Vovó Alice Vidigal.
Revivendo uma parte da minha infância que passei aí na fazenda da vargem, juntamente com mamãe, cujos preciosos conselhos estão sendo ouvidos até hoje, dados por Vô Tineco, tem um que não esqueço; "não puxa o rabo de duque que ele te morde".
Bons tempos, velhos tempos que não voltam mais!
Ainda por algumas horas, gostaria de poder reviver, a alegria de viver esses momentos.

Cristóvão Martins Torres


Vô Tineco

Duplamente em festa : diz a escritora mineira de Divinópolis, Adélia Prado ao vencer Prêmio Camões e Machado de Assis em menos de uma semana

Do Amor - Adélia Prado

Assim que se é posto à prova,
na cinza do óbvio, quando
atrás de um caminhão vazando
o homem que pediu sua mão
informa:
‘está transportando líquido’.
Podes virar santa se, em silêncio,
pões de modo gentil a mão no joelho dele
ou a rainha do inferno se invectivas:
claro, se está pingando,
querias que transportasse o quê?
Amar é sofrimento de decantação,
produz ouro em pepitas,
elixires de longa vida,
nasce de seu acre
a árvore da juventude perpétua.
É como cuidar de um jardim,
quase imoral deleitar-se
com o cheiro forte do esterco,
um cheiro ruim meio bom,
como disse o menino
quanto a porquinhos no chiqueiro.
É mais que violento o amor.

Adélia Prado