quinta-feira, 24 de novembro de 2022

FESTA DA JABUTICABA DE CACHOEIRA DO CAMPO PODE VIRAR PATRIMÔNIO CULTURAL DE OURO PRETO

  http://www.jornaloliberal.net 

Ouro Preto
23 de novembro de 2022

Foto: Neno Vianna

Por Karina Peres

Além das delícias culinárias, a 30ª Festa da Jabuticaba levou para Cachoeira do Campo uma extensa programação que contou com shows, giro de negócios e muita diversão para toda a família. Após o grande sucesso desta edição, o desejo de que a festa se torne patrimônio cultural de Ouro Preto, ganhou ainda mais força. 

Durante os três dias de evento, a população que compareceu a Praça da Matriz de Nossa Senhora de Nazaré pôde aproveitar uma extensa programação gratuita, que como novidade, contou com as cozinhas-shows, realizadas por chefs mineiros. Além disso, o festival também chamou atenção pela variedade de produtos doces e salgados produzidos da jabuticaba. Teve chopp artesanal feito da fruta, geleias, sucos, refrigerantes, pastéis e até tropeiros tendo como base a jabuticaba.

O evento tem apoio da Prefeitura de Ouro Preto, do Lions Clube, da Aceop e de outros parceiros. 

Após o grande sucesso, o desejo de que a Festa da Jabuticaba se torne patrimônio cultural de Ouro Preto aumentou. Segundo a secretária municipal de cultura e patrimônio, Margareth Monteiro, esse pedido surgiu da própria comunidade. Porém, para que isso aconteça, a população precisa fazer uma solicitação oficial à Prefeitura. “Estamos aguardando esse pedido formalizado em ofício, em seguida ele será direcionado ao Conselho de Patrimônio e caso seja aprovado é dado o início da construção do dossiê. Ele traz informações como o histórico da festa, entrevistas e outras informações que mostrem a relevância da festa, e esse dossiê volta para o Conselho aprovar ou não”, informou a secretaria de cultura e patrimônio do município. 

Jornal O Liberal
Região dos Inconfidentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário