segunda-feira, 19 de junho de 2023

Atentados em escolas: Polícia portuguesa em alerta após ameaças anônimas nas redes sociais

Pós PhD em neurociências, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, afirma que mudanças abruptas da sociedade, influências externas e redes sociais podem moldar



Atentados em estabelecimentos de ensino infelizmente não são casos esporádicos nem novos. Existem países que são mais conectados a esse tipo de acontecimento como é o caso dos Estados Unidos mas, infelizmente eles começam a acontecer um pouco por todo o mundo. 

O neurocientista Fabiano de Abreu Agrela explicou recentemente as causas que estão por detrás deste tipo de ato aquando ao recente ataque a uma creche no Brasil.

" A racionalidade, a coerência e as noções de certo e errado são dois aspectos fundamentais para o autocontrole, mas elas são bastante afetadas por alguns fatores, em especial ligados à modernidade.", Alerta. O PhD em neurociências refere ainda que o narcisismo patológico que a nossa sociedade enfrenta juntamente com os efeitos nocivos das redes sócias e mundo online têm grande peso nos casos.


Está tema volta a ser levantado pela polícia portuguesa temer hoje evento semelhante algures em Lisboa após terem sido interceptadas mensagem ameaçadoras nas redes sociais.

Essas publicações eram promessas de “massacres” e têm aparecido ao longo da última semana. O dia de hoje seria significativo por ser aquele em que se assinala o 24º aniversário do ataque ocorrido na escola de Columbine, nos Estados Unidos da América, um dos massacres mais conhecidos da história.


Ainda segundo Abreu devemos dar especial aos jovens e seus comportamentos, “As crianças estão cada vez mais sozinhas e entediadas no mundinho virtual, onde a necessidade de chamar a atenção tornou-se uma obrigatoriedade para ter validação social como alternativa para superar essa sensação de solidão, ao mesmo tempo não há uma satisfação real, causando um aumento da ansiedade gerada pela insatisfação para a procura maior de recompensa", refere.


Abreu defende ainda que Portugal é muito influenciado pelo que acontece no Brasil e alerta para uma outra questão importante: os neurónios espelho.

Esse tipo de neuronios são estruturas presentes no nosso cérebro capazes de reproduzir ações que observamos, no entanto, seus efeitos podem ser especialmente suscetíveis a ações violentas. Ou seja, contribuem fortemente para reduzir a capacidade de distinguir o certo do errado e aumentam a necessidade de recriar o que se observa.


O neurocientista faz um apelo para que estejamos especialmente atentos a comportamentos fora do padrão para assim se evitar tragédias.


Sobre Dr. Fabiano de Abreu

Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, é um Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e Membro da Society for Neuroscience (USA) e da APA - American Philosophical Association, Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia e filosofia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. Pesquisador e especialista em Nutrigenética e genômica. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva e da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Membro Mensa, Intertel e Triple Nine Society.

Adriana Quintairos
Follow Up | MF Press Global


Nenhum comentário:

Postar um comentário