- Investimento fará base de usuários, atualmente em 65 mil caminhoneiros, crescer 54%, alcançando 100 mil pessoas a partir da oferta de novos produtos e serviços;
- Criado em programa de intraempreendedorismo da VLI, Trato tem objetivo de cuidar dos motoristas ao mesmo tempo em que aumenta a agilidade de toda a cadeia de transporte.
A VLI, companhia logística que opera e integra terminais, ferrovias e portos e presta serviços multimodais aos seus clientes planeja investir R$ 90 milhões no aplicativo Trato, uma plataforma de gestão de cadeia logística rodoviária que oferece soluções de integração, facilidades, informação, produtos e serviços para motoristas de caminhão, transportadoras e embarcadoras.
O Trato teve seu desenvolvimento inicial a partir dos programas de intraempreendedorismo da VLI e, ao longo de dois anos de amadurecimento e investimentos da ordem de 50 milhões, conseguiu alcançar cerca de 65 mil usuários, mais de 500 mil viagens realizadas e 96% dos caminhoneiros e caminhoneiras satisfeitos com o aplicativo. Com o novo aporte, já em 2022, a VLI espera chegar a 100 mil usuários, por meio do desenvolvimento de uma gama de produtos serviços aos motoristas.
“Acreditamos que a nossa missão de transformar a logística do país passe pela integração dos modais. O Trato oferece uma série de comodidades e ferramentas que proporcionam a redução de custos e a possibilidade de incremento de receita aos motoristas, ao mesmo tempo que aumentam a agilidade de toda a cadeia de transporte, colaborando para um escoamento eficiente da produção nacional”, afirma Ernesto Pousada, presidente da VLI.
De acordo com Vanderlei Marques, head do Trato – que opera em modelo de startup –, o projeto nasceu para resolver uma dor real do setor de logística, no modal rodoviário, com um olhar voltado aos caminhoneiros e caminhoneiras. “Nossos estudos demonstraram que além dos custos elevados e margens cada vez mais apertadas, no transporte de grãos, por exemplo, o caminhão ficava parado de 20% a 50% do tempo disponível para transportar, aguardando processos de carregamento, descarregamento e emissão de documentos”, explica.
Ao trabalhar na solução desse problema, a VLI identificou também outras necessidades dos motoristas, ampliando o leque de serviços oferecidos pelo Trato, que hoje trabalha em três frentes:
Schedule (Agendamento): tem o objetivo de otimizar a jornada do caminhoneiro, de uma forma dinâmica, permitindo ajustes em tempo real da chegada do caminhão para carregamento ou descarregamento. Oferece facilidades adicionais como posição online na fila dos terminais da VLI, dashboard, farol de viagem, frete de retorno e comprovante de agendamento.
Trato Care: entende os principais gargalos e coloca o caminhoneiro no centro de um ecossistema que traz produtividade, redução de custo, aumento da receita e melhoria na qualidade de vida. O motorista passa a se preocupar somente em dirigir. Todos os demais temas são suportados pelo Trato. Desta forma, ele pode planejar melhor o seu tempo e ter acesso a vantagens em postos de combustível, oficinas de manutenção, lojas de autopeças e serviços essenciais, como alimentação e saúde – consultas médicas e dentistas.
Trato Log: Planeja e gerencia o transporte rodoviário de forma digital. Garante a receita dos motoristas por meio da gestão de fretes, com serviços de planejamento da demanda, agendamento, consulta de viagem, emissão de documentos, gestão de pagamento dentre outros.
VLI e Trato
O Trato nasceu dentro da VLI, e operou durante estes dois primeiros anos como uma Venture Building, ou seja, a geração de um novo negócio dentro da empresa “mãe” com base inovadora e tecnológica. A VLI é a única acionista do Trato, mas não descarta parcerias e investimentos que suportem o seu potencial de crescimento.
Desenvolvido em um modelo de camadas, o aplicativo permite que novas funções e facilidades para os motoristas sejam incluídas, à medida que a equipe do Trato identifique necessidades do público-alvo, em formato de sprints com aplicação de metodologia ágil.
VLI e Trato estão juntos nas missões de Transformar a Logística do Brasil e Cuidar e transformar a vida dos caminhoneiros e caminhoneiras.
daniela galvão | public relations
máquinacw | grupo bcw brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário