sexta-feira, 24 de maio de 2013

A Desconfiança do Treinamento à Distância


Não é novidade para ninguém que, temos uma grande carência de educação no país.
Para os profissionais que estão na área da educação, a pressão por mudanças exerce um impacto forte.
A cada dia é maior a necessidade de disponibilizar informações, que promova mudanças na atitude de cada ser humano.
Para agregar valor a educação surgiu o ensino a distância, que no seu inicio provocou grandes questionamentos.
A necessidade de um instrutor ou professor na sala de aula, foi um deles.
Óbvio, que o ensino a distância não veio para substituir o professor em salas de aula, veio agregar valor a novas possibilidades de ensino.
Como qualquer metodologia de ensino, o treinamento à distância tem sua limitações na sua eficácia.
Espalhado pelas diversas partes do país, em grande e pequenas cidades, os alunos não teriam acesso a tantas informações se dependessem dos métodos tradicionais do ensino.
Ao pensar nessa nova forma de ensino, a primeira coisa que nos vem a cabeça, que é um ensino de baixa qualidade, temos que quebrar esse paradigma.
Essa mudança como várias outras em nossas vidas, fruto dos recursos tecnológicos, criam no nosso imaginário um diferencial de muita modernidade, fortalecendo nossa cultura, uniformizando nossa informação.
Com esse método de treinamento à distância, abriu-se a possibilidade para milhares de pessoas que não tiveram a oportunidade de frequentar uma escola com os métodos tradicionais de ensino.


Cristóvão Martins Torres

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Tem mais Palestrantes do que Palestristas

Todo mundo quer virar palestrante. Qualquer um já tem uma palestrinha preparada. O sonho de todo freqüentador de palestras ( o palestrita ) é um dia estar no palco falando para as multidões.  Uma nobre missão, sem dúvida. Mas, e o preço que precisamos pagar por ela para a realizarmos com ética ?
Como é possível quem nunca assumiu milhões de reais como meta de vendas  se meter a ensinar dirigentes comerciais a serem bem sucedidos ?  E o que não falta é palestrantes com a fórmula dos campeões de vendas.
Como é possível quem nunca liderou equipes, empresas, corporações. Quem nunca passou por reais “ turnaround’s” na vida, na profissão e nas organizações, atrever-se a dar ensinamentos sobre os mandamentos que criam líderes ?
Como imaginarmos quem nunca teve sucesso real em nada, escrever cartilhas sobre os segredos do sucesso na vida ? Se até Nietzche que tentou de tudo para decifrar os códigos da vida acabou  se suicidando ?
Agora ta na moda: superou as dores de uma unha encravada já quer ser celebridade.  O acaso marcou encontro da sua barraquinha de pipoca com um jornalista sem ter nada o que escrever naquele dia, e ele escreveu na sua coluna que o pipoqueiro o Zé Pipoca  é o máximo do marketing por que no saquinho estava escrito “ eu amo meus clientes ! “ La foi pra mídia e para os blogs conectores.  Como dizia Raulzito, o nosso Seixas : “ até que parece sério, mas é tudo armação, tem muita estrela para pouca constelação “ O cara  copia frases famosas, cola trechos de livros, dá uma geral num programinha de programação neuro-linguística ( enquanto o Grinder e o Bandler saltam furiosos das suas escrivaninhas la nos “ states “)

Então estamos vivendo  uma inflação de palestrantes no Brasil . E estamos exportando também. Tem gente pagando pra fazer palestra. Tem agentes que estão oferecendo serviços para lançar palestrantes à módicos custos de seus serviços. Tem palestrante que inventou palestras sobre como você se transformar num palestrante bem sucedido. E tem palestristas que pagam, aplaudem e explodem de alegria, dando saltinhos pra cá, pulinhos pra la, pegando na mão e vamos la.. todo mundo trocando cartão... “ relationship é tudo “.  Agora vamos ver de verdade : qual é o preço que você já pagou para ter o direito ético de falar   sobre  rumos e  métodos para seres humanos ansiosos por caminhos nas suas vidas, profissões e empresas ? Basta ter vivência real, experiência de verdade, ser um existencialista confesso ? Isso dá legitimidade, mas não confere ainda “ autoridade “ Precisa ter mergulhado fundo no estudo. Quantas horas de escrivaninha ? Quanto tempo estudando ? Quais seus reais diplomas ? Tem  teses ? São essas teses amparadas por instituições acadêmicas acima das suspeitas dos diplomas “ comprados “ ?  Escreveu quantos livros ? Esses livros foram escritos pela pessoa ou por “ ghost writers “ contratados ? Suas publicações são lastreadas em pesquisas ? Em experiências comprovadas que permitam algum nível de generalizações ?

Tem mais palestrantes do que palestristas ! Todo dia alguém me pergunta : Tejon como faço para virar um palestrante ?  como faço ?
O que posso dizer ? Faça. Comece a falar, acumule calos de apresentações gratuitas. De aulas por muitos anos. Fale para os seus funcionários, para os seus pares. Afinal quem não consegue ser ouvido nem pelos colegas do seu próprio trabalho como espera ser ouvido pelos de outras empresas ?  Quem não é bom no time da rua onde nasceu não será bom só por que mudou de rua ! Agora, vamos botar a cabeça no travesseiro da dignidade e da ética. Que direito, que autoridade, que reputação, que legitimidade tenho eu,  para ter o direito de ser ouvido pelos outros ? Onde estou e o que preciso fazer para obter esse direito ? Quantos anos de trabalho, de estudos, de experiências, de horas de vida dedicadas à causa do conhecimento e da arte da comunicação ?  A auto-crítica é o que separa palestrantes sérios daqueles que estão de olho numa grande jogada ególotra comercial. Agora, cabe cada vez mais aos contratantes de palestrantes o dever de separar e de discernir sobre qualidade, conteúdo, pertinência e real contribuição evolutiva de um palestrante para suas equipes e pessoas envolvidas.

Falar todo mundo fala . Aliás alguns ótimos palestrantes de verdade dão show por  que eram gagos.  Para dar a virada, a volta por cima, estudaram tanto e se esforçaram tanto que falam como poucos. Agora se falar todo mundo fala, o que falar? O conteúdo da fala é o que vai separar a pipoca do grão não pipocado do saquinho do seu Zé Pipoca, aquele que ama todos os seus clientes...

Contratantes, atenção, tem mais palestrantes do que palestritas. Peneira neles !



José Luiz Tejon : Prof Pós Graduação da ESPM e FGV
Mestre em Educação e Cultura pela Universidade Mackenzie.
Presidente da TCA Internacional. Dirigiu empresas líderes e enfrentou desafios complexos.
Levou mais de 30 anos de experiências reais e acadêmicas para colocar no seu curriculum :
Palestrante com muita honra !

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Arco do Triunfo em Paris.




"Arco do Triunfo"
Esse monumento foi planejado por Napoleão, para celebrar suas vitórias militares.
Muito visitado por turistas do mundo inteiro que vão a Paris, foi inaugurado em 1836.
No seu interior existe um museu, em homenagem ao soldado desconhecido.
Fica no coração de Paris, situa-se na praça Charles de Goulle, numa das estremidades no alto da avenida mais famosa; Champs Elysées.
Um símbolo patriótico.
Para homenagear todos os soldados mortos no combate, tem por tradição desde o ano de 1923, uma chama é reacesa diáriamente às18:30hs.


quinta-feira, 16 de maio de 2013

10 Dicas Do Professor Marins Para Viver Com Entusiasmo


1. Afastar-se de fatos e de pessoas negativas e negadoras. Cuidado com as notícias ruins, afaste-se delas.
2. Aceitar e valorizar os “insights” positivos.
3. Não reclamar e não falar mal dos outros.
4. Cultivar a alegria, o riso, o bom humor.
5. Iluminar mais o seu ambiente de trabalho e a sua casa. A escuridão traz a depressão.
6. Ser alguém sempre pronto a colaborar.
7. Surpreender as pessoas com “momentos mágicos”.
8. Fazer tudo com sentimento de perfeição, prestando atenção aos detalhes.
9. Andar bem vestido, limpo e perfumado. Gostar de sua imagem.
10. Agir prontamente. “Do it now!

“O sonho já acabou! Vamos encarar a realidade, não se drogue por não ser capaz de suportar a própria dor.
Nenhum lugar do mundo fará você se sentir um homem. Eu estive em vários lugares do mundo e só me encontrei em mim mesmo.
John Lennon

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Ser Pai é ser líder: um bom Pai é um bom líder

Se você é um pai, tem que exercer a liderança.
O meu saudoso pai foi o maior líder que tive em toda a minha vida.
A melhor maneira de uma pessoa exercer a liderança é com exemplos.
O verdadeiro líder é aquele que ajuda, corrige, mesmo nos piores momentos.
Segundo um sábio grego, o primeiro dever de qualquer líder é criar mais líderes.
Um verdadeiro líder sempre deixa sua marca e surpreende as pessoas com momentos mágicos.
Segundo uma pesquisa fazemos mais de mil escolhas num só dia. Essas escolhas abrangem a maneira que nos comportamos em relação às pessoas que cruzam nosso caminho.
Por exemplo: serei solidário, caridoso, humano ou desumano, darei mais uma chance, serei liberal, educado, respeitoso ou desrespeitoso, egoísta, alguém pronto a colaborar, honesto ou desonesto, responsável ou irresponsável, dedicado, atencioso, carinhoso, crítico etc.
São muitos os estímulos disparados em cada um de nós, todos os dias.
As escolhas que fazemos no nosso dia a dia são as grandes responsáveis por tudo em nossa vida; devemos fazê-las bem, para podermos ser pessoas melhores, pois talvez não tenhamos outra chance de causar uma boa impressão.
Ser uma pessoa mais completa, mais eficaz, um ser humano melhor: isso é uma escolha nossa.
Alexandre o grande, rei da Macedônia, disse certa ocasião; "lembre-se: da conduta de cada um depende o destino de todos".
O que determina quem somos não é tanto o que nos acontece, mas a maneira como reagimos ao que nos acontece.
"Quando se sentir perplexo, espantado ou confuso sobre seu desempenho como pai (líder), descubra como estão as pessoas que você liderou”.
Assim terá a resposta!

Cristóvão Martins Torres

terça-feira, 14 de maio de 2013

Telê, Tite e Cuca; Futebol com Arte

Telê, com a seleção de 82 nos mostrou que é possível fazer de um estádio de futebol, um palco teatral.
O futebol arte que aquela seleção mostrou ao mundo está na memória do torcedor até hoje, não só o brasileiro, mas o torcedor de todo o planeta.
Numa peça teatral, os artistas as vezes tem que ser criativos, tem que improvisar para o bem do espetáculo, para a alegria do público.
No futebol isso não é diferente, numa partida os jogadores sempre criam grandes jogadas e improvisam outras.
Até num gol que fazem, são criativos.
Sei que aqui não é Barcelona, nem Munique, onde seus times praticam o futebol arte, o Brasil fica muito distante de lá.
Mas para reviver a seleção de 82, temos duas equipes que estão no caminho da seleção de Telê; o Corintians e o Atlético Mineiro estão praticando o futebol arte, e nos tirando o saudosismo daquela seleção.
O mesmo Brasil que reverenciou a seleção de Telê, hoje reverencia o futebol que Corintians e Atlético estão praticando.
Tite e Cuca são os responsáveis por essa maravilha de futebol, que estão encantando o torcedor brasileiro.
A alegria em campo está sendo construída com belas jogadas e belos gols.
Após cada jogo do galo, as cidades de Minas, amanhecem vestidas de preto e branco, imagino que São Paulo não seja diferente daqui.
Tite e Cuca tem a mesma filosofia de trabalho em suas equipes, que Telê teve na seleção de 82, de praticarem o futebol arte.
Seria bom que o treinador atual da nossa seleção, também tivesse essa mesma filosofia de trabalho.
Futebol com arte na seleção!

Cristóvão Martins Torres

segunda-feira, 13 de maio de 2013

O Sistema Educacional na Alemanha

Ensino fundamental (Grundschule) – O ensino fundamental na Alemanha é público, gratuito e tem duração de quatro ou seis anos, dependendo do Estado. Em sua maioria a criança frequenta o "curso primário" da primeira à quarta série, sempre meio período. Recentemente, voltou a ter destaque na mídia alemã a discussão sobre modificar das 7:00 para 9:00 horas o horário de início das aulas para que as crianças apresentem um melhor rendimento.
O ano letivo na Alemanha, diferentemente do que ocorre no Brasil, tem início em agosto.

Escolas secundárias e ensino médio - Ao encerrar o ensino fundamental, as crianças começam a ser orientadas para sua vida profissional e são encaminhadas para as chamadas escolas secundárias. A decisão da melhor opção de escola secundária é tomada pelos professores juntamente com os pais, de acordo com o desempenho da criança no ensino fundamental. A opção da escola pode ser, se necessário, modificada.

As escolas secundárias são de três tipos: Hauptschule, Realschule e Gymnasium.

Na Hauptschule, os alunos recebem uma formação geral básica que normalmente tem duração de cinco a seis anos. Após sua conclusão, o aluno está habilitado a frequentar um curso nas escolas profissionalizantes (Berufschulen), para exercer um ofício na indústria ou na agricultura.

A Realschule, assim como a Hauptschule, também oferece uma formação geral básica, com a diferença de habilitar aos cursos mais adiantados nas escolas profissionalizantes. Normalmente tem duração de seis anos.

O Gymnasium, que tem duração de nove anos, propicia uma formação mais aprofundada. Concluindo o Gymnasium, o aluno podera obter o certificado chamado Abitur, que habilita o jovem a frequentar um curso em uma universidade de sua escolha, de acordo com suas notas. Isto é, os alunos com as melhores notas têm preferência nas faculdades e nas escolhas de profissões mais especializadas, como por exemplo, medicina. O sistema de notas nas escolas alemãs é bem diferente em relacão ao Brasil: As notas variam de 1 a 6, sendo 1 a melhor nota.
O diploma Abitur pode ser comparado ao Vestibular brasileiro.

Nas escolas profissionalizantes (Berufschulen) o jovem é preparado para o exercício de uma profissão oficialmente reconhecida. A formação teórica se dá na escola através das aulas, um a dois dias por semana; a formação prática é feita no posto de trabalho (empresa ou oficina), três dias por semana. Os cursos têm duração de dois a três anos e o estágio é remunerado, sobretudo para os jovens vindos da Hauptschule e da Realschule. Há muitos casos de alunos que cursaram o Gymnasiun e possuem o diploma Abitur, que optam por uma formação deste tipo.

O sistema educacional na Alemanha, em relação ao Brasil, apresenta uma grande vantagem: o ensino gratuito. Muitos estudantes estrangeiros são atraídos pelas universidades que abrem suas portas e oferecem cursos em inglês para aqueles que não dominam o alemão. Apesar de uma decisão judicial recente permitir que os Estados cobrem taxas de estudantes nas universidades, ainda acredita-se na importância de misturar nas salas de aula, várias nacionalidades com diferentes expectativas políticas, sociais, culturais e econômicas.

A internacionalizacão do sistema de ensino alemão ainda é uma questão de grandes discussões entre acadêmicos e especialistas em educação.

* Fernanda Burmeister 

Palácio de Versalhes nos Arredores da Bela París



"Dentro do Palácio, no Salão dos Espelhos, onde eram realizadas as festas reais"

A Galeria dos Espelhos é um salão de baile, com 72 m de comprimento e 17 espelhos enormes em um de seus lados. As pessoas podiam se admirar nos espelhos enquanto dançavam.   
Os espelhos também eram projetados para refletir a pintura do teto, que ilustrava e homenageava os primeiros anos do reinado de Luís 14. Do outro lado da sala, uma fileira de janelas se abria para os enormes jardins e o pôr do sol.
O Palácio de Versalhes é um castelo real localizado na cidade de Versalhes, atualmente um subúrbio de Paris. Desde 1682, quando Luís XIV se mudou de Paris, até a família Real ser forçada a voltar à capital em 1789, a Corte de Versalhes foi o centro do poder do Antigo Regime na França.

domingo, 12 de maio de 2013

Experiência Internacional faz a diferença

O mundo esta aí para ser vivido, portanto não tenha medo de arriscar.
Por causa da pouca idade e da ingenuidade, os jovens não sabem o que realmente significa para o crescimento e o despertar da consciência, morar no exterior.
Na adolescência, a vida se apresenta como um vasto horizonte; por isso uma experiência internacional vai agregar muito valor não só à vida pessoal mas também à profissional.
Morar no exterior e poder viver outra cultura é muito bom; a pessoa toma contato com a evolução do processo civilizatório, além de crescer muito no plano cultural.
O mercado de trabalho olha com bons olhos quem viveu essa experiência. Isso faz toda a diferença quando se participa, por exemplo, em um processo de seleção em uma empresa.
Para o setor de recursos humanos das grandes empresas isso é visto como um diferencial.
Quem faz um curso no exterior melhora a comunicação, a visão, a criatividade, aumenta a habilidade, flexibilidade, agilidade, a capacidade de trabalho em equipe.
A pessoa fica mais organizada, controla melhor o tempo, o que melhora seu potencial de desenvolvimento de sua atividade profissional.
O trabalho fica mais inteligente, equilibrado e motivador.
Isso vale para todo mundo; o mercado de trabalho está muito competitivo. O profissional do futuro não poderá ser chamado de mão-de-obra; ele deverá ser denominado cabeça-de-obra.
Dê um grande salto na sua carreira e na sua vida: more em outro país, viva essa experiência internacional.

Cristóvão Martins Torres

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Ana Carolina faz poesia sobre o dia das Mães

O Professor Cleython Raphael Rosolen, entre outros locais, leciona na Escola Estadual de Cavaco, e entre as atividades propostas aos alunos ele solicitou que cada um escrevesse uma poesia e prometeu que a melhor seria publicada no Portal Prcentrosul e no Jornal CentroSul.

A vencedora foi a poesia da aluna Ana Carolina, do 7º ano "A". Leia:



Mãe
É aquela que vive cada instante perto de sua família.
Mãe
É aquela que é muito corajosa, meiga, simpática e carinhosa.
Mãe
É aquela que se dedica a seus filhos nas horas difíceis                                                                 
 e também nas horas boas.
Mãe
É aquela que é companheira, amiga e                                                                                                  
que merece todo carinho e amor do mundo.
Mãe
Viva cada instante do dia de hoje na certeza de que você é alguém muito especial!!!

Parabéns pelo seu dia!!!!
Feliz Dia Das Mães!!!!!!!!!!

Ana Carolina, 7º ano A Colégio Estadual de Cavaco.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Poemas de Victor Hugo

O Homem e A Mulher

O homem é a mais elevada das criaturas;
A mulher é o mais sublime dos ideais.
O homem é o cérebro;
A mulher é o coração.
O cérebro fabrica a luz;
O coração, o AMOR.
A luz fecunda, o amor ressuscita.
O homem é forte pela razão;
A mulher é invencível pelas lágrimas.
A razão convence, as lágrimas comovem.
O homem é capaz de todos os heroísmos;
A mulher, de todos os martírios.
O heroísmo enobrece, o martírio sublima.
O homem é um código;
A mulher é um evangelho.
O código corrige; o evangelho aperfeiçoa.
O homem é um templo; a mulher é o sacrário.
Ante o templo nos descobrimos;
Ante o sacrário nos ajoelhamos.
O homem pensa; a mulher sonha.
Pensar é ter , no crânio, uma larva;
Sonhar é ter , na fronte, uma auréola.
O homem é um oceano; a mulher é um lago.
O oceano tem a pérola que adorna;
O lago, a poesia que deslumbra.
O homem é a águia que voa;
A mulher é o rouxinol que canta.
Voar é dominar o espaço;
Cantar é conquistar a alma.
Enfim, o homem está colocado onde termina a terra;
A mulher, onde começa o céu.

Victor Hugo

Esse vai ser o jogo!

No futebol, ganhar e perder faz parte do jogo.
A grandeza está em reconhecer a superioridade do adversário.
Numa derrota muitas vezes ficamos buscando um culpado, achamos vários, mas não temos a humildade de entender que o outro foi superior, foi melhor.
Uma derrota não pode desertabilizar ninguém, muito menos um time de futebol que disputa vários campeonatos, e ganhar e perder faz parte do contexto.
O jogo de ontem foi um jogo comparado ao do Bayern x Barcelona, foi um senhor jogo de futebol.
As duas equipes praticaram um grande futebol, foi muito bonito de se ver aqui no Brasil um jogo desse, os times para frente, os dois buscando a vitoria, muita correria, enfim esse time do São paulo perdeu, mas é um timaço, não pode desesperar porque perdeu e foi eliminado.
Ontem, foi verdadeiramente um espetáculo de futebol.
Já estou imaginando uma decisão entre Atlético x Corintians na libertadores, quero assistir esse jogo lá no estádio independência, não quero perder nenhum detalhe desse jogo.
Esse vai ser o jogo, esse vai ser o jogo, por isso quero estar lá.

Cristóvão Martins Torres

quarta-feira, 8 de maio de 2013

A Logística nas Organizações

Logística significa contabilidade e organização e é um termo de origem grega. Logística também vem do frânces “logistique” , que significa uma arte que trata do planejamento e realização de vários projetos, muito utilizado durante as guerras. Logística também é utilizada como parte da álgebra e lógica matemática.
Logística surgiu inicialmente como parte da arte dos militares, era utilizada na guerra como a área que cuidava do planejamento de vários itens importantes, armazenamento, distrubuição e manutenção de vários tipos de materiais, como armas, roupas, além de alimentos, saúde, transportes e etc.
Atualmente, a logística é conhecida como uma parte essencial nas empresas, é um departamento responsável pela gestão dos materiais, sejam eles de qualquer tipo. A logística administra recursos financeiros e materiais, planeja a produção, o armazenamento, transporte e distribuição desses materais.
A logística está presente em diversos tipos de empresa e possui diversas funções. É uma área que tem crescido muito, uma vez que as organizações estão buscando cada vez mais pela qualidade de seus serviços e produtos, e a logística é uma parte importante para que isso ocorra.

A LOGÌSTiCA existe desde os tempos mais antigos. Na preparação das guerras, líderes militares desde os tempos bíblicos, já se utilizavam da logística. As guerras eram longas e nem sempre ocorriam próximo de onde estavam as pessoas. Por isso, eram necessários grandes deslocamentos de um lugar para outro, além de exigir que as tropas carregassem tudo o que iriam necessitar.
Para fazer chegar carros de guerra, grandes grupos de soldados e transportar armamentos pesados aos locais de combate, era necessária uma ORGANIZAÇÃO LOGÍSTICA das mais fantásticas. Envolvia a preparação dos soldados, o transporte, a armazenagem e a distribuição de alimentos, munição e armas, entre outras atividades.
Durante muitos séculos, a Logística esteve associada apenas à atividade militar.
Por ocasião da Segunda Guerra Mundial, contando com uma tecnologia mais avançada, a logística acabou por abranger outros ramos da administração militar. Assim, a ela foram incorporados os civis, transferindo a eles os conhecimentos e a experiência militar.
Podemos dizer que a logística trata do planejamento, organização, controle e realização de outras tarefas associadas à armazenagem, transporte e distribuição de bens e serviços.

VERA BUSSINGER é presidente do IDELT - Instituto de Desenvolvimento, Logística, Transporte e Meio Ambiente


terça-feira, 7 de maio de 2013

Altos e Baixos do Grupo EBX


Eike Batista é hoje o maior símbolo brasileiro de empresário que aposta em projetos grandiosos: eles vão de mineração a logística, de energia à construção de navios, de um porto à exploração de petróleo, divididos entre as 14 empresas que compõem o grupo EBX (suas iniciais, mais o místico x da multiplicação).
Eike é também uma fonte de inspiração para inúmeros brasileiros, como alguém que alcançou o sucesso e se tornou bilionário graças ao seu trabalho, ousadia, instinto e investimento em máquinas e gente.
Seus projetos, porém, talvez por suas própria grandiosidade, estão enfrentando dificuldades. Em março de 2012, Época NEGÓCIOS foi a primeira publicação a apontar uma crescente impaciência dos investidores com a demora em entregar resultados.
A crise da EBX não é boa para ninguém. Seus projetos representam um impulso para o Rio de Janeiro e para o Brasil - especialmente os relacionados à área de infraestrutura, em que o país é tão carente. Porém, o mínimo que se pode dizer é que Eike está vivendo uma espécie de inferno astral, que inclui a queda de 93 posições na lista de bilionários da revista Forbes, com a perda de US$ 25 bilhões em um ano em valor de mercado; uma dança das cadeiras entre seus principais executivos; e a divulgação de resultados abaixo dos prometidos.

Época Negócios

Cobrança de pênaltis não é Loteria, como muitos acham

Estudo desmitifica a tese de que cobrança de pênalti é loteria:


Rodrigo Martins
Da Agência USP
Em São Paulo

Um dos momentos mais tensos do futebol é, com certeza, a cobrança de pênaltis, principalmente daqueles que decidem títulos. Para muitos, errar um pênalti é imperdoável. Mas o que leva um atleta a errar uma penalidade? Cansaço? Nervosismo? Um estudo sobre os efeitos da fadiga e do estresse nas cobranças dos penais, realizado no Laboratório de Fisiologia do Comportamento, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, aponta que a falta de treino seria um dos motivos para os erros.

O Laboratório, que é ligado ao NEC – Programa de Neurociâncias e Comportamento do Instituto de Psicologia da USP, é coordenado pelo professor Ronald Ranvaud e a pesquisa na área de “Técnicas Psicofísicas aplicadas ao Esporte” tem o apoio da doutoranda Martina Navarro.
A pesquisa consistiu numa simulação feita em computadores em que os “batedores” eram os estudantes de graduação da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP, dos cursos de Educação Física e Esporte.

Na simulação, três círculos representavam o goleiro, a bola e o batedor alinhados como na vida real. O círculo que representava o batedor ia em direção à bola e, no instante em que um se sobrepusesse ao outro, cabia ao atacante a tarefa de escolher o lado em que a bola iria (direito ou esquerdo, não era permitido chutar no meio do gol).
 O goleiro se movimentava aleatoriamente para a direita ou para a esquerda e o instante em que ele “saltava” variava entre 51 milisegundos (ms) a 459ms antes que batedor e bola se sobrepunham. Eram ao todo nove tempos diferentes crescendo em progressão aritmética, ou seja, 51ms, 102ms,153ms, até os 459ms. A décima possibilidade diferente era o goleiro não se mexer, esse modo foi inserido para que o batedor não atrasasse a cobrança esperando o goleiro.

Os testes feitos inicialmente, com os estudantes descansados e isolados, mostraram que com 459ms de diferença entre o salto do goleiro e o momento do chute, o índice de acerto chegava ao patamar dos 100%.
Foi então realizada uma competição entre os alunos dos dois cursos, com a presença de torcida. “Nessas condições o desempenho dos voluntários na situação em que em laboratório era 100%, saturou em 80%, ou seja, em 20% das vezes, mesmo o tempo sendo suficiente para a cobrança (459ms), ele errava do mesmo jeito”, descreve Martina. O índice nas simulações se aproxima muito do real uma vez que cerca de Œ dos pênaltis são perdidos.

No teste da fadiga, em que anilhas eram colocadas nas alavancas para dificultar o movimento, simulando o cansaço, o índice de erro foi praticamente o mesmo.

Do Amador ao Profissionalismo

 Regulamentação no futebol no Brasil

Apartir de 1933, o futebol brasileiro foi alvo de sua primeira grande transição, quando o amadorismo foi gradativamente substituído pelo profissionalismo dos atletas. Inserida no escopo de uma legislação trabalhista que passaria a vigorar em praticamente todos os setores da economia, durante o governo de Getúlio Vargas, foi criada, então, a profissão de jogador de futebol.

Apenas em 1938, o profissionalismo foi amplamente adotado pelos principais clubes brasileiros, sob o comando da então denominada Confederação Brasileira de Desportos (CBD). Esta foi criada como resultado de uma fusão entre a primeira versão da CDB – que representava os interesses dos clubes amadoristas – com a Federação Brasileira de Futebol – que representava o profissionalismo de outras organizações. Em 1941, foi criado o Conselho Nacional do Desporto, quando o Estado brasileiro assumiu de forma explícita a gestão do futebol.

A primeira Lei que tratou de forma mais direta a relação clube-jogador foi a “Lei do Passe” (Lei n.º 6.354/76). Esta garantia aos clubes formadores de atletas a possibilidade de usufruir o direito econômico sobre estes, ou seja, o clube poderia transacionar um atleta mesmo após o término do contrato de trabalho. Por se tratar de um bem para a instituição, o clube poderia alienar o direito sobre o jogador, para honrar os custeios ou sanar dívidas. Porém, este poder sobre o destino de atletas não trouxe necessariamente boa saúde financeira aos clubes. Naquela época, o esporte não movimentava o mesmo volume de recursos que atualmente, e os torneios não eram transmitidos ao vivo pela televisão, fator que hoje representa a maior parte das receitas dos clubes.

A principal novidade apresentada pela Lei Zico (Lei n.º 8.672/93) foi a possibilidade de os clubes serem gerenciados por entidades com fins lucrativos, indicando a intenção do governo de transformar os clubes em empresas. A lei não foi bem recebida pelos dirigentes, visto que o enquadramento neste novo conceito eliminaria uma série de vantagens fiscais que os clubes possuem até hoje.

Gestão de esportes

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Direito do Torcedor

Jogos de futebol em horários para facilitar a programação da TV.
Aumentos exorbitantes de ingressos numa final de campeonato.
Óbvio, que vai quem quer, ninguém é obrigado a ir ao estádio de futebol, já dizia um antigo dirigente de clube, que caiu do galho, não está mais no futebol, ficou absoleto muito rápido, ainda bem, para o bem do futebol e do esporte.
E a razão maior do futebol, o torcedor, como fica nessa história.
Os dirigentes aumentam um ingresso aleatóriamente, numa final de campeonato, sem que nenhuma fisacalização é exercida sobre eles.
E a imprensa o que diz, não fala nada.
Eu pergunto, onde está o direito do torcedor que é um consumidor, onde está o direito do consumidor.
É só ir ao supermercados, conferir os peços para ficarmos sabendo, onde está o direito do consumidor.
O torcedor vai a campo porque é um apaixonado pelo clube e pelo futebol, podem colocar o ingresso lá em cima que ele vai assim mesmo.
É assim que administram o futebol brasileiro.
Pobres dirigentes e pobres torcedores.

Um Mito no Futebol


Tem um ditado chinês que diz: “Toda crise é porteira de soluções”.
Tite, no início de sua carreira como treinador de futebol, viveu uma crise e encontrou soluções.
Por isso hoje é considerado um técnico vencedor, com muitos títulos na carreira.
Tite é uma referência para os técnicos brasileiros, que sonham um dia chegar nesse estágio que ele chegou, óbvio, com muito sacrifício e comprometimento.
Descobriu os caminhos das pedras.
Pela experiência que tem e com muitos anos de trabalho pela frente, vai agregar muito valor ao futebol, e com certeza conquistar muitos titulos.
Assistindo ontem, um programa de tv da sua brilhante trajetória no futebol e na vida, pensei; são de exemplos como esse que o nosso país precisa, e para todas as profissões.
Meu saudoso pai costumava comparar a vida como uma lavoura, dizia; plantamos hoje, para colhermos amanhã.
Tite plantou bem e em terra fértil, por isso colhe sucessos na carreira, hoje.
Parabéns, Tite.

Cristóvão Martins Torres

domingo, 5 de maio de 2013

Botafogo vence o Flu e Conquista o Campeonato Carioca 2013

por GLOBOESPORTE.COM
 
Pela terceira vez, Botafogo e Fluminense disputaram a final da Taça Rio. Pela terceira vez, o caneco foi para General Severiano. E, com isso, também o título estadual antecipado, sem necessidade de final, já que os alvinegros venceram também a Taça Guanabara. Neste domingo, no Raulino de Oliveira, o time comandado por Oswaldo de Oliveira venceu por 1 a 0, gol de Rafael Marques, e completou o segundo turno com 100% de aproveitamento. É a 20ª conquista de Campeonato Carioca para os alvinegros. O último título foi em 2010, também vencendo os dois turnos. O Botafogo, porém, só sai do estádio com o troféu do turno - o estadual só será entregue na festa de premiação dos melhores do campeonato.

Saiba mais
Antes deste domingo, Botafogo e Fluminense só disputaram duas vezes a final da Taça Rio, com vitória alvinegra em ambas (1997 e 2008). Com a vitória em Volta Redonda, o Glorioso conquistou sua sétima Taça Rio. O clube lidera a lista dos maiores vencedores de turno desde 2004, quando ao atual regulamento foi estabelecido para o campeonato Carioca. De um total de 20 decisões, incluindo a deste domingo, foram nove taças para o Botafogo, seis para o Flamengo, duas para o Fluminense e uma para Vasco, Volta Redonda e Madureira.
- No começo do ano mais se falava que eu ia embora do Botafogo. Hoje, ser campeão com meu gol... Mas não foi só o meu gol, não. O grupo todo está de parabéns. A gente batalhou muito, fez uma excelente campanha. A família que a gente fez dentro do Botafogo é o mais importante - vibrou Rafael Marques após a conquista do título.

Estátua de Sherlock Holmes em Baker Street(Londres)

Estátua do famoso detetive Sherlock Holmes, em Baker Street (Londres)
Personagem de ficção da Literatura  Britânica.
Sherlock Holmes ainda hoje é um dos mais atraentes personagens dos romances policiais. Carismático e astuto, fez do método científico e da lógica dedutiva suas melhores armas.


sábado, 4 de maio de 2013

Nhá Chica é Beatificada em Baependi, MG


04/05/2013 15h37 - Atualizado em 04/05/2013 18h47

Ela também era leiga, não pertencia a nenhuma ordem religiosa.
Francisca de Paula de Jesus dedicou vida à caridade e aos pobres.

Samantha Silva / Lucas Soares Do G1 Sul de Minas, em Baependi, MG
 
Agora é oficial. Francisca de Paula de Jesus, a "Mãe dos Pobres" de Baependi (MG), é a primeira negra, analfabeta e filha de escrava a receber o título de beata pela Igreja Católica no Brasil. A cerimônia que concedeu o título à mulher que viveu a maior parte de sua vida no Sul de Minas começou pontualmente às 15h deste sábado (4).
Usando sombrinhas e proteções, milhares de fiéis acompanharam a cerimônia sob o sol, do jeito que puderam. Pessoas de todas as idades, desde crianças até idosos, participaram da celebração. Além dos fiéis, também estiveram presentes autoridades religiosas do Vaticano e da Igreja Católica brasileira. Gilberto Carvalho, secretário geral da Presidência da República representou a presidente Dilma Rousseff. O governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia, também acompanhou a cerimônia.

Nhá Chica
Francisca de Paula de Jesus, a Nhá Chica, será a primeira beata negra do país. Leiga, ela não pertencia a nenhuma ordem religiosa. Analfabeta, não lia a bíblia, mas aplicava no dia a dia o amor ao próximo e a caridade, o que a fez ser conhecida como "Mãe dos Pobres". Nhá Chica nasceu em São João Del Rei (MG) mas viveu a maior parte da sua vida em Baependi (MG), onde morreu no dia 14 de junho de 1895. Desde então, os relatos de cura por intercessão de Nhá Chica são vários.
O processo de beatificação começou em 1993, mas foi em 1995 que o processo ganhou um capítulo decisivo. Em julho daquele ano, a professora Ana Lúcia Leite descobriu que tinha um problema congênito no coração. Na véspera de fazer uma cirurgia, ela sentiu uma forte febre e exames posteriores revelaram que o problema havia desaparecido. Ana Lúcia havia rezado a Nhá Chica e considera que foi curada por intermédio dela.
Em 1998, o provável milagre foi enviado ao Vaticano. Em janeiro de 2011, o Papa Bento XVI aprovou as virtudes heróicas da religiosa e designou o título de Venerável a Nhá Chica. Em outubro do mesmo ano, a comissão médica da Congregação das Causas dos Santos do Vaticano aprovou o milagre atribuído a Nhá Chica, concordando que a cura não tem explicação científica. A comissão de cardeais do Vaticano atestou o milagre em junho de 2012 e no mesmo mês, o Papa Bento XVI assinou o decreto de beatificação de Nhá Chica.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Dar Trote é Classificado como Contravenção


03/05/2013 17h10 - Atualizado em 03/05/2013 18h04

Suspeito de trote que custou mais de R$ 20 mil é detido em Rio Preto, SP

'Acidente' mobilizou 12 equipes de resgate e o helicóptero Águia.
Carpinteiro, de 45 anos, está detido para esclarecimentos.

Do G1 Rio Preto e Araçatuba
188 comentários

O suspeito de ser o autor de um trote que mobilizou 12 equipes da polícia, bombeiros e até o helicóptero Águia em São José do Rio Preto (SP) na última segunda-feira, 29 de abril, foi preso na tarde desta sexta-feira (3). O carpinteiro Dorival Pereira da Silva, de 44 anos, foi detido na própria residência e, segundo a polícia, confessou ser o autor do trote.
O ato não é crime, mas é classificado como contravenção, o que resulta em penas alternativas. O carpinteiro é ouvido na Delegacia de Investigações Gerais (SP) na tarde desta sexta-feira, mas ainda não havia explicado por que fez isso. Segundo a polícia, ele alegou estar bêbado no momento da ligação e que sofre de depressão.

Carpinteiro disse que estava bêbado e sofre de depressão (Foto: Reprodução / TV Tem)
O trote custou mais de R$ 20 mil aos cofres públicos. Na gravação, cedida pela polícia ao G1, o homem começa perguntando para a policial se ela pode ajudá-lo. Logo em seguida, ele começa a chorar. Sem entender o que está acontecendo, a policial insiste e pergunta o que ocorreu, quando o homem diz “o pneu do carro estourou, eu perdi o controle do carro e o carro capotou e caiu na ribanceira.
Ele afirma que o acidente aconteceu na BR-153, entre Nova Granada (SP) e onda verde(SP), e que os bombeiros já estavam a caminho do local do suposto acidente.  (ouça o áudio ao lado). O homem também diz que a mulher dele estava no carro, que teria caído em um barranco de 100 metros.
Em vários trechos da gravação, o homem começa a chorar e a policial que atende a ocorrência tenta acalmá-lo. A policial, então, tenta fazer lembrá-lo do local exato do acidente e pergunta com que carro estava.
Como a falsa vítima do acidente não sabia informar com precisão o local do acidente, as equipes de resgate fizeram uma varredura por todo o trajeto, em mais de 60 quilômetros. Até o helicóptero Águia foi chamado para ajudar na “busca”. Ele voou até a divisa com Minas Gerais.
A suposta vítima diz que ainda estava no local do acidente, que tentava subir o barranco, que era muito íngreme. A policial então pergunta se ele está muito machucado, e ele diz “estou um pouco machucado, mas
está tudo bem.”

Saiba mais 
Todos esses recursos foram viabilizados com o dinheiro público. Na tentativa de resgate foram mobilizados 35 homens, 12 viaturas sendo elas duas viaturas da Polícia Rodoviária Federal (PRF), quatro viaturas do Corpo de Bombeiros, quatro viaturas da Transbrasiliana, empresa responsável pelo trecho, uma da Polícia Ambiental e o helicóptero Águia da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
O homem também ligou para o Corpo de Bombeiros. Durante o telefonema, o soldado pergunta se o homem, que se diz chamar "Paulo", está ouvindo a sirene e ele diz que não. Ele então é questionado sobre o RG e diz que não se lembra. Ao ser perguntado sobre o telefone de casa, diz que não tem. Após isso, o policial pede para que ele repita as características no veículo.
Ao ser perguntado sobre o endereço, o homem informa que está com a cabeça doendo e não consegue passar as informações pedidas e que está ferido nas pernas, braços e costela. “A gente entrava em contato com ele para pegar mais informações, aí o bombeiro que estava no 193 verificou barulho de cachorro latindo ao fundo e achou estranho. A ligação caiu e ligamos 10 minutos depois para conseguir falar com ele e atendeu uma criança, que falou que o pai estava dormindo, foi aí que constatamos o trote. Depois o Copom disse que o número que ele estava ligando tinha efetuado alguns trotes na semana passada ao 190”, afirma o tenente dos Bombeiros Orival Santana Júnior.

Custo e Benefício dos Campeonatos

Esse período onde os clubes brasileiros disputam, finais de campeonatos em seus estados e finais da libertadores, para evitarem um desgaste maior de seus jogadores, seria muito interessante que não fizessem os treinamentos com bola durante a semana, o famoso rachão.
Treinarem só os fundamentos do futebol, aprimorarem faltas, escanteios, cabeceios, troca de passes, pênaltis, etc
Os pênaltis então é importante aprimorá-lo, podem precisar deles, e alguns jogadores vivem errando.
Veja o Corintians; jogou na quarta-feira contra o Boca, no domingo pega o Sã Paulo, na quarta-feira tem o Boca no jogo da volta.
São classicos, jogos duros e desgastantes, que se não forem administrados, vão arrentar com os jogadores.
E numa finalíssima onde vão mais precisarem deles, vão estar no departamento médico, contunditos em consequencia de exaustão, excesso de jogos, seguidos.
Por isso defendo dois times, onde um disputa a libertadores o outro o campeonato estadual.
Fazem o custo e benefício dos campeonatos, qual o mais importante para o clube, aquele que vai representar mais fama e grana, e prioriza o que for mais importante.
Já vi times que disputaram os dois e não ganharam nunhum deles.
Jogadores de futebol são muito bem remunerados, mas tem uma carga de trabalho muito dura.
Os treinadores deveriam ver isso e poupá-los em determinados jogos, principalmente uma sequencias dessas.
É aquela história ou chupa pirolito ou assobia, os dois fica difícil.

Cristóvão Martins Torres

Nova Ordem Mundial de Jogar Futebol

O jogo do Bayern x Barcelona deveria servir de exemplos para os clubes, treinadores, jogadores e torcedores de todo o Brasil.
Até na derrota o Barcelona nos mostrou como se portar no mundo do futebol.
O Barcelona mostrou a todos como se faz uma geração vencedora, da categoria de base até o time principal.
Impressionante como a imprensa brasileira preferiu apontar erros na equipe catalão, a ter que exaltar a equipe alemã.
Na verdade o Bayern assimilou o que o Barcelona fez durante anos, e agora tomou dele o bastão de melhor clube do mundo.
Depois do jogo a torcida espanhola reconheceu a superioridade do adversário, coisa dificil de acontecer no nosso meio, onde preferimos falar de erros de quem perdeu.
Copiar o que é bom não denigre a imagem de ninguém, portanto, que essa partida seja uma referência para todos os brasileiros que militam no futebol; imprensa, dirigentes de clube, treinadores, jogadores e torcedores, etc
Temos que ter a grandeza de reconhecer quando o outro está melhor.
Esse que é o grande lance da vida, de reconhecer a capacidade do outro, a superioridade do outro, seja no futebol, na política, nas empresas, nas emissoras de tv, etc
Ganhou porque foi melhor!
Um locutor de uma televisão aqui no Brasil, foi muito feliz ao dizer após a partida; é uma nova ordem mundial de jogar futebol.
O futebol alemão está a partir dessa partida na ordem do dia no futebol.
Que nós tenhamos a humildade de copiá-los, igual fizeram, copiando o Barcelona.
Hoje quem dita a moda no futebol é o Bayern de Munique!!!

Cristóvão Martins Torres

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Experiência Internacional faz a diferença

O mundo esta aí para ser vivido, portanto não tenha medo de arriscar.
Por causa da pouca idade e da ingenuidade, os jovens não sabem o que realmente significa para o crescimento e o despertar da consciência, morar no exterior.
Na adolescência, a vida se apresenta como um vasto horizonte; por isso uma experiência internacional vai agregar muito valor não só à vida pessoal mas também à profissional.
Morar no exterior e poder viver outra cultura é muito bom; a pessoa toma contato com a evolução do processo civilizatório, além de crescer muito no plano cultural.
O mercado de trabalho olha com bons olhos quem viveu essa experiência. Isso faz toda a diferença quando se participa, por exemplo, em um processo de seleção em uma empresa.
Para o setor de recursos humanos das grandes empresas isso é visto como um diferencial.
Quem faz um curso no exterior melhora a comunicação, a visão, a criatividade, aumenta a habilidade, flexibilidade, agilidade, a capacidade de trabalho em equipe.
A pessoa fica mais organizada, controla melhor o tempo, o que melhora seu potencial de desenvolvimento de sua atividade profissional.
O trabalho fica mais inteligente, equilibrado e motivador.
Isso vale para todo mundo; o mercado de trabalho está muito competitivo. O profissional do futuro não poderá ser chamado de mão-de-obra; ele deverá ser denominado cabeça-de-obra.
Dê um grande salto na sua carreira e na sua vida: more em outro país, viva essa experiência internacional.

Cristóvão Martins Torres