sábado, 28 de fevereiro de 2015

Sete frases que você não pode dizer ao seu chefe

Por iG São Paulo | - Atualizada às

Você deve dizer tudo o que precisa ao seu chefe, mas o melhor é pensar em uma estratégia sobre como pronunciar uma sentença infeliz – que pode azedar o relacionamento


Há certas frases que todos os chefes temem, como "perdi esse cliente", "isso é um grande erro". Algo mais objetivo, como "o prédio está pegando fogo" ou "seu carro foi atingido por uma árvore".


O site Linkedin ensina que antes de dizer alguma coisa que sabe que pode não cair bem, ou que seja inesperadamente negativo, pense bem para achar um modo adequado de dizer.
 
1) "Preciso de um aumento"
Você deve pedir um aumento de salário quando você sente que você merece um, mas tenha cuidado com a frase do seu pedido e lembre-se que todo mundo gostaria de mais dinheiro. Assim, em vez de dizer que você "precisa", comece por delinear o seu valor para a empresa , suas realizações e responsabilidades. Seu objetivo é fazer o seu chefe querer lhe dar um aumento!
 
2) "Você tem certeza que quer fazer isso?"
Essa pergunta implica em você querer ensinar seu chefe algo que ele ou ela já sabe. Vá com cuidado quando tiver de ensinar qualquer coisa. Se você sentir que você tem que dizer alguma coisa, aborde o tema como se o seu superior tivesse negligenciado ou esquecido alguma coisa – não diga que ele não sabe como fazer.
 
3) "Eu não quero incomodá-lo, mas perdemos o controle"
Caso você precise dizer essa frase, significa que algo deu errado. Portanto, nesses casos, é preciso se antecipar ao desfecho e ir sinalizando gradualmente que algo pode dar errado. E ao começar esse tipo de alerta, não se esqueça de dizer o que está fazendo para evitar isso.
 

4) "Se você não fizer isso, eu vou me demitir!"
Ultimatos são uma má ideia em praticamente todas as situações, mas especialmente quando se trata de falar com o seu chefe. Lembre-se de que "ninguém é insubstituível". Mas ter esse tipo de atitude soa amador ou infantil e pode levar o seu chefe a pensar na opção de te demitir. Se você precisa sair mesmo, demita-se, mas nunca ameace. Isso não é profissional.

5) "Na minha idade..."
Você é mais jovem do que ele, mas a chefia não quer ser lembrada de sua idade e muitas vezes essa é uma questão irrelevante. Apenas diga sua opinião como uma pessoa mais jovem se a pedirem. Caso queira sugerir uma mudança de visão que pode beneficiar a empresa ou o time, faça uma explanação objetiva sobre sua ideia e como ela pode ajudar em algum tema específico.

6) "Isso não pode ser feito."
Se o seu chefe quer que algo seja feito, não quer ouvir que não pode ser feito. Em vez disso, o foco no que você pode ter, para que a ordem seja cumprida é: investigar e experimentar novos caminhos, tentar um brainstorming de novas ideias e assim por diante. Dizer que não pode ser feito é o caminho mais fácil e pode revelar preguiça em buscar soluções.

7) Evite futricas do tipo: "você viu o que fulano fez"?
"Essa pessoa é tão difícil de trabalhar!" O chefe não quer participar de dramas interpessoais dos colegas. Nem quer saber o quanto você não gosta de seus colegas de trabalho. Salvo em casos de violação da política da empresa, ou um grande erro em seu trabalho. Mantenha suas queixas pessoais longe da chefia

iG

Mudanças no seguro-desemprego valem para demitidos a partir deste sábado


Por Agência Brasil | - Atualizada às
 
iG

Veja detalhes de como ficam as novas concessões do benefício

As novas regras de concessão do seguro-desemprego começam a valer para quem for demitido a partir deste sábado (28). As normas de acesso a cinco benefícios trabalhistas e previdenciários foram alteradas pelo governo federal em dezembro do ano passado.
Com as novas regras do seguro-desemprego, o trabalhador terá que comprovar vínculo com o empregador por pelo menos 18 meses nos 24 meses anteriores, na primeira vez em que requerer o benefício. Na segunda solicitação, ele terá de ter trabalhado por 12 meses nos 16 meses anteriores. A partir do terceiro pedido, o período voltará a ser de seis meses.
Entenda mudanças no seguro-desemprego, abono e pensão por morte
Centrais sindicais pedirão anulação de medida que endurece seguro-desemprego
Segundo o Ministério do Trabalho, quem foi demitido antes de 28 de fevereiro de 2015, terá o seguro-desemprego regido pela legislação anterior, segundo a qual o trabalhador pode solicitar o seguro após trabalhar seis meses.
Pelas novas regras, na primeira solicitação, o trabalhador poderá receber quatro parcelas do seguro-desemprego se tiver trabalhado entre 18 e 23 meses e cinco parcelas se tiver trabalhado a partir de 24 meses. Na segunda solicitação, ele poderá receber quatro parcelas se tiver trabalhado entre 12 e 23 meses e cinco parcelas se tiver trabalhado por 24 meses, no mínimo.
A partir da terceira solicitação do seguro-desemprego, quem trabalhou entre seis e 11 meses recebe três parcelas. Para ter direito a quatro parcelas do seguro-desemprego, o trabalhador deverá ter trabalhado entre 12 e 23 meses e, para receber cinco parcelas, terá de ter trabalhado por, pelo menos, 24 meses
De acordo com o ministério, a comprovação do recebimento dos salários de forma ininterrupta não será necessária para a primeira e a segunda solicitação. Essa exigência somente é necessária para a terceira solicitação e para as posteriores, nas quais é necessário comprovar os seis salários recebidos em cada um dos últimos seis meses anteriores à data da dispensa.
Por isso, o trabalhador poderá utilizar outros vínculos empregatícios que estejam dentro do período dos últimos 36 meses, contados da data da dispensa atual, como referência para aumentar a quantidade de parcelas.
Na sexta-feira (27), o governo federal lançou uma cartilha para esclarecer dúvidas as novas regras do seguro-desemprego e do abono salarial. A cartilha está disponível no site do Ministério do Trabalho.

iG

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Limão: um poderoso aliado da saúde

Nutricionista - 27 de fevereiro 2015

iG

A fruta pode ser azeda, mas traz muitos benefícios à saúde. Basta saber utilizar suas diversas propriedades.


Antioxidante, emagrecedor, cicatrizante, antibacteriano, antiviral, anti-inflamatório, anticancerígeno, anticolesterol, antidepressivo, ativador do sistema imunológico, desentupidor de artérias. Todas essas propriedades estão presentes em uma única fruta: o limão. Esses já seriam alguns (bons) motivos para ele integrar, diariamente, as refeições de todos os atletas. Para uma ajudinha extra no combate aos radicais livres produzidos com a carga de exercícios.
Os benefícios do limão são diversos e vêm da vitamina C, rica em polifenóis e carotenoides. E as suas propriedades não estão, apenas, no suco. A casca da fruta apresenta uma substância chamada d-limoneno, que tem alto teor de ácido cítrico e, com isso, ajuda a dissolver toxinas e gorduras. Dessa forma, o sangue é afinado, passa a circular melhor e a equilibrar o metabolismo. Por isso, a fruta é indicada em vários quadros de doenças, como problemas cardiovasculares, gripe, febre, infecções estomacais e varizes.
Vale lembrar que nada em excesso é saudável. Portanto, recomenda-se usufruir apenas duas unidades da fruta por dia. Além disso, cuidado quando espremer um limão, pois a pele em contato com a ele e exposta ao sol pode gerar manchas na pele.

Outras vantagens do limão:
- Combate a elevação do ácido úrico;
- Aumenta a absorção de cálcio, magnésio e vitamina D;
- Melhora o sistema imunológico: devido à combinação da vitamina C e ácido cítrico, que combate os radicais livres e aumenta nossa resistência;
- Desintoxica o fígado e a vesícula;
- Pessoas com problemas cardiovasculares, deveriam usar limão todos os dias, pois ele ajuda a desobstruir os vasos sanguíneos;
- Contém fibras, como a pectina, que auxilia na saúde intestinal;
- Estimula a produção de bile;
- Os flavonoides presentes juntamente com a vitamina C auxiliam na queda do colesterol ruim (LDL-c).

iG

(Fonte: Priscilla Di Ciero, nutricionista e blogueira do site Prólogo).

5% da população sofre com depressão, mas diagnóstico pode ser difícil


27-02-2015
iG
por Universo Jatoba


Trezentos e cinquenta milhões de pessoas sofrem de depressão em todo o mundo. O montante representa 5% da população mundial. Segundo a Organização Mundial da Saúde, contudo, esse percentual deve subir nos próximos 20 anos. Isso porque a depressão deve se tornar a doença mais comum de todas daqui a duas décadas. 
Provavelmente você conhece alguém acometido pela a doença ou já ouviu falar nos sintomas. Tristeza profunda, melancolia e falta de motivação para fazer as tarefas mais simples do cotidiano são as principais características de uma pessoa depressiva. O paciente deixa de ver sentido na vida e ações como levantar da cama, tomar banho ou ir trabalhar podem se tornar um martírio.
Apesar de ser comum, a doença tem muitos estigmas e existe preconceito com quem sofre da moléstia. Além disso, é difícil de identificar os sintomas, já que alguns são confundidos com sentimentos naturais do ser humano. Por essas razões, as pessoas demoram para procurar ajuda médica e tratamento adequado.
“A depressão não escolhe idade, gênero ou raça. Por esta razão, parentes e familiares devem ficar atentos quando existe mudança de comportamento nas crianças ou adolescentes e nos idosos. Ou mesmo quando amigos ou pessoas próximas evitam sair de casa, têm dificuldades de relacionamento ou no trabalho”, explica a psiquiatra Julieta Guevara, Diretora da Neurohealth, clínica especializada no tratamento da depressão.
A depressão pode ser o resultado de uma pré-disposição genética que altera a bioquímica cerebral. Desta forma, a doença diminui a produção dos neurotransmissores responsáveis pelo estado de bem-estar. Esses fatores podem ser maximizados por acontecimentos, como perdas, estresse emocional ou psicológico e traumas da infância.
Se não tratada, a doença pode acarretar outros problemas, como transtorno de ansiedade, bipolaridade e TOC, o Transtorno Obsessivo Compulsivo. Além disso, é possível que o paciente acabe ficando dependente de drogas e álcool, na tentativa de aliviar a dor e se torne um dependente químico.
Procurar ajuda médica é essencial para uma recuperação rápida e eficaz. Se você conhece alguém nessas condições, incentive a pessoa a se tratar para voltar a ter uma vida saudável.


iG

Ao Viajar Pratique Direção Defensiva



Direção defensiva: é a técnica indispensável para o aperfeiçoamento do motorista, que trata de forma correta o uso do veículo na maneira de dirigir, reduzindo a possibilidade de envolvimento nos acidentes de trânsito.
Elementos fundamentais da direção defensíva: conhecimento, atenção, previsão, decisão, habilidade, considerar o risco, aplicar a defesa, agir no momento.
Condições adversas do veículo: antes de assumir a direção, todo motorista deve cuidar da manutenção do seu carro.
Os defeitos mais comuns que podem causar acidentes: pneus gastos, freios desregulados, lâmpadas queimadas, falta de busina, retrovisor com defeito, etc.
Atitudes inadequadas no trânsito: velocidade excessíva, manobras arriscadas, avaliação incorreta de distância, erros visuais com desvios de direção, perda de controle da situação, dirigir embriagado, etc.
Condições adversas: álcool
Sono e direção: especialistas afirmam que a sonolência é responsável por mais de 25% dos acidentes automobilísticos.
A maioria dos acidentes ocorre nas primeiras horas da manhã, devido a sonolência mais intensa.
Só dirige se tiver descansado e bem disposto.
Condições adversas do motorista: fadíga, sono, estresse, visão deficiente, pertubação física.
Ser cuidadoso com o pedestre, e dar-lhe sempre o direito de passagem.
Quando perceber um animal na pista, reduza a velocidade, nunca buzine, pois poderá assustá-lo.
Use sempre o cinto de segurança, é um dispositivo que garante a segurança, em caso de acidentes.
Dirigir com segurança é colaborar com a redução das estatísticas de acidentes.
Não use o celular ao dirigir, ele distrai tanto que o motorista não consegue se lembrar do que aconteceu no trânsito.
Acidente evitável ou inevitável: é aquele em que a pessoa deixa de fazer tudo, que razoavelmente poderia ter feito para evitá-lo.
Transportar crianças: sempre no banco trazeiro, afastados das portas e com cinto de segurança.
Em trajetos longos, planeje paradas e revezamentos para não chegar ao limite de sua resistência.
Na direção defensiva não importa saber quem é o culpado, mas quem poderia ter evitado o acidente!
Segurança são cuidados que temos ter na preservação da vida.
Faça uma boa viagem.

OBS: Texto tirado de um treinamento que fiz sobre direção defensiva, na empresa que trabalhava.
Bastante útil, para ser usado nas estradas pelas pessoas, como medída de segurança.

Cristóvão Martins Torres

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Brasil tem carência de engenheiros; confira salários médios da categoria

Por Maíra Teixeira - iG São Paulo |

sábado, 21 de fevereiro de 2015

7 dicas para ser avós modernos

 

Por Rafael Bergamaschi, iG São Paulo

Tentar entender o universo das crianças nascidas no século 21, ter sintonia com os pais e se policiar para não exagerar nos mimos são atitudes recomendadas

Os tempos mudaram. Os 'novos avós' têm 50 anos ou mais, são baby boomers, nascidos entre as décadas de 1950 e 1960, e chegam à maturidade com uma expectativa de envelhecer com mais saúde e qualidade de vida do que as gerações passadas.
Embora a grande maioria já esteja aposentada ou pensando nisso, esses novos 'velhos' não fazem o perfil dos avozinhos de bengala e já meio surdos, que passam o dia na frente da TV. E muitos não só ajudam a família financeiramente, como são parte integrante da criação das crianças.

Mundo Monica Dorin Schumer, psicóloga e terapeuta familiar, com o pai e a mãe trabalhando, é aos avós que, muitas vezes, cabe o papel de cuidar.
Além de abertura para experimentar coisas novas, como ser capaz de usar um computador ou, até, jogar videogame, tanto os vovôs quanto as vovós precisam buscar conhecimento para entender como funcionam essas crianças nascidas no século 21.

A tecnologia e as opções que ela oferece fazem com que o choque de gerações pareça ainda mais intenso. Existem, no entanto, jeitos de diminuir as distâncias e aproximar-se dos netos. Só não vale devolvê-los mimados para os pais.

Confira sete dicas práticas para ser avós modernos:


1. Tente entender um pouco do universo da criança:
“É importante saber do que ela está falando, não pode ignorar”, diz Monica. Se os netos já têm alguns gostos específicos, é essencial procurar saber quais são essas preferências, por mais que o que eles digam possa parecer grego. “Se você vai comprar um presente, por exemplo, tem que ter uma ideia mínima do videogame ou do DVD que ele vai gostar”, exemplifica Monica.

2. Compartilhe um pouco do seu mundo com o neto:
Com certeza era tudo muito diferente na infância dos avós cujos netos nasceram há pouco. Os recursos disponíveis eram outros. Isso não significa, no entanto, que as crianças de hoje não podem desfrutar de brincadeiras e atividades populares em outros tempos. O contato com outras realidade pode, sim, ser bastante proveitoso, como explica Monica. “Isso estimula a criatividade e evita que a criança seja um ‘robozinho’, sempre atuando diante de uma tela”.

Leia: 100 ideias de brincadeiras com crianças até 10 anos

3. Deixe que o casal tenha seu espaço:
Mostrar-se disponível é bem diferente de sufocar os pais da criança com exigências de atenção. Por mais que seja benéfico para a criança o envolvimento dos avós na criação, é preciso ter em mente que boa parte das decisões serão tomadas pelos pais. “Participar da chegada do neto é saber que junto com o bebê também está nascendo uma nova família, um pai e uma mãe”, explica Keila Cristiuma, diretora da Sempre Materna, empresa que ministra cursos voltados para mães e avós.

4. Informe-se sobre o assunto:
Há uma série de livros que abordam o desenvolvimento infantil. Por mais que eles sejam normalmente voltados para as mães de primeira viagem, não há motivo algum para que os avós não desfrutem também de seus ensinamentos. “Como muitas avós passam bastante tempo cuidando das crianças por conta dos trabalhos dos pais, esse tipo de informação é essencial”, explica Monica.


5. Adapte-se às regras estabelecidas pelos pais:
Opinar na criação das crianças é válido, mas é preciso respeitar sempre a autoridade dos pais. “Os avós devem ter bem claro qual é o seu papel na educação da criança e definir antes (e sempre que for necessário) com os pais da criança o que esperam deles”, explica Keila.

6. Dê espaço para a criança crescer:
Durante o desenvolvimento, a criança aprenderá novas habilidades e deixará de precisar da ajuda de adultos para algumas coisas. É importante que os avós aceitem isso e forneçam novos estímulos. “É difícil ver o neto crescer, mas tem que permitir que a criança seja cada vez mais independente”, afirma Monica.

7. Se o neto passará boa parte do tempo com você, acompanhe a mãe na visita ao pediatra:
Se os pais trabalham e é você que passa o dia com as crianças, é possível que tenha informações importantes para ajudar o médico e os pais na hora da consulta. “Você pode ter visto coisas que a mãe não viu e que podem ser valiosas para a avaliação que o pediatra vai fazer”, diz Monica. Além disso, a visita é uma boa oportunidade para tirar as dúvidas que surgem no dia-a-dia. Ofereça-se para acompanhar os pais nessas visitas, sempre tentando valorizar também a presença deles.

iG

Jardim da Infancia Chapeuzinho Vermelho da Dona Dulce Zanetti

 

"Jardim da Dona Dulce", como era conhecido.
Meu primeiro diploma, muito importante.
Dona Dulce sempre muito atenciosa, tinha muito carinho com os alunos, por isto tenho grandes recordações desta época.
Dona Dulce é dessas pessoas especiais que aparecem em nossas vidas e ficam para sempre.
Ela nos ensinou a perceber a família, os amigos, os professores. Nos ensinou a descobrir o outro, por isto ela é especial.
Quando a pessoa é do bem, tende sempre a comunicar-se!
Juntamente com seu marido professor Egídio Zanetti, marcaram época em São Domingos do Prata.
Contribuiram e muito para melhoria da educação em nossa cidade.
Fui também aluno no "Colégio Estadual Marques Afonso" do professor Egídio, que lecionava matemática.
De formação profissional na área da economia, senhor Egídio era um exímio professor de matemática.
Me sinto orgulhoso de ter sido seu aluno.
Além de professor senhor Egídio era uma grande figura humana, muito estimado por todos.
Lembro-me quando ele ia ler os resultados das provas e algum aluno não alcançava nota, brincava com o aluno, falava; Vou te mandar para a Sibéria.
Quando professor Egídio Zanetti mudou com a familia para Belo Horizonte para que os filhos pudessem fazer faculdade, meu Pai disse uma frase que não esqueço:
O Prata perdeu um grande colaborador e parceiro da educação.

Cristóvão Martins Torres

Grande Teórico do Direito e Constitucionalista Alemão visita Itabirito

 

A caminho de Ouro Preto, Robert Alexy, considerado hoje um dos maiores teóricos do Direito e Constitucionalistas do mundo, visitou Itabirito, tendo almoçado na casa deste Blogueiro.

Alexy esteve em Belo Horizonte para participar do "Congresso Brasil-Alemanha de Teoria do Direito e Direito Constitucional: Conceito e Aplicação do Direito em Robert Alexy", realizado na Faculdade de Direito da UFMG, bem como para receber o título de Doutor Honoris Causa pela referida Universidade.
 
Robert Alexy e Cristóvão Torres, na residência do blogueiro, após almoço oferecido por este ao eminente Jurista alemão. Ao fundo uma tela da terra natal do blogueiro, a querida São Domingos do Prata

Fotomontagem é tão Antiga quanto a Própria Fotografia


Hoje, ela é muito usada por aqueles que usam a internet para o mal, forjando situações e imagens, com isso levando constrangimentos as pessoas.
 

Fotomontagem, termo empregado para designar a associação de duas ou mais imagens, ou fragmentos de imagens, com o propósito de gerar uma nova imagem. São diversos os processos capazes de gerar imagens desta forma. O mais simples deles é a colagem, que consiste na elaboração de uma composição tomando por base imagens positivas sobre papel, que podem ser apresentadas diretamente desta forma, como o fizeram os artistas dadaístas e surrealistas, ou ser reproduzida para gerar um negativo a partir do qual se produzirão ampliações. Uma variante desse sistema, empregando originais em transparência, é o sanduíche de negativos ou de diapositivos, que agrega duas ou mais imagens para produzir uma terceira que pode ser simplesmente projetada, como no caso dos slides, ou empregada para gerar ampliações positivas sobre papel, no caso dos negativos. Outra possibilidade é a de ampliar partes de negativos diferentes sobre um mesmo papel fotográfico, gerando assim uma imagem composta que era reproduzida a seguir para gerar um negativo que possibilitava a obtenção ulterior e mais fácil do mesmo efeito. Existe uma variante do processo de fotomontagem que pode ser executada diretamente na própria câmara: a dupla exposição - ou mesmo múltipla exposição - de um mesmo negativo no momento de tomada da fotografia. Hoje em dia, com a introdução dos computadores e dos scanners, a adição de duas ou mais imagens para a produção de uma imagem final tornou-se muito mais fácil, de fazer.


A Fotomontagem é tão antiga quanto a própria fotografia.
Quatro anos após o francês Daguerre apresentar a primeira máquina fotográfica, o também francês Hippolyte Bauard, em 1839, mandou uma foto, como protesto forjando seu próprio suicídio.

Estátua de Sherlock Holmes em Baker Street(Londres)

Estátua do famoso detetive Sherlock Holmes, em Baker Street (Londres), Personagem de ficção da Literatura  Britânica.Sherlock Holmes ainda hoje é um dos mais atraentes personagens dos romances policiais. Carismático e astuto, fez do método científico e da lógica dedutiva suas melhores armas.
 

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Os verdadeiros inimigos de nosso corpo

 Graziella Marraccini

iG

Os verdadeiros inimigos de nosso corpo são nossos pensamentos negativos. Creio que essa seja uma afirmação mais do que verdadeira e facilmente verificável.
MENS SANA IN CORPORE SANO, já diziam os romanos. Ou seja, se a mente é saudável, o corpo também será saudável. Então, por que este conhecimento foi se perdendo? Por que continuamos achando que nossos inimigos estão fora de nós? Acreditamos nos vírus, nas bactérias que causam infecções e febres... Será que não percebemos que somos nós que nos predispomos às doenças porque nosso corpo está em desarmonia funcional?

O ocidente afastou-se do pensamento holístico quando começou a examinar o homem em partes e não como um todo. Porém o homem vive de forma integrada com o meio ambiente e é dele que retira sua subsistência. No século passado demos um salto enorme rumo ao desenvolvimento industrial, porém criamos cidades caóticas que, apesar de aparentemente desenvolvidas, não nos transmitem serenidade, harmonia e equilíbrio!
O mundo material é um palco onde os pensamentos e as imagens do subconsciente tomam forma física. Se o mundo em que vivemos é caótico, teremos uma vida caótica e consequentemente adoeceremos. Quando nossos pensamentos se tornam caóticos, negativos, desarmônicos, nosso cérebro secreta substâncias inerentes a esses pensamentos, que são chamados de neuropeptídeos. No entanto, esses neuropeptídeos também são produzidos pelo cérebro quando temos pensamentos positivos, quando sentimos felicidade, alegria. O que a ciência descobriu nas últimas décadas foi que na membrana de cada um dos linfócitos que defendem o corpo de bactérias, vírus, fungos, parasitas, câncer e de todas as enfermidades, existe um ponto concreto de carga que recebe os NEUROPEPTÍDEOS. A conclusão dessa descoberta é que:
"O que importa ao sistema imunológico é aquilo que pensamos, pois o neuropeptídeos transmitem as informações de nosso cérebro, não importando sua qualidade". Uma outra afirmação importante é que o cérebro só cria a doença que conhece e nosso temor em ter uma doença é o precursor da criação dela. Vocês repararam como funcionou o medo da gripe suína: quanto mais as pessoas eram vulneráveis às informações da mídia, (que informavam diariamente sobre a evolução da doença e sua mortandade), cada vez mais gente ia para os postos de saúde acreditando ter a doença! A mente humana é altamente influenciável! Devemos lembrar, portanto, que somos responsáveis pelos nossos pensamentos e sentimentos mais íntimos. As palavras -proferidas ou não-, nos afetam mais do que armas. Uma ofensa pode nos matar, porque tudo isso deprime nosso sistema imunológico. Um pensamento negativo mata mais do que uma arma!

Já constatamos que o nosso sistema imunológico fica algum tempo escutando nossos monólogos internos (de raiva, mágoa, ofensas, desamor, falta de afeto, inveja, desanimo), gerados por nosso cérebro. Aos poucos os neuropeptídeos levam essas informações a cada célula, a cada órgão do nosso corpo que acabará respondendo com uma ação concreta a estas pragas danosas que irão minando seu bom funcionamento. Então surgirão dores e doenças.

É por essa razão que é muito difícil reverter o quadro negativo para substituí-lo por um quadro positivo. A Lei da Atração funciona só se conseguimos retirar as afirmações negativas ao mesmo tempo em que instalamos as afirmações positivas. Já vi casos em que as pessoas me perguntam a razão da dificuldade de instalar a Lei da Atração em suas vidas. Essa é a explicação mais simples que posso dar: o método usado não é correto! Por essa razão, a meu ver, a EFT é realmente um achado 'mágico', pois elimina primeiramente a interrupção energética causada pela emoção negativa, reestabelece a energia de forma a levar a informação positiva ao cérebro. A EFT é muito prática porque é rápida e não requer reviver eventos traumáticos fixados na memória. Não requer pílulas e nem medicamentos: no máximo um floral pode ajudar na 'sintonia fina'. Requer uma ou poucas consultas, dependendo dos casos. A medicina ocidental se baseia no corpo orgânico e químico para procurar a cura das doenças, mas a medicina oriental sempre baseou suas pesquisas no corpo sutil para encontrar a cura. Por essa razão pesquisou o sistema dos meridianos que nada mais é o caminho que as energias seguem ao longo do nosso corpo. Quando essa energia é interrompida por pensamentos e emoções negativas, o corpo adoece imediatamente: surge a dor. Quando a energia cessa de fluir: nós morremos. Simples assim.

No consultório costumo, porém, ir além da simples 'supressão da dor' porque eu acredito que se existe uma mensagem por trás da dor, então devemos compreender essa mensagem para não repetir o erro, não repetir o padrão. Caso contrário, nosso espírito não estará aprendendo nada e não evoluirá! O comportamento padrão é muitas vezes fruto de nosso sabotador interior. Existem frases, pensamentos, ditados, que ouvimos nossos pais falarem desde criança. Eles ficam impregnados de tal forma no nosso pensamento, que influenciam totalmente nossa maneira de ver o mundo. Todos nós temos uma série de bordões vindo de comerciais, músicas, assuntos da escola, que ficaram gravados em nossa mente desde a infância. Basta começar a música e você lembra logo da letra. Basta iniciar o bordão e você saberá completar. Tudo isso por causa da repetição. Grandes comunicadores e professores sabem utilizar bem essa ferramenta. Só que, normalmente, essas frases são negativas, cheias de 'você não pode', 'você não é capaz', 'você será castigado'! Eu tive uma educação rígida em colégio de freiras na Itália e minha mente vivia cheia desses 'você não pode porque será castigado'! E a idéia do pecado, então, que tolhe nossa liberdade de escolha! Deus é amor e é somente amor, por isso a única verdade é que somente o amor cura! Amor por você mesmo, amor pelo seu próximo: este é o lema. A razão pela qual a frase afirmativa do EFT usada para reestabelecer a energia é "Apesar de eu estar com 'essa dor' eu me amo e me aceito profunda e completamente"; é exatamente porque precisamos afirmar para nossa mente que nós amamos de forma incondicional. A 'reversão psicológica' é causada pela nossa baixa auto-estima, pela falta de amor próprio. Só que nós podemos escolher inverter a polaridade e deixar fluir livremente a energia, reestabelecendo o equilibro energético do corpo. A frase positiva, instalada na mente ao mesmo tempo que a ativação dos meridianos (em pontos escolhidos) reestabelece o caminho da energia, acaba fazendo o 'reparo'. Quando escrevi o artigo "Suas crenças se tornam seus pensamentos" eu desconhecia a técnica de EFT e por isso me conectei com meu EU Interior através da meditação da Cabala. Essa é uma opção válida, como é valido rezar, meditar, perdoar, usar terapias alternativas, fazer análise: cada um escolha seu caminho. Eu mergulhei de cabeça na técnica de EFT e a uso dessa maneira: elimino a dor, alivio a doença, conserto a instalação elétrica do meu corpo e depois vou procurar compreender a emoção que originou aquela dor ou aquela doença, usando a astrologia que é minha ferramenta. Desta forma eu fecho o circulo do aprendizado espiritual, consciente de que, se meu espírito aprendeu a lição por trás da dor, eu não irei repetir o padrão.
 
Graziella Marraccini
 
iG 

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Visita ao Castelo de Chenonceau

 

Próximo a cidade de Tour, a 250 km de Paris.
Construído sobre pilares do antigo moinho fortificado, em cima do rio Chen.
Está decorado com figuras humanas, frutas e flores.
O chão, a lareira e a mobilia são renascentistas.
Do seu interior pode avistar o rio Cher que passa sob ele.
 

 



 

Aumento da remuneração do FGTS ganha apoio entre empresários

Por Vitor Sorano - iG São Paulo |


Fórmula atual resulta em perda do poder de compra; uma sugestão é aumentar desconto nos juros do crédito imobiliário

Pauta tradicional dos empregados, o aumento da remuneração das contas do FGTS tem conquistado um  apoio maior, ainda que cauteloso, do setor patronal. Hoje, o reajuste é feito pela Taxa Referencial (TR) mais 3% ao ano, mas essa conta tem resultado, há 15 anos, em perda do poder de compra dos recursos dos trabalhadores no fundo.
O principal indício do humor mais favorável a uma melhor remuneração foi a menção ao tema no aniversário do Conselho Curador do FGTS, no dia 9 de dezembro, por uma representante da Confederação Nacional da Indústria (CNI), no grupo técnico que assessora os conselheiros.

Considerada a principal liderança técnica da bancada patronal no Conselho, a assessora defendeu uma "melhora na remuneração do fundo", segundo Cláudio da Silva Gomes, representante da Confederação Única dos Trabalhadores (CUT) no Conselho do FGTS, presente ao evento.

Para uma fonte do setor da construção civil - que pediu anonimato por não estar autorizada a falar sobre o assunto -, a assessora expressou um sentimento coletivo da indústria, embora não seja a representante formal do setor no Conselho.

"Essa é uma reivindicação importante, tem de certa forma apoio dos empresários e o governo terá de administrar", diz a fonte, que defende a mudança como forma de estimular o trabalhador a deixar os recursos no Fundo mesmo quando tem a possibilidade de sacá-los.

 




 Desde 1991, as contas do FGTS são corrigidos pela TR, mais juros 3%. A partir de 1999, entretanto, a taxa, que é definida pelo Banco Central, passou a perder para a inflação, o que na prática significa perda do poder real de compra. Pelas contas do Instituto FGTS Fácil, o prejuízo aos trabalhadores acumulado no periodo chega a R$ 238,5 bilhões.

Em 2013, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a TR não pode ser utilizada como índice de correção monetária. A partir daí, milhares de trabalhadores - com apoio de sindicatos, associações e escritórios de advocacia - passaram a procurar a Justiça para pedir a troca da TR por um indicador que reflita a inflação, como o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) ou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Em fevereiro de 2014, quando o superior tribunal de justiça(STJ)suspendeu todas as ações sobre o tema, havia 50 mil processos do tipo - a Caixa Econômica Federal (CEF), gestora do FGTS, recusou-se a fornecer uma atualização. O banco vinha vencendo a maioria, mas perdeu alguns - inclusive após o bloqueio do STJ.
 
iG

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Cidade de Londres

 


Área central de Londres

Veja qual o melhor trabalho para pessoas inteligentes, mas preguiçosas

Por iG São Paulo | - Atualizada às

A demanda por professores de inglês na China faz com que esse profissional seja bem remunerado e tenha uma série de regalias

O site Quora fez um questionário para encontrar qual a melhor profissão para pessoas que são inteligentes e espertas, mas não gostam de pegar no batente ou acreditam que nenhum estresse vale a pena .
Se você é uma pessoa assim, fique atento ao resultado da pesquisa que indica o professor de inglês na China como a profissão mais fácil para quem é simultaneamente inteligente e preguiçosa.
Segundo o site, a demanda por professores de inglês na China é muito alta e essa pode ser a razão pela boa remuneração e facilidade de colocação. “Nem que todos os professores americanos mudassem para a China, a demanda de um bilhão de chineses seria atendida”, diz o Quora.
Caso você seja original de um país de língua inglesa, você estaria automaticamente contratado, mesmo que não tenha um diploma universitário, você também conquistaria a vaga.
Além da facilidade de se conseguir esse emprego em solo chinês, a função tem grandes atributos: horários flexíveis, você pode escolher a carga horária que deseja trabalhar.
E o melhor, diz o Quora, na China a remuneração desse tipo de trabalho é, no mínimo, três vezes maior do que a de um professor de chinês que trabalha em tempo integral na mesma escola.

iG

Seu amor é feito de ações ou de reações

iG

Rosana Braga


Sabe qual a diferença que pode existir entre nós e um cogumelo? É basicamente uma só: a capacidade de fazer escolhas. De agir, em vez de simplesmente passar a vida reagindo!

Até porque quem vive apenas reagindo aos acontecimentos e aos sentimentos, é porque vive de instintos e não de consciência ou de percepções. Mas acontece que muitos de nós vive boa parte da vida a partir de respostas e comportamentos impensados. Sem conexão com quem realmente somos. Pensamos que o fato de não podermos controlar o que sentimos significa que também não podemos controlar o que fazemos com o que sentimos.

E se você se sente assim muitas vezes, significa unicamente que ainda não aprendeu a escolher! Ou que tem preguiça. Ou ainda medo de se responsabilizar por suas escolhas! Assim, termina desperdiçando várias oportunidades de reflexão e amadurecimento apenas e lamentavelmente reagindo. Em muitos casos, você pode até achar que tais reações sao escolhas, mas não são. Sao meras respostas inconscientes diante do que te acontece.

Por um motivo ou por outro, você não se lembra de que, sim, pode decidir o que vai fazer com o que está sentindo! E quando realmente se dá conta disso, tudo muda! Você descobre, de fato, o que é a liberdade de ser.

E então, se sente ciúme, raiva, insegurança, inveja, ansiedade ou medo. Ou ainda se sente amor, alegria, desejo, paixão, esperança, gratidão ou afeto. pode aprender a identificar esses sentimentos e a decidir o que quer fazer com eles. Sem se tornar refém. Sem acreditar que ele manda em suas escolhas e decisões. Sem desperdiçar todos os seus argumentos reagindo a eles.

Porque quem culpa seus sentimentos - ou pior ainda: culpa quem despertou esse sentimento - passa a vida toda como mero fantoche de sua própria história, sem atuar de fato. Sem conseguir responder para si mesmo a pergunta mais importante de todas: "o que eu realmente quero?".

E assim, sente raiva e ofende o outro. Sente ansiedade e atropela os acontecimentos e as pessoas ao seu redor. Sente tristeza e se engessa no lugar de vítima. Sente inveja e prejudica o outro. Sente ciúme e parte pra cima da pessoa amada ou de quem acha que é o causador de sua dor. Sente insegurança e fica paralisado, vendo a vida passar, em cima do muro.

Ou ainda, sente amor e esconde. Sente desejo e faz bobagem. Sente alegria e exagera. Sente gratidão e perde a referência de si mesmo. Sente afeto e não sabe respeitar a privacidade alheia. Sente paixão e simplesmente não sabe o que fazer. Se sente confuso, perdido, angustiado e frustrado.

Não! Não precisa ser assim! Há sentimentos que podem - e devem - ser mostrados. Basta você reconhecer a hora, o lugar e o tom mais convenientes para todos. Isto é, basta você escolher conscientemente agir a partir do que sente, respeitando a si mesmo e aos demais. E aqueles que não tiverem espaço para serem mostrados, seja porque o outro não dá espaço, seja por algum outro impedimento, que você consiga transformar em arte, beleza, sensibilidade ou aprendizado pra toda a vida.

Não há corrupção maior do que fechar os olhos para quem você pode ser, e se acomodar na pobre posição de não ser. Porque embora dê trabalho ser você mesmo, é o único jeito de fazer essa jornada ganhar sentido. E, por fim, todo o amor que é praticado com escolhas, consciência e cuidado tem o poder de nos transformar, de nos tornar mais íntegros com o nosso próprio coração. Afinal, a vida é mesmo feita de escolhas! Caso contrário, você não terá passado de um cogumelo.
 
iG

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Como realizar três sonhos: a casa própria, o carro novo e aquela viagem

 Planejamento e disciplina são essenciais para conquistar suas metas; pense duas vezes antes de fazer um financiamento

Por Bárbara Libório - iG São Paulo |


Com o início de um novo ano, costumam vir também novos planos. A casa própria, o carro novo e a viagem dos sonhos estão entre os desejos mais comuns. Para realizá-los, no entanto, é preciso planejamento e disciplina – ainda mais com os ajustes que o governo tem feito na economia nas últimas semanas. O cuidado deve ser ainda maior.
"A primeira coisa que as pessoas precisam saber é quanto esses sonhos custam e se a família e amigos também compartilham desses ideais. Você quer usufruir disso sozinho ou é um plano em conjunto?", ressalta o educador financeiro Reinaldo Domingos.
Para isso, Domingos afirma que é preciso colocar os planos no papel. "Nossas famílias têm, em média, um gasto de 30% em excessos. É preciso colocar esse sonho na mesa, saber quanto ele custa e quanto é preciso poupar", explica. Se a pessoa não tem uma reserva mensal que possa comprometer com isso, é hora de pensar em onde se pode economizar.
"E o essencial: coloque esses sonhos como prioridade. Quando receber o salário, já separe o valor que precisa investir neles", ressalta.

VEJA NO QUE PENSAR ANTES DE COMPRAR A CASA PRÓPRIA EM 2015
Para o advogado especialista em direito patrimonial, Ronaldo Gotlib, antes de pensar em financiar 100% do valor da casa própria, é preciso pensar em quanto tempo você pretende morar no imóvel. "Muitos casais que estão começando uma vida juntos se sentem atraídos por essa opção e financiam o imóvel em 30 anos. Mas será que daqui 30 anos eles querem estar morando naquele lugar?", questiona.
Comprar um imóvel pensando em repassá-lo anos depois também não é uma boa ideia, diz o especialista. O ideal, segundo Gotlib, é ter ao menos 50% do valor do bem para dar de entrada, mesmo que isso signifique pagar aluguel por mais tempo. "Assim, você financia os outros 50% em um prazo de dez anos e pode se mudar depois, se quiser."
Também é preciso pensar nos gastos que vão além do valor do imóvel. "Tem IPTU, condomínio, a manutenção e, se a casa for nova, tem toda a mobília e as instalações, que podem corresponder a até 30% do valor do imóvel", diz Domingos.
Para Domingos, é preciso lembrar que nem todo plano precisa ser realizado a curto prazo. "Você pode não comprar uma casa em 2015, mas pode se organizar para que isso fique mais próximo para os próximos anos."

VEJA O QUE ANALISAR PARA COMPRAR UM CARRO NOVO
Comprar um carro novo pode parecer mais fácil, mas nem por isso exige menos planejamento. "As pessoas costumam adquirir veículos de modo financiado por impulso, em feirões de final de ano ou impulsionados pela redução do IPI, mas é preciso pensar se tudo cabe no seu orçamento", diz Gotlib.
Segundo Domingos, além do valor do carro, e da prestação, se ele for financiado, os gastos com manutenção - seguro, mecânica, IPVA, entre outros – correspondem mensalmente a 2% do valor do automóvel.
Além disso, o comprador corre o risco do bem valer muito pouco quando terminar de pagar o financiamento. "A cada ano, o automóvel tem depreciação de 20%. Seu carro pode valer muito menos daqui a 60 meses", afirma Gotlib.

DÁ PARA FAZER A VIAGEM DOS SONHOS EM 2015?
Aquela viagem dos sonhos pode acontecer no próximo ano. Mas, para isso, é preciso começar a se planejar desde já.
"Caso vá pagar parcelado, comece a pagar agora. Até lá, faça uma poupança e tenha uma reserva. Quando estamos viajando, a guarda baixa para a sedução das compras, explica Gotlib.
Segundo Domingos, o ideal é guardar pelo menos 40% do valor da viagem para os gastos que terá durante as férias. 
No caso de viagens internacionais, é preciso pensar na compra de moeda estrangeira. Para Gotlib, o ideal é comprar a moeda mês a mês. "Se você precisa de US$ 1 mil, compre US$ 100 por mês. Se a cotação estiver baixa naquele mês e você puder comprar mais, compre", diz.

iG

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Energia Eólica

 

Energia Eólica é a energia gerada pelo vento.
É considerada importante fonte de energia, por se tratar de uma fonte limpa.
Ela não gera poluição e nem agride o meio ambiente, por esta razão é muito usada em vários países da Europa.
Na Alemanha é muito comum este tipo de energia, não dentro das cidades, mas na área rural.
É para regiões mais planas e montanhosas onde a corrente do vento é grande.
São grandes turbinas em formato de cata-vento, que são colocadas em locais abertos e com boa corrente de ventos.
Através de um gerador o movimento destas turbinas gera a energia elétrica.


 

 

sábado, 14 de fevereiro de 2015

Isso Também Passa !


Chico Xavier costumava ter em cima de sua cama uma placa escrita:
“ISSO TAMBÉM PASSA”.

Aí perguntaram para ele o porquê disso.

E ele disse que era para se lembrar que quando estivesse passando por momentos difíceis, poder se lembrar de que eles iriam embora. Que iriam passar. E que ele teria que passar por aquilo por algum motivo.
Mas essa placa também era para lembrá-lo que quando estivesse muito feliz, não deixar tudo para trás e se deixar levar, porque esses momentos também iriam passar e momentos difíceis também viriam de novo.

E é exatamente disso que a vida é feita: “MOMENTOS”. Momentos os quais temos que passar, sendo bons ou não, para o nosso próprio aprendizado.
Por algum motivo nunca esquecendo do mais importante: NADA É POR ACASO.
Absolutamente nada. Por isso temos que nos preocupar em fazer a nossa parte, da melhor forma possível.
A vida nem sempre segue o nosso querer, mas ela é perfeita naquilo que tem que ser.”

Chico Xavier

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Em vez de POR QUÊ, experimente perguntar PRA QUÊ

iG

 Rosana Braga


Em princípio, as duas perguntas parecem muito semelhantes. Porém, se observadas com sensibilidade e sutileza, encontramos entre elas uma diferença essencial: a intenção com que as fazemos!

Perguntamos "por quê?" quando estamos vivendo uma fase de conflitos, perdas e frustrações principalmente pelo fato de nos considerarmos injustiçados. Queremos compreender por que a vida ou até mesmo Deus (quanta petulância!) nos colocou numa situação tão dolorosa...

Julgamos, em geral, que existem pessoas bem mais "malvadas" que nós (ou alguém que amamos muito) e, portanto, elas sim mereciam tal "castigo". Não nós, que tantas boas ações temos praticado! Não nós, que tanto temos pedido por ajuda e proteção...

E, assim, perdemos a preciosidade contida na dor! Perdemos a oportunidade valiosa de expandir nossa capacidade de viver bem e feliz. Jogamos pela janela a chance sagrada de evoluir e aprender mais uma lição nesta dimensão, que é a mais verdadeira e eficiente universidade que podemos cursar.

Para mudar essa dinâmica, bastaria mudar a pergunta. Ou melhor, bastaria mudar a intenção ao fazê-la. Em vez de insistir na lamentação e se estagnar no papel de vítima, poderíamos aceitar o convite para um novo aprendizado.

Em vez de resistir e repetir indefinidamente "por que comigo?", "por que justo agora?", "por que com essa pessoa, que é tão boa?", "por que de novo?", experimente perguntar "pra quê?". Ou seja, qual é a lição contida nesta perda, nesta dor, nesta frustração?

Definitivamente, a vida é um imenso quebra-cabeça, com mais de 6,5 bilhões de peças. Somos, cada um de nós, uma dessas peças. Será mesmo possível compreendermos por que algo acontece aqui e agora, justamente com essa e não com aquela pessoa?

Será mesmo possível nos darmos o direito e a competência de julgar um evento isolado, sendo que não temos a visão do todo? Sendo que estamos muito longe de conseguir avaliar o quanto esse acontecimento vai interferir no cenário final desta imensa figura desenhada pela espécie humana?

A mim, parece prepotência demais! Então, prefiro me ater ao que posso e ao que me parece que a grande maioria de nós pode: cuidar de si e daquilo que interfere à sua volta. E se considerarmos que a atitude de uma única pessoa pode influenciar outras cinco ao seu redor, talvez comecemos a compreender qual é a matemática, ou melhor, qual é a resposta que vale a pena buscar!

Pra que ter um pouquinho mais de paciência com esse momento difícil? Pra que dar um pouco mais de si na harmonização de um conflito? Pra que ser um pouco mais colaborativo num momento de reajustes e mudanças? Pra que ter um pouco mais de fé numa situação de perdas? Pra que, enfim, ser um pouquinho - só um pouquinho que seja - mais gentil que antes?

E daí, sim, poderemos descobrir, de fato e na prática, que cada dia é uma página de exercícios no grande livro que é a história de cada um... E esta é a sua parte: fazer uma página. Apenas uma. A de hoje, a de agora, pra que fique bem claro que existe uma única resposta a todos os "porquês": porque tudo é exatamente como tem de ser! Tá tudo certo quando fazemos a nossa parte da melhor forma que podemos!

 
iG

domingo, 8 de fevereiro de 2015

Por que você deveria praticar natação

iG
 
Thiago Sievers, 8 fev 2015 > Fitness

Com poucos riscos de lesão e trabalho intenso na musculatura, o esporte traz muitos benefícios a seus atletas.

O homem é um animal terrestre, ponto. Ele não nasce com asas para voar e nem com juntas nos dedos para nadar – nasce com duas pernas para se locomover em terras firmes. Mas então, como pode a natação ser o esporte mais aconselhável, entre os especialistas, para a espécie humana em todas as idade? Levando em conta o raciocínio, esse fato é surpreendente, mesmo deixando de ser novidade há tempos.
As braçadas e pernadas dentro d’água são capazes de movimentar quase todos os músculos do corpo simultaneamente, coisa que nenhum outro exercício faz. Por isso que a natação é eficiente na construção de um corpo escultural. Os gregos, anos antes de Cristo, com sua cultura onde a beleza era extremamente valorizada, já sabiam disso e tinham a natação como um de seus esportes prediletos. É claro que o volume muscular adquirido não será o mesmo daqueles que praticam musculação, mas os contornos no peitoral, nos braços, nas pernas, abdominais e, principalmente, nas costas, irão aparecer.
Há pessoas que acreditam que a natação não queima calorias por não ter impactos, por (aparentemente) não nos fazer soar, e alguns até acham que, pelo fato de a água neutralizar em grande parte o peso do nosso corpo, o esforço ao nadar é menor do que, por exemplo, ao correr. Mas a água é quase 800 vezes mais densa do que o ar, e isso faz com que o movimento corporal exija mais esforço de um nadador do que de um corredor. Portanto, isso é bobagem – há sim muito trabalho muscular dentro d’água.
A natação também leva uma grande vantagem sobre outros esporte pelo fato de não ter impacto, o que evita lesões. Segundo Phil Whiten, diretor da ENTAA (Escola de Natação para Treinadores Associados da América), o índice de contusões no esporte aquático é de menos de 5%. Quanto mais envelhecemos, mais problemas temos em nossas articulações e mais vulnerável nos tornamos aos esportes de impactos.
Veja a história de Dr. David Costill – um cientista/fisiologista de renome – fora dos laboratórios. Na faculdade ele era um nadador comum que, após a formatura, decidiu largar a piscina e começar a praticar corrida. E assim foi por anos, até que, com 47, David deixou de correr por conta de problemas no joelho e voltou a nadar. Uma vez na água ele não sentiu mais as dores nos joelhos, começou a participar de competições e passou a nadar mais rápido do que na época da faculdade. David quebrou recordes nacionais em sua categoria e é uma prova dos benefícios que a natação nos proporciona.
Outro ponto que faz do esporte irresistível para quem procura boa forma e ótima saúde é o fato de ele provavelmente estar associado com o aumento da expectativa de vida de seus praticantes. Um estudo feito na Carolina do Sul em 2009 analisou os hábitos e seus resultados na vida de 40 mil homens entre 1971 e 2003. Muitos deles praticavam caminhada, outros corrida, alguns tantos nadavam e 40% desses moços não faziam nada, nadinha – ou seja, praticavam o sedentarismo clássico. Depois os pesquisadores do estudo, coordenados por Steven Blair (doutor em Educação Física, fisiologista do exercício e chefe do Instituto Cooper), neutralizaram fatores como idade, tabagismo e histórico familiar de doenças cardíacas para  descobrir que os nadadores tinham 53% menos chance de morrer, por qualquer motivo que seja, em relação aos homens sedentários e 49% em relação aos corredores.

iG

Futuro, futuro, futuro! Por que não conseguimos viver no presente

iG

 Graziella Marraccini


Enquanto o Sol avança no signo de Aquário, continuamos com nossas reflexões sobre o futuro! Nesses tempos de incertezas, parece-me natural que todos nós tenhamos esses questionamentos, pois basta abrir a TV para nos assustar com os noticiários! Conflitos de todo tipo, violência, corrupção e falcatruas políticas, crise econômica, catástrofes naturais, nada falta nesse leque de maldade que assola o mundo nesse período em que a Era de Peixes termina para dar lugar à Era de Aquário. A superposição das Eras Precessionais (já explicadas em artigo anterior que pode ser lido no STUM) causa muita perturbação energética, similar a quando, num dia de mudança, precisamos entrar na casa nova que ainda não foi completamente liberada pelo locatário anterior. Nada fácil, não é?

Desde que a chegada da internet conectou todos os países de forma instantânea, eliminando as fronteiras virtuais, todos os acontecimentos são conhecidos no instante em que acontecem e esse fato acrescenta muita ansiedade ao nosso dia a dia. O ser humano é o único, no reino animal, a desenvolver a síndrome de ansiedade porque ele tem a noção do tempo. Ele lembra dos acontecimentos do passado e quer saber o que acontecerá no futuro. Os Aquarianos, que possuem como co-regente o planeta Saturno, Deus do Tempo, têm a noção do tempo, fator material que produz o ensinamento necessário para que nosso espírito evolua nessa encarnação. Como os capricornianos, passam suas vidas construindo estruturas e sistemas, que eles consideram corretas. No entanto, aqueles que adquirirem as qualidades de Urano, passam suas vidas destruindo-as e reformando-as! Aquarianos enxergam o futuro como se fosse presente e por essa razão muitos deles parecem visionários e revolucionários. Não é incomum ouvir da boca de um aquariano: "Eu te falei que isso iria acontecer" ....e eles estavam certos!

Esse dom se chama intuição. É uma qualidade uraniana.

Na Cabala, aprendemos que Urano é a oitava superior de Mercúrio. Mercúrio (Hod) é o planeta da inteligência, do intelecto, do raciocínio e da comunicação. Mas ele se encontra na parte inferior da Árvore da Vida e se conecta com a Lua indicando ser sua atribuição algo físico, material e mundano. Diferentemente, Urano (Chokmah) se encontra no topo da Árvore, no triângulo superior, onde se encontram também Saturno e Plutão. Sua energia é sutil, imperceptível e pouco palpável, é energia pura que se manifesta somente através das freqüências energéticas mais sutis provenientes do Cosmo. É por essa razão que os aquarianos parecem possuir uma antena parabólica conectada com o espaço. Eles são quase seres "extraterrestres", originais e diferentes, e apesar de seu espírito humanitário, são individualistas ao extremo. Eles detestam ser cerceados e limitados, rejeitam as estruturas estabelecidas, sentem-se separados dos outros, apesar de parecerem envolvidos e preocupados com os problemas sociais, o fazem de forma intelectual, virtual, e não prática. Enxergam o coletivo e não o indivíduo.

A Cabala ensina que o ano novo do reino vegetal é celebrado no 15° dia do mês de Shvat/Aquário, por causa da energia criativa e poderosa que se manifesta durante esse período. A vegetação que torna nosso planeta tão belo com sua cor verde nos monstra a necessidade de superar a força de gravidade, ao estender seus ramos/braços na direção do céu. Essa é a maior expressão do Desejo de Receber! Como as árvores e plantas, os aquarianos também têm o poder de quebrar as limitações do mundo físico, ao estender seu "desejo de saber" na direção do Cosmo. Porém, o conhecimento precisa ser útil, real, manifesto, caso contrário se torna inútil. Por essa razão, o signo é representado por um homem que tende um cântaro para o céu, para receber, e outro para baixo, para doar. Nesse caso, a Água do cântaro representa a vida, mas o Ar representa o conhecimento.

Urano, regente de Aquário, rege a inovação tecnológica e rege a Astrologia e a Astronomia e todas as ciências modernas, como por exemplo, a conexão da internet, a nano-tecnologia e as descobertas científicas. Quem não tem um celular no ouvido hoje em dia, sente-se como um homem das cavernas! Toda essa inovação é necessária e útil, mas é também causa de ansiedade. Achamos que estamos conectados com o mundo inteiro, temos centenas de amigos virtuais, em vários países do mundo e, no entanto, não conseguimos nos conectar fisicamente com nosso companheiro ou nosso vizinho e nos compadecer por seu infortúnio.

Os aquarianos também são assim, têm milhões de amigos, mas não se importam com os problemas da pessoa que vive ao seu lado. Os aquarianos têm uma opinião muito elevada de si próprios, de maneira que procuram impor suas ideias aos outros. Eu chamo isso de "Orgulho intelectual". Geralmente, eles não confiam que outra pessoa possa fazer o trabalho tão bem como eles próprios, e acabam se sobrecarregando e fazendo tudo sozinhos! Então, caros leitores, como todos nós temos o signo de Aquário em nosso Mapa Natal (podemos verificar em que Casa astrológica ele está), podemos refletir em que área de nossa vida nos comportamos como aquarianos. Com essa informação, podemos aproveitar a energia desse mês para nos libertar das restrições e limitações saturninas. Que tal? Se desejarmos desenvolver as qualidades espirituais desse signo, além de plantar uma árvore, (como sugere a Cabala), podemos aprender a compartilhar, expandindo a consciência de forma a fazer parte do todo, do coletivo, contribuindo para a evolução da humanidade. Desse jeito, a ansiedade causada pelo "futuro desconhecido" irá desaparecer, especialmente se a gente estiver empenhado em "fazer acontecer", não ficando no virtual, mas realizando nossos projetos no plano material! O Conhecimento liberta (função de Urano), mas cria responsabilidades (função de Saturno)!
 
iG

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Viagem de Trem de Londres para Paris (Eurotúnel)



 

Viagem de trem de Londres para París, muito emocionante, incrível.
Belas paisagens da janela do trem.
Uma parte da viagem, paisagens da Inglaterra outra paisagens da França.
Em determinado momento da viagem o trem entra num túnel, onde atravessa o canal da mancha.

O Eurotúnel consiste em uma gigantesca obra da engenharia que interliga a Inglaterra à França. Como existe uma barreira geográfica entre os dois países, o canal da Mancha, foi preciso que o túnel fosse construído a 40 metros abaixo desse canal. A distância entre os dois países é de 50 km. Essa construção é composta por três túneis paralelos.
O Eurotúnel foi inaugurado em 1994, após oito anos de muito trabalho e um investimento de 16 bilhões de dólares, oriundo da França e da Inglaterra.

Fábula Chinesa


Fábula Chinesa que me foi contada e recontada por uma raposa felpuda que milita no meio esportivo: Um camponês encontra caído no chão um passarinho ferido. Recolhe e o coloca num buraco feito num monte de esterco(estrume). Recuperando-se da doença com o calor do estrume, o passarinho bota o bico prá fora e começa a cantar de alegria. Nisso um gavião ouve o cantico do pássaro, voa até o monte de esterco e…pimba…almoça o passarinho. Moral da história; - Nem toda pessoa que te joga no estrume é seu inimigo. - Nem toda pessoa que te tira do estrume é seu amigo. - Mesmo estando no estrume, nunca abra o bico.