domingo, 5 de junho de 2022

Cérebro: estudo relaciona o Tálamo com o QI

Estudando a relação do tálamo com a memória, o PhD, neurocientista, biólogo Prof. Dr. Fabiano de Abreu Agrela - Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Unilogos, nos Estados Unidos -, desenvolveu um novo estudo entretanto publicado pela revista científica multidisciplinar Cognitionis, onde explana a importância do tálamo na memória e como esse está relacionado com o QI.


Como explica o neurocientista, “As questões de QI são sempre controversas de abordar pela sua natureza crítica e algo subjetiva, contudo, não deixam de ser um ponto relevante. Neste estudo propusemos analisar a relação entre o tálamo (como ponto de centralidade cerebral) e as funções ligadas à inteligência e ao QI. Como indicamos no título do artigo será uma análise de propriedades funcionais intrínsecas.”

O Tálamo está presente em funções muito diversas que podem moldar e ditar o sucesso ou a falta dele em muitas questões da vida de um individuo.

Como explica Abreu, existe uma “Incidência do tálamo nos processos psicofuncionais superiores: atenção, emoção, linguagem, memória atenção, emoção, linguagem, memória e função executiva e função executiva. O tálamo é importante na linguagem e cognição, regulando as funções do córtex associativo.”

Durante o estudo, que contou com a participação da estudante de medicina, a brasileira Maria Clea Marinho Lima, que assentou em revisão de metodologias, literatura e estudos de neuroimagem, o neurocientista tentou compreender como funciona este triangulo em que cada lado corresponde a uma variável do estudo: tálamo, QI e memória.

“O principal objetivo do estudo foi explorar como as ressonâncias magnéticas em estado de repouso (rs-fMRI) correlacionam-se tanto com as medidas de realização como de QI em adultos jovens cuja realização e pontuação variou ao longo de uma série contínua desde o desempenho convencional até ao desempenho superior.”, explicou Abreu. “Foi constatado que o ReHo (local de conectividade funcional) no tálamo, particularmente no pulvinar esquerdo implícito na atenção seletiva é um local comum de convergência para variação cognitiva e correlação neural para leitura, aritmética e medidas de QI.”, ressaltou.

Este estudo veio provar que podemos então constatar que os componentes atencionais são críticos para habilidades de realização e QI e o tálamo é um local comum para as três medidas, proporcionando uma nova perspectiva dos mecanismos cerebrais subjacentes a um tipo de comorbidade entre as dificuldades aritméticas e a leitura, o que poderia co-ocorrer com a fraqueza nas habilidades intelectuais em geral.

Sobre Fabiano de Abreu Agrela

O português Dr. Fabiano de Abreu Agrela é diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat - La Red de Investigadores Latino-americanos, do comitê científico da Ciência Latina, da Society for Neuroscience, maior sociedade de neurociências do mundo nos Estados Unidos e professor nas universidades; de medicina da UDABOL na Bolívia, Escuela Europea de Negócios na Espanha, FABIC do Brasil e investigador cientista na Universidad Santander de México. Registros profissionais: FENS PT30079 / SFN C-015737 / SBNEC 6028488 / SPSIG 2515/5476.

Comunicado de imprensa.

Créditos de: Coimbra Business Scholl

MF Press Global Gestão Geral 

Dr. Fabiano de Abreu Agrela no evento internacional Coimbra Business School em Portugal
Dr. Fabiano de Abreu Agrela no evento internacional Coimbra Business School em Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário