De: Fabiano De Abreu
Consultor financeiro César Karam ensina passo a passo para quitar suas dívidas e fazer investimentos assertivos e que deem lucro
O ano começou e com ele novas possibilidades para alcançar a tão sonhada liberdade financeira. Mesmo depois de um ano tão complicado (em todos os sentidos) como foi o de 2020, é possível se restabelecer financeiramente em 2021, independente da renda. “Sempre é hora de rever nossos gastos e pensar nos objetivos financeiros. E, como costumo dizer, a hora certa de começar a investir é ontem”, alerta o consultor financeiro César Karam.
Para mostrar que todo mundo pode ter uma nova projeção financeira em 2021, o especialista, que já participou de cursos específicos de Bolsa de Valores e possui MBA em administração pela Fundação Getúlio Vargas, separou algumas dicas para sair do vermelho e passar a ganhar dinheiro ainda neste ano. Confira!
*Organize-se* “Primeiro passo é saber quanto você ganha, quanto você paga, quanto você deve e o que tem (se é que tem) para receber. Com esses dados em mãos, você terá uma visão global da sua receita mensal e poderá trabalhar com a realidade. Se houver dívidas, pague. Se alguém lhe deve, cobre. Saia do vermelho o quanto antes.”
*Tenha limites* “Estipule o máximo de gastos que você pode ter no mês. Com os dados que você já tem sobre quanto paga mensalmente, fica mais fácil saber para onde o dinheiro está indo. Aproveite também para fazer alguns cortes onde for possível, lembre-se de conferir juros e calcular a porcentagem das suas contas fixas.”
*Comece a poupar* “A maneira mais inteligente, segura e eficaz de não se endividar quando o assunto é gasto de emergência é ter uma reserva. Faça uma poupança guardando todo mês um pouco do que você ganha. Comece com pouco e vá aumentando.”
*Invista* “Depois de sair do vermelho, de aprender a controlar seus gastos e de fazer uma reserva financeira, chegou a hora de investir. São inúmeras possibilidades para quem está começando e ainda não se sente seguro para fazer grandes investimentos, como a poupança, o Tesouro Direto, as ações, etc. Tudo depende de quanto você quer investir e quanto está disposto a arriscar. Lembre-se: estude e acompanhe o mercado para ter uma boa noção.”
*César Karam está disponível para falar mais sobre o assunto e para participar de entrevistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário