quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Confira as dicas para fazer um churrasco perfeito

Quem é que não gosta de um bom churrasco? Carne suculenta, franguinho, costelinha, pão de alho e linguiça bem passada e churrasqueira bem quente... é difícil não ficar com água na boca só de imaginar. Porém o preparo do churrasco está além da escolha da carne e da churrasqueira. A Revista Cláudia listou alguns segredos na hora do preparo.

Como escolher a carne:
A picanha, a fraldinha, contrafilé, alcatra, costela e maminha são os cortes mais indicados. No caso da fraldinha, da alcatra e da costela, as peças devem ser assadas inteiras, todas com gordura para deixá-las ainda mais macias. Já a costela deve ir ao forno entre quatro e cinco horas antes de ser levada à churrasqueira, para ficar mais macia.

Preparação:
· Dê preferência a carne que ainda não tenha sido congelada, que esteja com um aspecto fresco, de cor bem vermelha e com uma camada de gordura. As linguiças devem ser as mais rosinhas, deixando de lado as esbranquiçadas.

Quantidade recomendada:
O ideal é cerca de 600 g por adulto. Podendo ser dividido em 150 g de linguiça, 50 g de frango e o restante de outros tipos de carnes. Crianças com até 7 anos costumam comer, em média, de 150 g a 200 g.

Na hora de colocar na churrasqueira:

1. O fogo deve estar estabilizado. Para conter as labaredas, nunca jogue água, porque isso faz com que a churrasqueira perca o calor, comprometendo o ponto da carne.

2. Espalhe muito bem o carvão. Coloque a carne na grelha ou espeto e asse até criar um suco sobre ela. Quando isso acontecer, vire a carne. Quando o suco aparecer também do outro lado, já estará no ponto.

3. O espeto deve ficar a 40 cm do fogo, para não deixar que ela resseque.

Acompanhamentos nota 10:
Farofa, vinagrete, maionese, saladas, pãozinhos de alho devem ser preparados no dia para garantir que estejam bem frescos.

Como temperar:
O sal grosso é sempre o mais indicado. Jogue-o sobre a carne um pouco antes antes de colocá-la na churrasqueira. Quando começar a transpirar, significa que o sal aderiu bem - esse é o momento certo de levá-la à grelha. Não se esqueça de retirar o excesso do sal antes de assá-la.
Se gostar do sabor mais forte, a picanha também pode ser temperada com alho. Misture o tempero com sal grosso e passe na peça.
A carne de porco vai bem com temperos levemente cítricos ou adocicados. Para pegar bem o tempeiro, o lombo deve ser marinado por quatro horas em suco de laranja ou abacaxi com pedaços de cravo e canela.

Dica de bebidas:
Churrasco combina bebida bem gelada, pode ser refrigerante, suco ou cerveja. Uma boa dica para gelar rapidinho é colocar as latas ou garrafas em um recipiente e cobrir com gelo. Para retardar o descongelamento coloque 100 ml de álcool com 100 gr de sal refinado, dez minutinhos e as bebidas estarão no ponto.

Noticias ao Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário