Metodologia de ensino alemã visa o desenvolvimento infantil de forma inovadora
Após o término da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha vivia um caos econômico e social que impactou diretamente na educação e formação das crianças. Em contato com alunos desmotivados e traumatizados pela violência do conflito, o filósofo, educador e artista Rudolf Steiner criou a pedagogia Waldorf, uma metodologia educacional que usa arte, música e o contato social em prol do desenvolvimento infantil individualizado.
Segundo as doutoras em educação Edevana Leonor Vantroba e Ana Maria Marques Palagi, autoras de um estudo sobre o desenvolvimento infantil por meio da pedagogia Waldorf, essa abordagem pode ser benéfica para solucionar desafios educacionais atuais e potencializar o desenvolvimento das crianças. A pesquisa foi conduzida pela Universidade Unilogos e analisa a origem, desenvolvimento e aplicação desta abordagem pedagógica.
“A pedagogia Waldorf propõe uma forma livre e responsável de pensar, de perceber a realidade e de atuar, observando e respeitando o ser humano e a sociedade na qual está inserido” pontua a Doutora Ana Maria Marques Palagi. Nesta metodologia de ensino, é estimulada a reflexão individual dos estudantes sobre a natureza e os contextos sociais.
Em 1919, foi fundada a primeira escola Waldorf, em Stuttgart, na Alemanha. Embora a instituição tenha sido aclamada por diversos educadores e atraído popularidade, devido ao seu carácter inovador e ousado, a escola foi proibida no leste Europeu até o final dos regimes socialistas ditatoriais da União Soviética.
De acordo com o artigo, uma das características mais marcantes da pedagogia Waldorf é que a educação é dividida por setênios, classificações dos sentidos e comportamentos de acordo com as etapas de desenvolvimento da vida infantil até a idade adulta. Outro ponto analisado pelas autoras, que pode beneficiar o desenvolvimento profissional de educadores, é que a teoria se aprofunda sobre os temperamentos infantis através de um olhar humanista com o objetivo de ser inclusivo com todos os alunos e respeitar a sua individualidade.
Para promover o desenvolvimento infantil e instigar a criatividade e imaginação, a pedagogia Waldorf valoriza o brincar e promove o aprendizado através da prática: “para o adulto, o brincar e o jogo são atividades para as horas de lazer, um passatempo; já para a criança constituem algo muito sério, pois permitem-lhe dar livre curso à sua imaginação” afirma Edevana Leonor Vantroba.
A Logos University International – Unilogos®, fundada em 2006, foi incorporada no Estado da Flórida. Como objetivo educacional, tem a missão de promover e melhorar a educação. A universidade possui vários acordos nacionais e internacionais quantificando seu padrão de ensino aos requisitos mais modernos.
Coluna Edevana Leonor Vantroba - Doutoranda em Educação pela Logos University
A pedagogia Waldorf pode solucionar desafios educacionais atuais
Metodologia de ensino alemã visa o desenvolvimento infantil de forma inovadora
Após o término da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha vivia um caos econômico e social que impactou diretamente na educação e formação das crianças. Foi em meio a salas de aula formadas por alunos desmotivados e traumatizados pela violência do conflito, que o educador e artista Rudolf Steiner criou a pedagogia Waldorf, uma metodologia educacional que usa arte, música e o contato com a natureza em prol do desenvolvimento infantil individualizado.
Em meu artigo publicado na Revista Científica Cognitionis, em conjunto com a Doutora em Educação Ana Maria Marques Palagi, analiso como a pedagogia Waldorf pode ser benéfica para solucionar desafios educacionais atuais e potencializar o desenvolvimento das crianças.
Em 1919, foi fundada a primeira escola Waldorf, em Stuttgart, na Alemanha. Sua metodologia inovadora foi elogiada por diversos pedagogos e pais satisfeitos com o desempenho dos alunos.Embora a instituição tenha atraído popularidade, foi proibida no leste Europeu até o final dos regimes socialistas ditatoriais da União Soviética.
A pedagogia Waldorf propõe uma forma livre e responsável de pensar, de perceber a realidade e de atuar, observando e respeitando o ser humano e a sociedade na qual está inserido. Uma das suas características mais marcantes é que a educação é dividida por setênios, classificações dos sentidos e comportamentos de acordo com as etapas de desenvolvimento da vida infantil até a idade adulta.
Outro ponto característico da pedagogia Waldorf analisado no estudo, é que sua teoria se aprofunda sobre os temperamentos infantis através de um olhar humanista que visa ser inclusivo com todos os alunos e respeitar a individualidade da criança. Rudolf Steiner analisou e reuniu diversos padrões comportamentais e psicológicos, em seguida, criou uma teoria sobre o temperamento infantil que pode ajudar profissionais da educação a entender e identificar metodologias benéficas para cada aluno de acordo com suas características.
Na pedagogia Waldorf, o brincar recebe um novo significado: para o adulto, o brincar e o jogo são atividades para as horas de lazer, um passatempo; já para a criança constituem algo muito sério, pois permitem-lhe dar livre curso à sua imaginação. Instigar a criatividade e imaginação dos alunos é um desafio constante vivido pelos professores, logo, como solução, essa metodologia propõe que através do brincar é possível promover o desenvolvimento infantil saudável e instigar o pensamento criativo e a imaginação.
A Logos University International – Unilogos®, fundada em 2006, foi incorporada no Estado da Flórida. Como objetivo educacional, tem a missão de promover e melhorar a educação. A universidade possui vários acordos nacionais e internacionais quantificando seu padrão de ensino aos requisitos mais modernos.
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