G1
Com o passar do tempo, o espetáculo produzido pela imaginação dos artistas parintinenses ganhou o Brasil e o mundo e exportou a cultura dos bumbás para além fronteiras.
Os dois grandes grupos de "bois" começaram a representar, nas ruas de Parintins, o folclore do boi-bumbá, uma variação do bumba-meu-boi do Maranhão, que no Amazonas ganhou características próprias, incorporando as lendas e rituais dos povos originários e da cultura popular da Amazônia.
A festa cresceu tanto que em 1988, o próprio Governo do Amazonas construiu o Bumbódromo, uma arena de espetáculo no formato da cabeça de boi, dividida em azul e vermelho, para a disputa. Com o passar do tempo, no entanto, o local ficou pequeno diante da grandiosidade do evento e, este ano, passou por reformas para aumentar a capacidade de público.
g1
-----
O Festival Folclórico é uma festa popular celebrada anualmente na cidade de Parintins, no Amazonas. É uma das celebrações mais tradicionais do Brasil, sendo marcada pela competição travada entre os bois Garantido e Caprichoso. As apresentações fazem parte das danças de boi-bumbá.
O boi Garantido tem a cor vermelha, enquanto o boi Caprichoso tem a cor azul, e a rivalidade entre os dois lados é intensa. O festival foi criado na década de 1966, sendo um dos festivais mais significativos da cultura brasileira, inclusive sendo tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio cultural do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário