http://www.jornaloliberal.net
Itabirito
17 de maio de 2023Por Lucas Porfírio
Ontem, 16 de março, foi comemorado, em todo Brasil, o Dia do Gari. A data reconhece os profissionais da limpeza urbana, responsáveis por manter as praças, ruas e demais espaços públicos limpos de todo lixo gerado naturalmente e, principalmente, pela ação humana.
Em comemoração ao Dia do Gari, a Câmara Municipal de Itabirito, através da Lei Municipal nº 3.181, de autoria do atual presidente Arnaldo dos Santos, concedeu Moção de Bons Serviços a cinco servidoras efetivas que exercem a função na cidade. A iniciativa destaca o trabalho essencial dessas profissionais para manter a cidade limpa, o bem-estar da comunidade e a preservação do meio ambiente.
Atualmente, Itabirito possui 25 garis. As cinco profissionais homenageadas foram escolhidas pela Limpeza Urbana da Prefeitura. Elas receberam a moção extensiva a todos os outros colegas de profissão. “Essa simples homenagem que a Câmara pode fazer para as profissionais é um motivo de orgulho muito grande. A gente participa de muitas homenagens, muitas cerimônias, mas nenhuma dessas é tão importante quanto a de vocês (garis). Quero agradecer e dizer que me sinto muito honrado em poder fazer parte deste momento”, afirmou o presidente da Câmara, Arnaldo dos Santos.
A palavra “gari” originou-se em 1876, quando o empresário francês Pedro Gary assinou o primeiro contrato de limpeza pública do Brasil com a Corte no Rio de Janeiro. Os profissionais da limpeza eram chamados de "turma do Gary" pelos moradores, e ao longo do tempo, a pronúncia evoluiu para "gari". O apelido se espalhou pelo país.
A coordenadora dos garis em Itabirito, Flávia Baêta, não pôde comparecer à reunião por motivos médicos. Mas, deixou uma mensagem de reconhecimento aos profissionais: “Hoje venho homenagear vocês, minhas meninas, que cuidam para que Itabirito fique mais limpa e bonita, sempre levando alegria e comprometimento por onde passam. Que vocês sejam sempre respeitadas e valorizadas. Obrigada por tudo sempre. Feliz dia do gari e, em breve, estaremos juntas. Um grande abraço”.
Conheça as homenageadas
Alice Cristina da Silva: natural de João Monlevade, Alice é mãe de Ezequiel e Lázaro. A servidora exerce a função de gari, em Itabirito, há 12 anos e considera que este é um bom trabalho. Os amigos de trabalho destacam que Alice tem espírito de liderança, é observadora e uma boa conselheira.
Joana D’arc Pereira da Silva: a servidora é nascida em Itabirito e mãe de Fabiano, Ana Paula e Vanessa. Há 30 anos ela atua como gari em Itabirito. Para os colegas de profissão, Joana é alegre, vaidosa e responsável.
Márcia Marques dos Santos: Mãe de Geyze, Éric, Vanessa, Daiana e Leonardo, Márcia é natural de Itabirito. Há 23 anos ela exerce a função de gari. Os companheiros de trabalho contam que ela se destaca pela sua responsabilidade e capricho.
Maria José Azevedo: do distrito de Acuruí, é mãe de Ana Carolina, Gabriela, Veronica, Flávia, Lorena, Késsia e Victoria. Maria trabalha como gari há 14 anos, segundo os colegas ela é uma servidora exemplar, dedicada e muito comprometida com sua função.
Terezinha Rosa Fernandes da Silva: popularmente conhecida como Rosinha, ela nasceu em São Bartolomeu, distrito de Ouro Preto. É mãe de Fábio e Fabiana e trabalha como gari, em Itabirito, há 9 anos. Para os seus colegas de trabalho, ela é a alegria em forma de pessoa, dedicada e muito vaidosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário