sexta-feira, 19 de maio de 2023

PARCERIA ENTRE VILA GALÉ E GOVERNO DE MINAS GERAIS RESULTA NA CRIAÇÃO DE HOTEL EM OURO PRETO

 http://www.jornaloliberal.net 

Ouro Preto

19 de maio de 2023

Investimento é de R$ 80 milhões, gerando 120 empregos permanentes diretos e 600 postos de trabalho indiretos 

Lucas Porfírio 

A Vila Galé, maior rede de resorts do Brasil e o segundo maior grupo hoteleiro em Portugal, e o Governo de Minas Gerais, na noite desta quinta-feira (18/05), oficializaram a abertura de um hotel em Ouro Preto. Primeiro empreendimento da rede no Estado, ele será localizado no antigo colégio Dom Bosco, no distrito de Cachoeira do Campo.

Com inauguração prevista para 30 de dezembro de 2024, o empreendimento contará com 182 quartos na primeira etapa e mais 46 na segunda etapa, dois restaurantes, dois bares, sete salas de convenções, um auditório, capela, biblioteca, sala de jogos, Spa Satsanga com piscina interior aquecida, clube infantil NEP com parque aquático, entre outros atrativos. 

De acordo com o presidente e fundador da Vila Galé, Jorge Rabelo de Almeida, o intuito é contratar e capacitar moradores de Cachoeira do Campo para atuar no Hotel Collection em Ouro Preto. “Uma das nossas preocupações é ter uma equipe muito preparada. Por isso, nós temos muita formação. Fazemos um enquadramento com as nossas equipes de outros hotéis que vem dar formação ao filho mais novo que abre. Eu posso fazer o hotel mais bonito deste mundo, se o pessoal não for bom, o hotel não vale nada. Por isso a nossa aposta é muito grande”, completou. 

Representando o governador Romeu Zema, o secretário Estadual de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, destacou que é a primeira vez desde a rede de hotéis Othon, há 40 anos, que um hotel próprio de uma rede internacional se instala em Minas Gerais. “Isso demonstra o que os números vêm dizendo. Segundo o Ministério do Turismo, juntamente com o IBGE, só no ano passado, 2022, nós crescemos o dobro do PIB nacional no turismo. Hoje, nós temos um contingente de dois milhões de pessoas em média por mês fazendo turismo em Minas Gerais e no interior de Minas. Nós temos 62% do patrimônio histórico do país. Ouro Preto é a primeira cidade patrimônio do Brasil, é a primeira cidade a ser declarada monumento nacional. Ela é a síntese do barroco mineiro e com uma grande ligação, obviamente, com a sua raiz portuguesa”, explicou Oliveira. 

Para a instalação do hotel, o Vila Galé arrendou o antigo Colégio Dom Bosco por 50 anos. Sendo assim, os Salesianos também receberão participação nos lucros do empreendimento. Os hotéis da Vila Galé são temáticos e atrelados à cultura e à arte. A unidade, em especial, abrigará um memorial do Colégio Dom Bosco e um memorial da Polícia Militar, que também tem sua história atrelada à edificação. As obras de restauração e ampliação  devem iniciar no último trimestre de 2023. 

“Por que nós escolhemos, depois da aprovação do Conselho Geral em Roma, o grupo Vila Galé? Primeira razão, manter a nossa missão salesiana viva na história e, principalmente, aqui neste lugar, manter o patrimônio histórico. É muito desafiador manter uma estrutura como essa se não tivermos boas parcerias. Nós queremos que essa parceria dê significado e traga impacto social a essa comunidade, a essa localidade e ao Estado de Minas”, afirmou Padre Moacir Scari, representantes dos Salesianos. 

Angelo Oswaldo, Prefeito de Ouro Preto, destaca que a instalação do Vila Galé no município marca uma nova fase no turismo não só da cidade e na Região dos Inconfidentes, mas em todo estado: “Os hotéis são magníficos, a estratégia de utilização dos hotéis também é exemplar. Eu tenho a certeza de que com o Vila Galé no antigo Dom Bosco, respeitando as características de patrimônio histórico e as belezas naturais do sítio que está essa construção do XVIII, nós vamos ter uma referência nova no turismo em Minas Gerais e no Brasil. Isso vai atrair mais turistas, vamos ter mais pessoas trabalhando aqui, formação de profissionais nesse campo, para gastronomia, para hotelaria, para o divertimento, para o entretenimento, são novos profissionais para o atletismo. Todas essas práticas estarão reunidas aqui no hotel Vila Galé”. 

A ponte entre os Salesianos e a Vila Galé foi pensada pela Invest Minas, que percebeu no Colégio Dom Bosco o potencial de se transformar em equipamento turístico, uma vez que era um patrimônio sem utilização. Por sua vez, a Vila Galé possui expertise em recuperar edifícios históricos. Dos seus 41 hotéis, oito estão em prédios históricos. 

Bárbara Bottega foi uma das responsáveis por atrair o investimento para Ouro Preto. “A gente está trazendo uma rede portuguesa. Isso tem um peso muito grande pro turista internacional. Ele já conhece, sabe o que pode esperar do empreendimento que leva a marca Vila Galé. Então, pro turista que vem de fora, principalmente da Europa, isso é um conforto grande. Isso incentiva bastante a vinda do público internacional. A gente tem voo direto entre Lisboa e Belo Horizonte, o que propicia a vinda de turistas de fora para a cidade, para região e para o Estado. Isso é positivo para o Estado como um todo”, disse  a secretária adjunta de Comunicação do Estado, Bárbara Bottega. 

Jornal O Liberal

Região dos Inconfidentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário