- Volta às aulas presenciais no Brasil, sim ou não? – Algumas pessoas e organizações defendem que escolas abertas não representam risco para a sociedade. Quais os impactos das escolas abertas e qual a posição mais acertada? Devemos ou não mandar os nossos filhos para escola?
- Educação 4.0 com eficiência- O ensino híbrido continua em 2021, mas como as escolas devem fazer para o método ser assertivo e as aulas “híbridas” serem eficientes? Sabemos que o modelo de ensino híbrido é uma realidade que irá perdurar em 2021. Porém, vale abordar como se pode sistematizar a educação por esse modelo de ensino, que carece da implementação de metodologias para dar certo. O que fazer para os alunos estudarem e aprenderem, remotamente, ou no sistema híbrido? As escolas estão carentes e até mesmo ‘perdidas’, em relação aos processos para implementarem uma educação 4.0 com eficiência. Vamos falar sobre isso?
- Necessidade de acolhimento dos estudantes na volta às aulas -- Antes de querer mitigar o déficit de disciplinas como História, Geografia, Língua Portuguesa...é preciso acolher e entender o aluno no seu todo. Os aspectos socioemocionais e o papel do professor como tutor é fundamental, durante a fase atual e após, no retorno às aulas. É preciso compreender as perdas, os medos, as inseguranças e as dificuldades desses alunos, que foram geradas pela pandemia. Imaginar que as crianças e jovens, atores deste “teatro macabro”, não enxergam a realidade em que se encontram soa até mesmo pueril. O especialista em educação Ismael Rocha enfatiza que a autoestima e a confiança de cada aluno são requisitos determinantes para o êxito do processo de ensino-aprendizagem. Mas há muito mais para ser falado: saiba quais as soluções práticas para se atacar o problema.
- Transformação digital nas escolas aumenta a desigualdade social entre os estudantes. O que podemos fazer sobre isso? – O fato de não haver internet disponível para todos os estudantes prejudica fortemente os alunos mais carentes da população, porém, haveria caminhos e soluções a serem tomadas pelos governos, caso houvesse planejamento adequado e caso se utilizasse, por exemplo, medidas alternativas, como as rádios e as TVs estatais para transmitir os conteúdos do currículo escolar.
- Qual o papel dos dos pais para contribuir na educação dos filhos em casa? - O papel dos pais (que trabalham em home office) durante a fase de ensino remoto e novo modelo híbrido é fundamental para ajudar na educação de seus filhos. Saiba por quê.
- Gestão educacional e inovações na Educação durante a pandemia - Como será a gestão de escolas e quais serão as inovações pós pandemia. O que os diretores de escolas devem fazer para as escolas permanecerem abertas e como manter a comunidade escolar satisfeita com as metodologias empregadas?
Mini CV - Ismael Rocha
Ismael Rocha, é diretor acadêmico do Iteduc (Institute of Technology and Education), que atua na capacitação de professores de educação básica para o ensino on-line e híbrido.
É Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), especializado em avaliações escolares.
É mestre em Sociologia, com formação complementar nos EUA, Canadá, Inglaterra, China, Malásia, Chile e México.
Conselheiro e Coordenador do Comitê de Sustentabilidade da World Vision Brazil, foi também diretor ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) por 18 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário