http://www.jornaloliberal.net
Ouro Preto
08 de junho de 2023Por Lucas Porfírio
Na manhã desta quinta-feira (08/06), centenas de fiéis e turistas participaram das celebrações de Corpus Christi, em Ouro Preto. Após missa realizada no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, uma procissão com o Santíssimo Sacramento percorreu as ladeiras da cidade histórica, que estavam enfeitadas com os tapetes devocionais, uma tradição com origem no século dezoito.
Para a Igreja Católica, o Dia de Corpus Christi é o momento em que os cristãos comemoram o Mistério da Eucaristia, o Sacramento do Corpo e Sangue de Jesus Cristo. A data recorda a última ceia de Jesus com os apóstolos. Padre Edmar Silva, que é pároco e reitor do Santuário N. Sra. da Conceição, explica que a solenidade se dá em dois momentos: a celebração da Eucaristia e a procissão com o Santíssimo Sacramento, Jesus Eucarístico.
“A procissão com Jesus na Eucaristia é o momento em que pedimos a ele que abençoe as ruas, as famílias, as instituições diversas da cidade. É também uma oportunidade dos católicos darem um testemunho público do seu amor e da sua fé na Santíssima Eucaristia”, completou o padre.
Além disso, ao longo da procissão, foram dadas três bênçãos para os fiéis. Maria Antônia é moradora de Ouro Preto e para ela, a celebração da Eucaristia é uma das festas mais importantes da igreja Católica. “Eu sempre acompanho a celebração da missa festiva e sigo todo o trajeto da procissão. É um momento de celebração da minha fé e da minha família”, contou a fiel.
Início da alta temporada do turismo
O feriado prolongado, com quatro dias, marca também o início da alta temporada em Ouro Preto. Muitos turistas aproveitam a oportunidade de viajar para a cidade histórica, que em 2023 tem 90% da sua rede hoteleira ocupada.
De acordo com o secretário municipal de Cultura e Turismo, Flávio Malta, o Corpus Christi é muito aguardado por todos no município. “Sobretudo pelo trade turístico, toda nossa rede hoteleira, os restaurantes e bares. É um feriado prolongado e dentro do mês de junho. Então, é onde o frio já inicia a nossa alta temporada. Para além de ser uma data muito convidativa, tem a tradição dos tapetes de serragem nas ruas com a população decorando suas casas, cria-se todo aquele clima de patrimônio e cultura que envolve a cidade de Ouro Preto”, explicou o secretário, Flávio Malta.
Ana Paula Resende é moradora de Belo Horizonte, apesar da proximidade da capital mineira com Ouro Preto, ela nunca havia participado das celebrações do Corpus Christi na cidade. “Eu vim com a minha família, chegamos ontem ao final do dia e iremos ficar até o sábado, quando retornamos para BH. Estamos encantados com a celebração da cidade, muito emocionante. Na noite de quarta participamos da confecção dos tapetes. O meu filho adorou poder brincar com a serragem”, afirmou a turista.
E o pequeno Pedro Henrique, de 8 anos, realmente gostou bastante: “Eu fiz uma estrela e um coração”, disse o garoto.
Jornal O Liberal
Região dos Inconfidentes
Nenhum comentário:
Postar um comentário