sexta-feira, 5 de maio de 2023

MUSEU BOULIEU CELEBRA UM ANO LANÇANDO CALENDÁRIO CULTURAL 2023 E PROGRAMA DE ACESSIBILIDADE UNIVERSAL

   http://www.jornaloliberal.net 

Ouro Preto

05 de maio de 2023
Foto: Karina Peres

Lucas Porfírio 

O Museu Boulieu, inaugurado em abril de 2022, comemorou um ano de atividades. Em celebração, durante coletiva de imprensa, realizada nesta quarta-feira (03/05), foi anunciado o calendário de eventos para o ano de 2023 e 2024. Dentre as atrações, destacam-se ainda a participação da escritora Conceição Evaristo e do multiartista Gregório Duvivier, no projeto "Sílabas e Sons”, coordenado pelo professor Júlio Diniz, decano da PUC Rio.

Uma das novidades para o ano de 2023, é o Programa de Acessibilidade Universal. Por meio de audioguias, em Português, Inglês e Espanhol, o Museu possibilitará aos visitantes conhecer melhor a história do seu acervo destacando peças-chave da expografia. Ainda, será possível conhecer a coleção por meio da linguagem de sinais, Libras.

“O Museu Boulieu é um espaço plenamente acessível. Hoje, lançamos um programa de acessibilidade universal.  O que mostra a busca, pela equipe do Museu Boulieu, do acesso democrático ao acervo, que foi o intuito dos doadores. O casal Boulieu doou esse acervo maravilhoso à cidade de Ouro Preto para democratizar o acesso à cultura e o acesso à arte. Nada mais justo que a equipe do Museu Boulieu busque formas de democratizar o acesso ao nosso acervo e as nossas atividades”, afirmou o presidente do Museu Boulieu, Zaqueu Astoni.

Ao longo do último ano, o Museu Boulieu se consolidou como um espaço cultural importante na cidade de Ouro Preto. De acordo com Zaqueu Astoni, em 2022, o museu recebeu mais de 25 mil visitantes. Mais de cinco mil alunos, em grande maioria de escolas públicas, participaram das atividades e oficinas do Boulieu. Além disso, as atividades do espaço foram divulgadas em mais de duzentos veículos de imprensa, com alcance de quase um milhão de pessoas. 

O secretário Municipal de Cultura e Turismo de Ouro Preto, Flávio Malta, destacou que a instituição se tornou uma nova referência de experiência museográfica. “Você entra e ele é um museu que conta uma história da primeira sala até a última. De cada uma você tira uma experiência de alegria, de dor, de sofrimento, de beleza. Cada um tem o seu olhar e cada um leva um pouco disso pra ele, para vida toda. Eu acredito que só tem a crescer essas atividades, só tem a agregar ainda mais na cultura e no turismo da cidade de Ouro Preto”, completou Malta. 

O Museu Boulieu possui patrocínio integral do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, desde a sua fundação. “Para um ano de atividades, todo museu e sua equipe estão de parabéns por todo movimento que está sendo feito. Montar um museu, abrir um espaço cultural  é relativamente complicado. Mas, o grande desafio é a manutenção, essa efervescência, trazer o novo, estar em diálogo com os diversos públicos, com os parceiros. Acho que isso tende a ser uma premissa dessa casa. Uma prova disso é o trabalho que está sendo feito. Então, para gente do Instituto Cultural Vale manter essa casa é apostar na continuidade e todos os cruzamentos que conseguimos fazer não só com nossos projetos, mas com a comunidade e com parceiros locais. Vida longa a esse espaço”, disse representando o Instituto Cultural Vale, o diretor do Memorial Minas Gerais Vale, Vagner Tameirão. 

Calendário Cultural 2023

Um dos grandes destaques da programação 2023, o programa “Sílabas e Sons”, bate-papo musical com artistas de várias áreas, vai receber Conceição Evaristo e Gregório Duvivier. O evento tem a participação da Orquestra Jovem de Ouro Preto, apadrinhada pelo Museu Boulieu desde sua abertura. Os ingressos do Programa são trocados por 1 kg de alimento não perecível ou agasalho, destinados à Secretaria de Ação Social de Ouro Preto. No último ano, foram arrecadadas mais de uma tonelada de alimentos, ressaltando o alcance social das atividades desenvolvidas pela instituição.  

“Neste novo período, nós vamos alterar falas artísticas que possam aproximar campos distintos. No dia 18 de outubro, nós teremos o Gregório Duvivier, que não é do campo da música, mas é um showman e é alguém que pode ficar uma, duas, três horas conversando com a plateia. Teremos o encontro da Conceição Evaristo, que é uma mineira, uma das cinco escritoras brasileiras mais importantes, não tenho nenhuma dúvida em relação a isso, e hoje, talvez, a escritora negra de maior representatividade no Brasil e no Mundo, uma das maiores vozes”, afirmou o coordenador do programa, Júlio Diniz.

O calendário cultural de 2023 tem uma grande variedade de atividades para crianças e jovens, incluindo o #ClubeBoulieu, que acontece todo terceiro sábado do mês com uma apresentação teatral e/ou musical seguida por uma oficina. O programa “Maleta Juventude” promove oficinas de produção de podcasts, vídeos e músicas para estimular a criatividade e o pensamento crítico dos participantes, com temas relacionados à identidade, diversidade, cidadania e cultura. O Cardápio de Oficinas do Museu Boulieu oferece atividades lúdicas e didáticas para cada faixa etária, ensinando sobre a expografia do museu. Essas iniciativas buscam tornar o museu mais acessível e interessante para todas as idades.

Toda a programação é gratuita, voltada principalmente para a população de Ouro Preto e para os turistas que visitam a cidade. Ela é divulgada com antecedência nas redes sociais do Museu Boulieu. “A população de Ouro Preto pode esperar uma programação de muita qualidade, pensada com muito esmero pela equipe do Museu Boulieu. Mais uma vez, peço que acompanhe nossas redes sociais que tudo é divulgado previamente e a gente quer a presença do ouro-pretano aqui junto ao espaço”, finalizou Zaqueu Astoni, presidente da instituição. 

Jornal O Liberal
Região dos Inconfidentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário