Fabiano de Abreu
A semana internacional do cérebro é comemorada em muitos países sendo que é coordenada em Portugal pela Sociedade Portuguesa de Neurociências, em colaboração com a Ciência Viva.
Na edição de 2021, o tema a ser tratado é 'Pandemia e a Saúde Mental'. O tema obviamente centra-se no momento que vivemos e na preocupação em como a pandemia e todo o ambiente de que dela deriva prejudica a saúde mental das sociedades um por todo o mundo.
Para o neurocientista Fabiano de Abreu, este tema é fundamental e deve ser tratado com toda a celeridade possível.
"Devido às circunstâncias, se faz necessário também uma consultoria por parte dos profissionais da saúde mental, antecipando e orientando os que se sentem afetados e incomodados psicologicamente devido ao momento que vivemos. A terapia se faz necessária em alguns casos, mas em muitos dos casos uma consultoria já poderia ajudar. O momento é de alerta vermelho e as soluções devem ser rápidas.", esclarece Abreu.
Um pouco por todo o mundo, cientista e comunidade médica e acadêmica alertam para as consequências a longo prazo da quarentena, do isolamento social e da pressão exercida pela incerteza e pelo medo.
Para Fabiano de Abreu, " este é o tempo certo para agir e controlar danos maiores."
Nenhum comentário:
Postar um comentário