terça-feira, 20 de junho de 2023

Caio Temponi deverá completar a faculdade 2 anos antes do período tradicional, saiba se isso é possível

Caio Temponi, um jovem superdotado de 14 anos, vem impressionando a todos com suas conquistas acadêmicas notáveis. Além de ser aprovado em 16 vestibulares altamente concorridos, ele planeja completar a faculdade dois anos antes do período tradicional. Mas será que isso é realmente possível?  Fabiano de Abreu Agrela , Pós PhD em Neurociências, especialista em superdotação e em inteligência extrema, afirma que a possibilidade é real.

Segundo o especialista, é realmente possível para um superdotado como Caio Temponi concluir a faculdade em um período mais curto do que o tradicional, “Enquanto muitas pessoas podem duvidar dessa capacidade, é importante entender que o alto QI e a disciplina para estudar são fatores-chave nesse processo”, explica Fabiano.

Superdotados, em geral, possuem uma capacidade cognitiva excepcional, o que inclui habilidades de foco, atenção e memorização. “Essas características permitem que eles absorvam e assimilem o conhecimento de forma mais rápida e eficiente. Combinado com uma disciplina de estudo consistente, superdotados podem avançar em seu percurso acadêmico de maneira acelerada”, destaca o profissional.

O neurocientista explica que pessoas com alto QI são autodidatas, “quanto mais alto o QI, maior a dificuldade em seguir as regras acadêmicas tradicionais. A pessoa de alto QI aprende do seu jeito e, a escola ou universidade pode se tornar um peso, algo desinteressante, podendo até mesmo abandoná-la” afirma. Além da vantagem de concluir a faculdade mais cedo, estudar antecipadamente pode trazer outros benefícios para os superdotados. Eles têm a oportunidade de explorar tópicos mais avançados e desafiadores, receber um ensino mais personalizado e interagir com colegas que compartilham habilidades semelhantes.

Agrela explica que para adiantar seus estudos, é necessário que o superdotado comprove sua capacidade através de notas e desempenho acadêmico excepcionais. Nesse sentido, o Núcleo de Atendimento à Inclusão (NAI) desempenhou um papel fundamental no caso de Caio Temponi, procurando a mãe do jovem e propondo o avanço acadêmico, levando em consideração sua superdotação. Essa abordagem personalizada permite que superdotados como Caio sejam desafiados intelectualmente e tenham a oportunidade de se destacar em sua área de interesse. Fabiano salienta que em países mais desenvolvidos, algumas escolas já estão preparadas para auxiliar superdotados a avançarem em seu currículo de forma adequada.

O suporte da família, como no caso de Caio, também é fundamental para ajudar o superdotado a buscar as melhores opções educacionais. Além disso, instituições de ensino também têm um papel importante ao reconhecer e apoiar as necessidades educacionais especiais desses alunos excepcionais.

O jovem  é um exemplo inspirador de como um superdotado pode alcançar resultados acadêmicos excepcionais.No entanto, é importante respeitar as necessidades e capacidades individuais de cada aluno, buscando sempre o equilíbrio entre um ritmo acelerado e um ambiente de aprendizagem saudável.

Sobre 
Caio

Caio Temponi é um adolescente de 14 anos com altas habilidades que vem acumulando diversos feitos acadêmicos, sendo aprovado em 1º na CMJF aos 9 anos de idade, o mais jovem da história, gabaritando o vestibular da EPCAR aos 12 anos de idade e sendo aprovado em 1º lugar, aos 13 anos foi aprovado nos vestibulares de Administração na UECE, em Direito na UFRRJ, em Engenharia Civil na UFCA, todos em 1º lugar, também sendo o mais jovem a ser aprovado nesses vestibulares, além de ser aprovado em Medicina na Unifor e no vestibular da AFA – Academia da Força Aérea – um dos mais concorridos do país . 

Caio Temponi é membro da Intertel, sociedade de pessoas com QI acima de 99 de percentil e também coleciona medalhas, já tendo conquistado 3 medalhas na Olimpíada Internacional de Matemática, e 23 na Olimpíada Nacional de Matemática.

Sobre Dr.  Fabiano de Abreu

O Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, é um Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e Membro da Society for Neuroscience (USA) e da APA - American Philosophical Association, Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia e filosofia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. Pesquisador e especialista em Nutrigenética e Genômica. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva e da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Membro das sociedades de alto QI Mensa, Intertel, ISPE High IQ Society e Triple Nine Society. Autor de mais de 200 artigos científicos e 15 livros.

Adriana Quintairos
Follow Up | MF Press Global

Nenhum comentário:

Postar um comentário